Erro #VALOR! no Excel: Como solucionar?
Quer aprender a solucionar o famoso Erro #VALOR! no Excel? Então esse post é para você!
Dentre os erros mais comuns presentes em fórmulas e funções no Excel, pode-se dizer que o erro #VALOR! é um dos mais comuns. Mas porque será que este erro aparece e como solucioná-lo?
A boa notícia é que este erro é muito fácil de ser solucionado. Acompanhe os detalhes a seguir e confira o passo a passo.
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como solucionar o Erro #VALOR! no Excel:
O que significa o erro #VALOR!
O erro #VALOR! é apresentado quando existem tipos distintos de valores em uma fórmula, ou seja, uma mistura de dados numéricos e textos, por exemplo.
Para que possamos compreender a ocorrência do erro, veja o exemplo a seguir:
=A1 + B1 // Resultado: #VALOR!
Onde A1 = 20 e B1 = “Laranjas”.
Note que pela lógica, torna-se impossível somar um valor numérico com um texto, logo temos o erro #VALOR! como resultado.
Se fossemos, por exemplo, concatenar os valores, não haveria problemas. Observe:
Soluções para o erro #VALOR!
Existem algumas recomendações para o uso de fórmulas e funções no Excel que podem ajudá-lo a solucionar e até mesmo prevenir a ocorrência do erro #VALOR! no Excel. Vejamos quais são:
- Em vez de utilizar operadores aritméticos (+ – * /), utilize uma função, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE para executar uma operação aritmética nas células que podem conter texto e evite o uso de operadores aritméticos na função. Em vez disso, separe os argumentos utilizando (;) ponto-vírgula. Por exemplo:
É melhor utilizar a fórmula: =SOMA(A1;B1;C1)
Em vez de: =A1+B1+C1 ou =SOMA(A1+B1+C1)
- Assegure-se de que nenhum dos argumentos de uma função matemática, como SOMA, PRODUTO ou QUOCIENTE, contenha texto como um argumento diretamente na função. Ex: =PRODUTO(A1;”laranjas”)
- Se a fórmula utilizar uma função e essa função se referir a uma célula que contém texto, essa célula será ignorada e nenhum erro será exibido.
- Caso o erro #VALOR! não tenha impacto nos dados da sua planilha, você poderá utilizar a função SEERRO para mascará-lo. No entanto, recomendamos sempre que você corrija a causa raiz do erro.
Viu só como é simples? Utilizando as regras aqui citadas é possível corrigir o erro #VALOR! e até mesmo prevenir que este venha a ocorrer em suas funções no Excel.
Dica de leitura: Confira também nossos outros artigos onde abordamos os erros: #DIV/0!, #NÚM!, #NOME?, #N/D, #REF!, #NULO.
E então, o que achou da explicação sobre como solucionar o Erro #VALOR! no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!