Excel para Entrevista – Questões com Gabarito

Se você está procurando por dicas de Excel para entrevista, então você está no lugar certo!

Não é novidade que o Excel é um software utilizado ​​em quase todas as grandes organizações, bem como por milhões de pequenas empresas, freelancers e empreendedores.

E por ser um programa tão popular, faz sentido ter um conhecimento decente sobre ele, correto?. Em algumas funções, a maior parte do trabalho envolve trabalhar diariamente com planilhas. E caso você esteja se preparando para a próxima entrevista e tenha listado o Excel como uma de suas habilidades, reserve um tempo para repassar essas perguntas comuns.

Este guia também pode ser usado por entrevistadores que desejam avaliar as habilidades em Excel dos candidatos na entrevista. Confira!

Este guia está organizado com os seguintes tópicos:

Excel para Entrevista – Questionário Básico

Teste de Excel para entrevista com resposta

1. O que é o Microsoft Excel?

O Microsoft Excel é um aplicativo de planilha usado para organizar, armazenar, manipular e analisar dados. É desenvolvido pela Microsoft.

2.  O que são células?

Células são as áreas onde são armazenados os dados.

3. Cada célula possui um endereço único?

Sim, cada célula possui um endereço exclusivo que depende do valor da linha e da coluna da célula. Exemplo: Célula A1 (Coluna A, Linha 1).




4. Qual é a utilidade dos comentários no Excel? Como adicionar comentários a uma célula?

Os comentários são usados ​​por vários motivos:

  • Os comentários são usados ​​para esclarecer o propósito das células.
  • Os comentários são usados ​​para esclarecer uma fórmula usada na célula.
  • Os comentários são usados ​​para deixar notas para outros usuários sobre uma célula.

Para inserir um comentário: Clique com o botão direito na célula e escolha inserir comentário no menu da célula. Digite seu comentário.

5. O que são gráficos no MS Excel?

Os gráficos são usados ​​para permitir a representação gráfica dos dados no Excel. Um usuário pode usar qualquer tipo de gráfico, incluindo coluna, barra, linha, pizza, dispersão, etc., selecionando uma opção do grupo Gráfico da guia Inserir.

6. O que significa Congelar Painéis no Excel?

Os painéis congelados são usados ​​para bloquear qualquer linha ou coluna. A linha ou coluna bloqueada ficará visível na tela mesmo depois de rolarmos a planilha vertical ou horizontalmente.

7. Quais são os diferentes maneiras de proteger uma pasta de trabalho no Excel?

Existem três maneiras de proteger uma pasta de trabalho no Excel:

  • Proteção de senha para abrir uma pasta de trabalho
  • Proteção para adicionar, excluir, ocultar e reexibir planilhas
  • Proteção contra mudança de tamanho ou posição de janelas.

8. Para que é usada a ferramenta Pincel de formatação?

O Pincel de formatação permite copiar o formato de uma célula e aplicá-lo em outra célula (ou intervalo de células).

9. Cite 5 atalhos de teclado usados no Excel e suas respectivas funcionalidades:

Existem diversos atalhos de teclado do Excel. Alguns deles são:

  • Ctrl + D: para preencher o conteúdo da célula acima.
  • SHIFT + Barra de espaço para selecionar a linha inteira (ou Ctrl + Barra de espaço para selecionar a coluna inteira).
  • Ctrl – para excluir células / linha / coluna. Isso abre a caixa de diálogo de exclusão, onde você pode escolher o que excluir.
  • Ctrl + ; :para inserir a data atual (Ctrl + Shift + ; insere a hora atual).
    Ctrl PAGEUP / PAGEDOWN: para percorrer as planilhas.

10. Como você inseriria uma nova linha na mesma célula?

Para inserir uma nova linha na mesma célula, use o atalho ALT + Enter, ou seja, segure a tecla ALT e pressione Enter.

11. Quais são os formatos de arquivo comumente usados ​​nos quais um arquivo do Excel pode ser salvo?

Existem vários formatos de arquivo nos quais você pode salvar sua pasta de trabalho do Excel. Alguns comumente usados ​​são:

  • .XLS
  • .XLSX
  • .XLSM (quando o arquivo tem macros)
  • .CSV
  • .XLB (formato binário)
  • .XLA (para add-ins)
  • .PDF

12. O que são intervalos nomeados? Quais são seus benefícios?

Um intervalo nomeado é um recurso do Excel que permite dar um nome a uma célula ou a um intervalo de células. Deste modo, você pode usar este nome em vez de usar as referências de célula.

