Cabeçalho e Rodapé no Excel: Como Inserir, Editar e Remover

Quer saber como inserir cabeçalho e rodapé no Excel? Então este tutorial é para você!

Para tornar suas planilhas impressas do Excel mais elegantes e profissionais, você pode incluir um cabeçalho e/ou rodapé em cada página da sua planilha. Geralmente, os cabeçalhos e rodapés contêm informações básicas sobre a planilha, como número da página, data atual, nome da pasta de trabalho, ou qualquer outra informação de sua preferência. O Excel fornece vários cabeçalhos e rodapés predefinidos, além de permitir criar os seus próprios modelos.

Acompanhe os detalhes a seguir e veja como é fácil criar cabeçalho e rodapé em suas planilhas do Excel.

Como inserir, editar e remover Cabeçalho e Rodapé no Excel

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Como inserir cabeçalho no Excel

Adicionar um cabeçalho em uma planilha do Excel é muito fácil. Confira as etapas a seguir:

  • Acesse a guia Inserir Grupo de texto e clique no botão Cabeçalho e Rodapé. Isso mudará a planilha para o modo Layout da página.

Inserir Cabeçalho e rodapé no Excel

  • Agora, você pode digitar um texto, inserir uma imagem, adicionar um cabeçalho predefinido ou elementos específicos em qualquer uma das três caixas de cabeçalho na parte superior da página conforme imagem abaixo. Por padrão, a caixa central é selecionada, mas você poderá utilizar todas as três caixas.

Adicionar Cabeçalho e rodapé no Excel

  • Ao finalizar, clique em qualquer lugar na planilha para tirar a seleção da área do cabeçalho. Para sair da caixa de cabeçalho sem manter as alterações, pressione a tecla Esc.

Note: Quando você imprimir sua planilha, o cabeçalho será repetido em cada página.



Como inserir Rodapé no Excel

Assim como um cabeçalho do Excel, um rodapé também pode ser inserido de maneira fácil. Para isso, siga as etapas abaixo:

  • Acesse a guia Inserir > Grupo de texto e clique no botão Cabeçalho e Rodapé.
  • Na guia Design, clique em Ir para o rodapé ou role para baixo até as caixas de rodapé na parte inferior da página.

Criar Cabeçalho e rodapé no Excel

  • Escolha o local desejado clicando na caixa da esquerda, central ou direita e digite algum texto ou insira o elemento desejado. Para adicionar um rodapé predefinido, siga estas etapas, para criar um rodapé personalizado no Excel, consulte estes passos.
  • Ao finalizar, clique em qualquer lugar na planilha para sair da área de rodapé.

Por exemplo, para inserir números de página na parte inferior da planilha, selecione uma das caixas de rodapé e clique em Número da Página na guia Design, no grupo Cabeçalho e Rodapé.

Número de página em Cabeçalho e rodapé no Excel

Como inserir um cabeçalho e rodapé no Excel (Predefinidos)

Por padrão o Excel já vem como alguns modelos prontos de cabeçalho e rodapé que podem ser inseridos em sua planilha com um clique do mouse. Veja como:

  • Acesse a guia Inserir, no grupo Texto, clique em Cabeçalho e Rodapé. Isso exibirá a planilha na visualização Layout de página e fará com que a guia Design seja exibida.
  • Na guia Design, no grupo Cabeçalho e Rodapé, clique no botão Cabeçalho ou Rodapé e selecione o cabeçalho ou rodapé interno de sua escolha.
    Para este exemplo, iremos adicionar um rodapé que exiba um número de página e um nome de arquivo:

Adicionar Número de página em Cabeçalho e rodapé no Excel

Pronto! O rodapé está criado e as seguintes informações serão impressas na parte inferior de cada página:

rodapé no Excel

Detalhes que você deve saber sobre cabeçalhos e rodapés predefinidos

Ao adicionar um cabeçalho ou rodapé predefinido no Excel, esteja ciente das seguintes advertências:

1. Cabeçalhos e rodapés predefinidos são dinâmicos

A maioria dos cabeçalhos e rodapés predefinidos no Excel são inseridos como códigos, o que os torna dinâmicos – o que significa que seu cabeçalho ou rodapé será alterado para refletir as alterações mais recentes feitas na planilha.

Por exemplo, o código &[Página] insere números de página diferentes em cada página e &[Arquivo] exibe o nome do arquivo atual. Para ver os códigos, basta clicar na caixa de texto do cabeçalho ou rodapé correspondente. Se você escolheu adicionar um cabeçalho ou rodapé complexo, é provável que elementos diferentes sejam inseridos em caixas diferentes, como no exemplo acima:

como inserir rodapé no Excel

2. Cabeçalhos e rodapés predefinidos são inseridos em caixas predefinidas

Ao inserir um modelo de cabeçalho ou rodapé predefinido do Excel, você não pode escolher a localização de elementos específicos – eles são inseridos nas caixas predefinidas, independentemente da caixa (esquerda, central ou direita) selecionada no momento. Para posicionar o cabeçalho ou o rodapé como quiser, você pode mover os elementos inseridos para outras caixas, copiando / colando seus códigos ou adicionando cada elemento individualmente, conforme explicado na próxima seção.



