Aprenda facilmente como somar no Excel
Procurando por um tutorial completo para aprender a Somar no Excel? Então você está no lugar certo!
O Excel possui diversos recursos que nos auxilia na realização nas diversas atividades do dia a dia, desde as mais complexas até as mais simples.
Um exemplo disso é a possibilidade de realizar cálculos de adição e neste post mostraremos as diversas maneiras de somar no Excel. Confira!
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender as principais maneiras de somar no Excel:
Como somar no Excel de maneira prática
Método 1: Digitando valores
A maneira mais simples de realizar operações de adição no Excel é digitando os valores que se deseja somar, junto com o sinal de igual (=) e o sinal da adição (+), por exemplo, basta digitar na célula do Excel: =10+20, veja a imagem abaixo: Para conferir o resultado basta teclar Enter:
Método 2: Botão Auto Soma
Outra maneira muito prática, é utilizando o botão auto soma do Excel. Veja a imagem a seguir:
Como vemos na figura acima, o primeiro passo é ir até a aba “Página Inicial”, em seguida selecionar as células na sequência, onde estão os valores que deseja-se somar até a célula onde o resultado irá aparecer, agora basta
clicar no botão , que o resultado aparecerá:
Note que a somatória irá aparecer automaticamente, para as células seguintes basta utilizar a alça de preenchimento e puxar a formula para as demais células.
Método 3: Utilizando a Função Soma
Além das maneiras citadas acima para somar no Excel podemos também utilizar a função SOMA.
Com a função Soma é possível somar qualquer argumento inserido dentro da função, sejam estes números dentro de uma célula, ou até mesmo números inseridos diretamente na função, como por exemplo quando deseja-se somar os números: 400, 50, 90.
Sintaxe:
SOMA(número1,[número2],…)
Onde:
número 1: Representa o primeiro número que deseja-se somar. Este número poder ser digitado na fórmula, uma referência ou até mesmo um intervalo de células, por exemplo: A1:A300. Campo obrigatório
número 2…: Representa o segundo número que deseja-se somar, por exemplo, A1;4. Campo opcional.
Exemplos práticos
Com a Função SOMA, é possível somar valores que não estão em células do Excel, veja abaixo um exemplo:
Para realizar esta operação, basta digitar o sinal de igual na célula onde irá aparecer o resultado, inserir a função “SOMA” e em seguida digitar os valores que se deseja somar, separando-os por ponto e vírgula (;), então teclar Enter e conferir o resultado.
Com a função SOMA, também é possível somar valores que estão em sequência ou não em células do Excel de maneira rápida e prática.
Para realizar esta operação, basta digitar o sinal de igual (=), a função SOMA, e selecionar os dados que devem ser somados, neste exemplo os números estão em sequência, em seguida tecle Enter e veja o resultado:
Para as linhas seguintes utilize a alça de preenchimento e arraste a fórmula para as demais células.
Ao utilizar a função SOMA, para valores que não estão em uma sequência de células, basta selecionar uma a uma e separá-las com o ponto e vírgula (;), veja:
Vale destacar que você pode somar os valores dentro das células do Excel, tanto na horizontal, quanto na vertical:
E então, gostou da dica? Confira mais dicas de Excel em nosso site!