Usar um intervalo nomeado torna mais fácil quando você está trabalhando com fórmulas. Você pode dar nomes descritivos a esses intervalos nomeados – o que também torna mais fácil ler e entender a fórmula. Por exemplo, você pode usar =SOMA(Vendas) em vez de =SOMA(A2:A30), que dirá instantaneamente do que se trata a fórmula.


13. Como criar um hiperlink no Excel?

Para criar um hiperlink, selecione a célula na qual deseja o hiperlink e use o atalho de teclado Ctrl + K (segure a tecla Ctrl e pressione a tecla K). Isso abrirá a caixa de diálogo Inserir hiperlink, onde você pode especificar o URL.

Você também pode obter a opção de adicionar o hiperlink ao clicar com o botão direito do mouse na célula.

14. Quantos formatos de dados estão disponíveis no Excel? Cite alguns deles.

Onze formatos de dados estão disponíveis no Microsoft Excel para armazenamento de dados. Exemplo:

  • Número – armazena dados como um número
  • Moeda – armazena dados na forma de moeda
  • Data – os dados são armazenados como datas
  • Porcentagem – armazena números como uma porcentagem
  • Texto – armazena dados como sequência de textos

Excel para entrevista – Funções e Fórmulas

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15. Qual é a diferença entre uma função e uma fórmula no Excel?

Uma fórmula é uma expressão definida pelo usuário que calcula um valor. Uma função é uma operação integrada predefinida que pode receber o número especificado de argumentos. Um usuário pode criar fórmulas que podem ser complexas e ter várias funções.

Por exemplo, =A1+B1 é uma fórmula e = SOMA(A1:A10) é uma função.

16. Como somar linhas ou colunas rapidamente Excel?

A função SOMA é usada para obter a soma total das linhas e colunas, em uma planilha do Excel.

17. Qual a finalidade de uso da função SE no Excel?

A função SE é usada no Excel para verificar se certas condições são verdadeiras ou falsas. Se a condição for verdadeira, ele fornecerá o resultado de acordo e se a condição for falsa, o resultado ou saída será diferente.

18. Qual é a utilidade da função PROCV no MS Excel?

A função PROCV tem esse nome, pois realiza buscas verticais no Excel. Você pode usá-la sempre que precisar localizar um valor em linhas de uma tabela ou de um um intervalo.

19. Qual é a sintaxe do PROCV?

PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

20. Na sua opinião, quais são as 5 principais funções do Excel?

Esta pergunta pode ser feita para entender a familiaridade de um candidato com as funções do Excel. Embora existam mais de 450 funções no Excel e não haja critérios definidos para selecionar as cinco principais, abaixo estão as que eu acreditamos serem válidas:

21. Quais são os diferentes tipos de erros que pode ocorrer em uma célula?

No Excel, pode haver diferentes tipos de erros – como #N/D, #DIV/0!, #VALOR!, #REF!, #NOME? e #NÚM.

22. Como você pode solucionar os erros ao trabalhar com fórmulas do Excel?

Existem várias maneiras de resolver os erros no Excel:

  • Você pode destacar os erros usando a formatação condicional. Isso requer o uso da função SEERRO na formatação condicional.
  • Você pode usar a função SEERRO no Excel para obter um valor específico caso a fórmula retorne um erro.
  • Você pode usar SEERRO para obter VERDADEIRO caso haja um erro e FALSO caso não haja.




23. Qual função você usaria para obter a data e a hora atuais no Excel?

As seguintes funções podem ser usadas:

  • HOJE() – Esta função não aceita nenhum argumento e retornaria o valor da data atual.
  • AGORA() – Esta função não aceita nenhum argumento e retornaria o valor de data e hora atual.
    Lembre-se de que essas datas e horas são armazenadas como números no Excel. Assim, você pode realizar operações como adição / subtração com essas datas.

24. Suponha que você receba uma planilha cujo conteúdo das células contém espaços iniciais / finais / duplos. Como você se livraria dos espaços extras?

Para se livrar de espaços iniciais, finais e duplos, você precisa usar a função ARRUMAR.

Por exemplo, se você tem um texto na célula A1 e deseja remover os espaços, pode usar a seguinte fórmula:

=ARRUMAR(A1)

Observe que isso não remove espaços únicos entre as palavras.

25. Qual função é usada para determinar o dia da semana de uma data?

A função DIA.DA.SEMANA retorna o dia da semana para uma data específica contando a partir de domingo.