Como criar um cabeçalho ou rodapé no Excel (Personalizado)

No Excel, é possível adicionar não apenas cabeçalhos e rodapés predefinidos, mas também é possível criar seus próprios modelos personalizados com texto e imagens. Para isso, basta seguir as etapas abaixo:

  • Acesse a guia Inserir, no grupo Texto, clique em Cabeçalho e Rodapé. Em seguida, clique em uma das caixas na parte superior (cabeçalho) ou na parte inferior (rodapé) da planilha e digite seu texto lá. Você também pode inserir diferentes informações selecionando um dos elementos incorporados na guia Design, no grupo Elementos do cabeçalho e rodapé .

Neste exemplo, mostraremos como criar um cabeçalho personalizado com o logotipo da empresa, números de página, nome do arquivo e data atual.

  • Para começar, vamos inserir o nome do arquivo (nome da pasta de trabalho) na caixa de cabeçalho central:

Inserir nome do arquivo em rodapé no Excel

  • Em seguida, selecione a caixa à direita e insira o número da página. Como você pode ver na imagem abaixo, isso só exibe o número:

número de página no Excel

Se você quiser que a palavra “Página” apareça também, clique em qualquer lugar na caixa de texto à direita e digite “Página” na frente do código, separando a palavra e o código com um caractere de espaço:

Número de pagina cabeçalho e rodapé no Excel

Se desejar, você também pode inserir o elemento Número de páginas na mesma caixa clicando no botão correspondente na faixa de opções e, em seguida, digitar “de” entre os códigos para que o cabeçalho do Excel exiba algo como “Página 1 de 3”:

  • Finalmente, iremos inserir um logotipo na caixa da esquerda. Para isso, clique no botão Imagem, procure o arquivo de imagem desejado e clique em Inserir. O código & [Imagem] será inserido no cabeçalho.

Inserir logo em cabeçalho no Excel

Ao clicar em qualquer lugar fora da caixa de cabeçalho, a imagem escolhida será exibida.

Inserir imagem em Inserir em cabeçalho no Excel




Inserir cabeçalhos e rodapés no Excel usando a caixa de diálogo Configurar página

Se você pretende criar um cabeçalho ou rodapé para usar em planilhas de gráfico ou para várias planilhas por vez, a caixa de diálogo Configurar página é a melhor opção. Para isso, basta seguir as etapas abaixo:

  • Selecione uma ou mais planilhas para as quais você gostaria de criar um cabeçalho ou rodapé. Para selecionar várias planilhas, mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica nas guias da planilha.
  • Acesse a guia Layout da Página > grupo Configurar Página e clique no Iniciador da Caixa de Diálogo.

Configurar página no Excel

  • A  caixa de diálogo Configuração da página será exibida, nela você poderá selecionar um dos cabeçalhos e rodapés predefinidos ou criar o seu próprio.

Para inserir um modelo prédefinido, clique na seta suspensa na caixa Cabeçalho ou Rodapé e escolha entre as opções disponíveis. Por exemplo:

como fazer cabeçalho e rodapé no Excel

Para criar um cabeçalho ou rodapé personalizado, faça o seguinte:

  • Clique no botão Personalizar Cabeçalho… ou Personalizar Rodapé….
  • Selecione a caixa da esquerda, central ou direita e, em seguida, clique em um dos botões acima das seções. Para descobrir exatamente qual elemento um determinado botão insere, passe o mouse sobre ele para exibir uma dica de ferramenta.
    No exemplo abaixo, estamos adicionando um número de página ao lado direito do cabeçalho do Excel:

Cabeçalho e rodapé personalizado no Excel

  • Se preferir, você também pode digitar seu próprio texto em qualquer seção, bem como editar ou remover o texto ou os códigos existentes.
  • Para finalizar, clique em OK.
Dica: Para ver como ficará seu cabeçalho ou rodapé em uma página impressa, clique no botão Visualizar impressão.



Como editar um cabeçalho e rodapé no Excel

Existem duas maneiras de editar cabeçalhos e rodapés no Excel – na exibição Layout de Página e usando a caixa de diálogo Configurar Página.

Editar o cabeçalho ou rodapé na exibição de layout de página

  • Acesse a guia Exibição > grupo Modos de Exibições de pasta de trabalho, clique em Normal.

editar um cabeçalho e rodapé no Excel

Ou clique no botão Layout da página na barra de status no canto inferior direito da planilha

Layout da página do Excel

Agora, basta selecionar a caixa de texto de cabeçalho ou rodapé e faz as alterações desejadas.

