Como habilitar a guia Desenvolvedor no Excel

Quer aprender a habilitar a guia Desenvolvedor no Excel? Então essa dica é para você!

Neste breve tutorial você vai aprender a ativar a guia Desenvolvedor na faixa de opções para que você possa acessar as funções comumente usadas para Macros, VBA e Complementos. Esse passo a passo funciona em todas as versões do Excel para Windows (Excel 2007, Excel 2010, Excel 2013, Excel 2016, Excel 2019 e Office 365). Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a ativar a guia Desenvolvedor no MS Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Por que ativar a aba Desenvolvedor no Excel?

Por meio da guia Desenvolvedor é possível realizar diversos comandos como por exemplo:

  • Criar e executar macros
  • Utilizar controles ActiveX
  • Utilizar comandos XML.
  • Usar controles de formulário no Microsoft Excel.
  • Trabalhar com o ShapeSheet no Microsoft Visio entre outros.

Portanto, se você tem a necessidade de trabalhar com essas ferramentas no Excel, deverá habilitar a guia Desenvolvedor para poder ter acesso a elas.

Como habilitar a guia Desenvolvedor no Excel?

A guia Desenvolvedor oferece acesso rápido a alguns dos recursos e funções mais avançados disponíveis no Excel. Por padrão, a guia “Desenvolvedor” fica oculta, mas você pode exibi-la de maneira rápida e fácil. Confira as etapas a seguir:

1. Acesse a guia Arquivo e escolha Opções.

Como exibir aba desenvolvedor no Excel

2. Será aberta a janela ‘Opções do Excel’. No menu à esquerda acesse a opção Personalizar Faixa de Opções:

Como habilitar a guia desenvolvedor no Excel

3. Na área Guias Principais note que a opção Desenvolvedor estará desabilitada. Selecione esta opção conforme mostra a imagem acima

4. Clique em OK para finalizar.

Pronto! A guia Desenvolvedor passará a ser exibida na faixa de opções.

Excel guia desenvolvedor exibir


O que há na aba Desenvolvedor?

Depois de ativar a guia Desenvolvedor, você notará que ela possui quatro sessões. Abaixo apresentamos elas brevemente.

Código: Nesta sessão você encontrará opções relacionadas ao VBA no Excel, como a criação de macros, segurança de macros, acesso ao painel do Visual Basic e uso de referências relativas.

Sessão Código - Aba Desenvolvedor no Excel

Suplementos: Existe um grande número de suplementos do Excel que você pode baixar da Office Store. Na sessão de Suplementos você poderá gerenciá-los.

Sessão de Suplementos no Excel

Controles: Nesta sessão você poderá inserir controles na sua planilha que te ajudarão a trabalhar com controles de formulário. Esse recurso do Excel transformam suas planilhas em formulários interativos, sendo excelentes para coletar dados, compartilhar informações e, geralmente, facilitar a interação com planilhas.

Sessão de Controles no Excel

XML: Nesta sessão você encontrará opções de abertura do painel para gerenciar mapas XML, importar um arquivo de dados XML ou gerenciar quaisquer pacotes de expansão que possam estar anexados a uma planilha com a qual está trabalhando.

Sessão de XML no Excel - guia Desenvolvedor

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da explicação a respeito de como habilitar a guia Desenvolvedor no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!