Exemplo: Seja a data A1 em 13/08/2020

=DIA.DA.SEMANA(A1;1) = 5

26. Qual a finalidade da função Função DIATRABALHOTOTAL no Excel?

A função DIATRABALHOTOTAL retorna a quantidade de dias úteis que estão dentro de um período, ou seja, entre uma data inicial e final. Essa função exclui os finais de semana (sábado e domingo) e também datas que são identificados como feriado.

27. Quais são os operadores lógicos que podem ser usados no Excel?

Os operadores lógicos usados no Excel são:

  • = (Igual a ): Compara um valor com outro valor
  • > (Maior): Verifica se o valor é maior que um determinado valor ou não
  • < (Menor): Verifica se o valor é menor que um determinado valor ou não
  • >= (Maior Igual): Verifica se o valor é maior ou igual a um determinado valor ou não
  • <=(Menor Igual): Verifica se o valor é menor ou igual a um determinado valor ou não
  • <> (Diferente): Verifica se um  valor específico não é igual a um determinado valor ou não

Excel para entrevista – Recursos Intermediários

prova de excel para entrevista

28. O que é uma lista suspensa e como criá-la no Excel?

A lista suspensa no Excel, também conhecida como menu drop down é um recurso muito utilizando para facilitar o preenchimento de dados no Excel e evitar erros de preenchimento.

A mais mais simples de criar uma lista suspensa no Excel é selecionar uma célula, acessar a guia Dados > Validação de Dados. Na caixa de diálogo Validação de Dados, acesse a guia Configurações, escolha Permitir: Lista. No campo Fonte, insira os dados da sua lista separando-os por ponto e vírgula. Ao término, basta clicar em OK.

29. Qual a finalidade da ferramente Remover Duplicatas?

A ferramenta Remover Duplicatas do Excel é, provavelmente, o método mais comum que é o de deletar dados duplicados em um intervalo específico. A ferramenta está disponível na guia Dados > Remover Duplicatas.

30. Como é possível inserir marca d’água em uma Planilha no Excel?

Embora o Excel não tenha um recurso dedicado para inserir marca d’água nas planilhas, você pode facilmente alcançar o resultado desejado usando os recursos de Cabeçalho e Rodapé no Excel


31. O que é formatação condicional?

A formatação condicional permite formatar uma célula com base no valor dela. Por exemplo, se você deseja destacar todas as células cujo valor é inferior a 10 com uma cor vermelha, você pode fazer isso com a Formatação Condicional.

32. Qual é a diferença entre referências de células absolutas e relativas?

No Excel, referência se refere a uma referência de célula – como A1 ou referência de intervalo – como A1:A20.

Referências relativas: São referências de células que mudam quando você copia e cola a fórmula que contém as referências. Para lhe dar um exemplo simples, se você colocar =A20 na célula A1 e, em seguida, copiar a célula A1 e colá-la na célula A2, a referência mudará para A21. Isso acontece porque esta é uma referência de célula relativa e muda em relação à célula da qual foi copiada.

Referências absolutas: São as referências que permanecem as mesmas e não mudam copie e cole a fórmula que contém as referências. Por exemplo, se você colocar = $A$20 na célula A1 e, em seguida, copiar a célula A1 e colá-la na célula A2, a referência ainda permanecerá $A$20. O sinal $ antes do alfabeto da coluna e do número da linha torna-o absoluto.

33. O que é uma Tabela Dinâmica e quando você a usaria?

Uma Tabela Dinâmica é um recurso do Microsoft Excel que permite resumir rapidamente grandes conjuntos de dados (com alguns cliques).

34. O que é um gráfico dinâmico?

Ao criar uma Tabela Dinâmica, você obtém o resumo de seus dados. Você também pode plotar esse resumo em um gráfico conectado aos dados. Este gráfico é chamado de Gráfico Dinâmico

35. Como você pode classificar dados no Excel?

Há um recurso de classificação no Excel que pode classificar dados com base em texto, números ou cores. Abaixo estão algumas maneiras de classificar dados no Excel:

  • Selecione os dados e clique em um dos dois ícones de classificação na guia Dados.
  • Selecione os dados e clique no ícone Classificar. Isso abrirá a caixa de diálogo de classificação e você pode especificar a coluna a classificar e os critérios (crescente / decrescente).
  • Aplique o filtro de dados e clique no filtro. Junto com as opções de filtro, ele também mostra as opções de classificação de dados.

36. O que é validação de dados?

A validação de dados permite que você insira apenas os dados em uma célula que satisfaça um critério.

Por exemplo, se você deseja que apenas números sejam inseridos em uma célula, você pode usar a validação de dados para fazer isso. Caso alguém digite algo diferente de números, o Excel mostrará um erro e não permitirá isso.