Editar cabeçalho ou rodapé na caixa de diálogo Configurar Página

Outra opção para editar um rodapé ou cabeçalho do Excel é usando a caixa de diálogo Configurar página. Observe que um cabeçalho e rodapé criado em folhas de gráfico só podem ser editados dessa maneira.

Como fechar o cabeçalho e rodapé no Excel

Quando você finalizar a criação ou edição do rodapé ou do cabeçalho do Excel, para sair do modo de exibição de cabeçalho e rodapé e retornar à exibição normal, basta realizar um dos seguintes procedimentos:

Na guia Exibição > grupo Modos de Exibições de pasta de trabalho, clique em Normal.

Exibição normal - Excel

Ou apenas clique no botão Normal na barra de status.

Como excluir o cabeçalho e rodapé no Excel

Para excluir um cabeçalho ou rodapé individual, basta alternar para o modo de exibição de Layout de Página, clique na caixa de texto de cabeçalho ou rodapé e pressione a tecla Delete ou Backspace.

Para excluir cabeçalhos e rodapés de várias planilhas de uma só vez, siga as etapas abaixo:

  • Selecione as planilhas das quais você deseja remover o cabeçalho ou rodapé.
  • Abra a caixa de diálogo Configurar página (guia Layout da página  > grupo Configurar página > Iniciador da caixa de diálogo).
  • Na caixa de diálogo Configurar página, clique na seta suspensa para abrir a lista de cabeçalhos ou rodapés predefinidos e selecione (nenhum).

  • Para finalizar, clique em OK. Pronto! Todos os cabeçalhos e rodapés nas folhas selecionadas serão removidos.




Dicas e truques do cabeçalho e rodapé no Excel

Agora que você conhece o essencial dos cabeçalhos e rodapés do Excel, as dicas abaixo podem ajudá-lo a automatizar seu trabalho.

Como adicionar cabeçalho e rodapé no Excel em todas as folhas selecionadas

Para inserir cabeçalhos ou rodapés em várias planilhas por vez, selecione todas as planilhas de destino e adicione um cabeçalho ou rodapé da maneira normal.

  • Para selecionar várias planilhas adjacentes, clique na guia da primeira planilha, mantenha pressionada a tecla Shift e clique na guia da última planilha.
  • Para selecionar planilhas diversas (não adjacentes), mantenha pressionada a tecla Ctrl enquanto clica em cada planilha individualmente.
  • Para selecionar todas as planilhas, clique com o botão direito do mouse em qualquer guia da planilha e escolha Selecionar todas as planilhas no menu.

Quando as planilhas estiverem selecionadas, acesse a guia Inserir > Grupo de texto Cabeçalho e Rodapé e insira as informações de cabeçalho ou rodapé conforme desejar. Ou insira um cabeçalho / rodapé através da caixa de diálogo Configurar Página.

Ao finalizar, clique com o botão direito em qualquer planilha não selecionada para desagrupar as planilhas. Se todas as planilhas estiverem selecionadas, clique em qualquer guia de planilha e, em seguida, clique em Desagrupar Planilhas no menu.

Como formatar texto no cabeçalho e rodapé no Excel

Para alterar rapidamente o estilo da fonte ou a cor da fonte do cabeçalho ou do rodapé, selecione o texto e escolha a opção de formatação desejada na janela pop-up:

Como formatar texto no cabeçalho e rodapé no Excel

Outra opção é selecionar o texto do cabeçalho ou rodapé que você deseja alterar e acessar a guia Página Inicial > grupo Fonte e selecione as opções de formatação desejadas.

Como inserir um cabeçalho ou rodapé diferente para a primeira página

Se você pretende inserir um cabeçalho ou rodapé específico na primeira página da sua planilha, poderá fazê-lo da seguinte maneira:

  • Altere para a exibição Layout da Página.
  • Selecione o cabeçalho ou rodapé.
  • Acesse a guia Design e marque a caixa Primeira página diferente.
  • Configure um cabeçalho ou rodapé para a primeira página.

inserir um cabeçalho ou rodapé diferente para a primeira página

Dica: Caso queira criar cabeçalhos ou rodapés diferentes para páginas pares e ímpares, selecione a caixa Páginas diferentes ímpares e pares e insira informações diferentes na página 1 e na página 2.



Como evitar redimensionar o texto do cabeçalho / rodapé ao dimensionar a planilha para impressão

Para manter o tamanho da fonte do texto do cabeçalho ou do rodapé intacto quando a planilha for dimensionada para impressão, alterne para o modo Layout de Página, selecione o cabeçalho ou rodapé, acesse guia Design e desmarque a caixa Dimensionar com Documento.

Dimensionar cabeçalho do Excel com documento

 

Caso deixe esta caixa de seleção marcada, a fonte do cabeçalho e do rodapé será redimensionada com a planilha. Por exemplo, o texto do cabeçalho se tornará menor quando você selecionar a opção de impressão Ajustar Planilha em Uma Página.

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