37. Qual é a diferença entre um dashboard e um relatório?

Um relatório destina-se a fornecer dados relevantes. Pode ser um relatório que contém todos os dados ou também pode ter alguns gráficos / visualizações. Exemplos de relatórios podem ser dados de transações de vendas ou dados de pesquisa de funcionários.

Um dashboard serve para responder a perguntas usando os dados. Pode ser para mostrar quais regiões têm melhor desempenho em vendas ou quais áreas estão atrasadas em termos de feedback dos funcionários. Esses painéis podem ser estáticos ou interativos (onde o usuário pode fazer seleções e alterar visualizações e os dados seriam atualizados dinamicamente).

Perguntas sobre VBA para Entrevista

38. O que é VBA?

VBA significa Visual Basic for Applications. É a linguagem de programação que você pode usar para automatizar tarefas no Excel.

39. Quais são as vantagens de usar o VBA no Excel?

Embora o Excel tenha muitos recursos e funcionalidades incríveis, ele pode não ter tudo que você precisa.

O VBA permite que você aprimore a capacidade do Excel criando códigos que podem automatizar tarefas no Excel. Abaixo estão algumas das coisas que você pode fazer neste VBA:

  • Automatize um conjunto de tarefas e economize tempo.
  • Crie suas próprias funções do Excel (caso as funções existentes não sejam suficientes).
  • Crie e compartilhe seus códigos com outras pessoas para que também possam automatizar tarefas e economizar tempo.
  • Crie aplicativos personalizados.

40. O que é uma macro no Excel?

Uma macro é um conjunto de instruções escritas na linguagem VBA que o Excel pode entender e executar. Uma macro pode ser tão simples quanto uma única linha ou pode ter milhares de linhas.


41. Quais são alguns dos loops úteis no VBA?

Existem os seguintes loops no Excel VBA:

  • For Next Loop
  • Do While Loop
  • Do Until Loop
  • For Each Next Loop

42. Cite ao menos 3 diferentes maneiras de executar uma macro no Excel.

Você pode usar as seguintes maneiras de executar uma macro no Excel:

  • Atribuir a macro a uma forma
  • Atribuir a macro a um botão
  • Executar uma macro a partir da faixa de opções (guia Desenvolvedor)
  • Execute uma macro a partir do Editor VB
  • Executar uma macro usando um atalho de teclado
  • Chame uma macro de outra macro

43. O que são UserForms?

Um formulário de usuário é uma caixa de diálogo que você pode projetar e construir no Excel VBA.

Depois de criados, eles podem ser usados ​​de várias maneiras na área da planilha do Excel:

  • Você pode usá-lo para obter informações do usuário.
  • Você pode fazer um formulário e registrar as entradas no Excel.
  • Você pode adicionar botões ao formulário de usuário e dar opções ao usuário. Você também pode codificar esses botões de forma que cada vez que um usuário clicar em um botão, uma macro específica seja executada.

44. Qual a finalidade das variáveis no VBA?

O objetivo das variáveis no VBA é rotular e armazenar dados na memória. Esses dados podem ser usados ​​em todo o seu programa.

Como você pode evitar que a tela do Excel fique piscando ao executar uma macro?

Para solucionar este problema basta inserir o comando abaixo antes do código ser executado.

Application.ScreenUpdating = False

Após a sua execução, basta inserir o comando abaixo:

Application.ScreenUpdating = True

45. O que é uma MsgBox?

As caixas de mensagem ou MsgBox no Excel são sempre utilizadas quando desejamos mostrar alguma informação dentro de uma macro, ou seja, ela exibe uma caixa de diálogo com uma mensagem pré-definida, que pode servir para mostrar um erro, confirmar a execução de uma tarefa, entre outras opções.



46. Se você quiser selecionar uma única célula na planilha ativa (por exemplo, A1), então você pode fazer isso com o VBA?

O código abaixo fará a seleção da célula A1 na planilha ativa.

Sub SelecionarCelula()
Range(“A1”).Select
End Sub

47. Ao salvar uma Pasta de Trabalho que contém macros, qual extensão deve ser utilizada?

Neste caso, o correto é salvar a Pasta de Trabalho no formado .XLSM.

Um arquivo com a extensão .xlsm é um arquivo de Pasta de Trabalho Habilitado para Macros do Excel (se você ainda não sabe o que é uma macro, então confira este artigo). Esse tipo de arquivo pode ser criado no Excel 2007 ou em versões mais recentes.

Pronto para fazer um teste de Excel para Entrevista? Aproveite e confira também as seguintes dicas:

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