O que é Power BI? – Um Guia para Iniciantes

Se você está se perguntando o que é Power BI, então este post é para você!

Seja na área pessoal ou profissional, é fato que realizar a análise de dados é fundamental para a tomada de decisões. E a boa notícia é que atualmente podemos contar com ótimas ferramentas para fazer todo o trabalho pesado e nos fornecer excelentes relatórios.
Uma dessas ferramentas é o Power BI que pode ser encontrado a partir do Excel 2016.

Se este assunto é novo para você, então este guia irá lhe fornecer uma visão geral para que você conheça um pouco da ferramenta. Confira!

Afinal, o que é Power BI?

O Power BI é o nome coletivo para uma variedade de aplicativos e serviços baseados em nuvem que ajudam as organizações a agrupar, gerenciar e analisar dados de uma variedade de fontes, por meio de uma interface amigável.

O objetivo principal da ferramenta é fornecer visualizações interativas e recursos de business intelligence com uma interface simples para que os usuários finais criem os seus próprios relatórios e dashboards.




A ferramenta reúne dados e os processa, transformando-os em percepções inteligíveis, geralmente usando gráficos e gráficos visualmente atraentes e fáceis de processar. Isso permite que os usuários gerem e compartilhem instantâneos claros e úteis do que está acontecendo em seus negócios.

A ferramenta se conecta a uma variedade de fontes de dados, de planilhas básicas do Excel a bancos de dados e aplicativos locais e na nuvem.

O Power BI é construído com base no Microsoft Excel e, como tal, a curva de aprendizado do Excel para o Power BI não é tão íngreme; qualquer pessoa que pode usar o Excel pode usar o Power BI, mas o último é muito mais poderoso do que as tradicionais planilhas do Excel.

Por que usá-lo?

O que é Power BI

Para empresas que desejam mais poder de relatório e força analítica do que o oferecido pelo Excel, o Power BI é o próximo nível em inteligência de negócios. Com esta ferramenta, as empresas podem reunir, examinar e visualizar dados de toda a empresa, dando-lhes uma visão maior de suas operações e desempenho, e permitindo que tomem decisões mais informadas com base em dados reais.

Algumas das principais vantagens são:

  • É possível trabalhar com grandes quantidades de dados que muitas outras plataformas teriam dificuldade para processar.
  • As informações podem ser visualizadas usando modelos poderosos para permitir uma compreensão melhor dos seus dados
  • Recursos poderosos de personalização permitem que os usuários criem dashboards para que possam acessar os dados de que precisam rapidamente
  • Alertas podem ser configurados em KPIs para manter os usuários atualizados sobre métricas e medições importantes.
  • Interface intuitiva que o torna muito mais amigável e fácil de navegar do que planilhas complexas.
  • A plataforma se integra com outras ferramentas de gerenciamento de negócios populares como SharePoint, Office 365 e Dynamics 365, bem como outros produtos como Spark, Hadoop, Google Analytics, SAP, Salesforce e MailChimp.
  • Com a segurança de dados um grande ponto de discussão para as empresas modernas, a ferramenta garante a segurança dos dados, oferecendo controles granulares de acessibilidade interna e externamente.

Quem pode usar o Power BI?

Embora o Power BI seja uma ferramenta de BI de autoatendimento que oferece análise de dados aos funcionários, é usado principalmente por analistas de dados e profissionais de inteligência de negócios que criam os modelos de dados antes de disseminar relatórios por toda a organização. No entanto, aqueles sem experiência analítica ainda podem navegar pela ferramenta e criar relatórios.

A ferramenta é usada por representantes de departamento e gerenciamento, com relatórios e previsões criados para auxiliar os representantes de vendas e marketing, enquanto também fornece dados para gerenciamento sobre como o departamento ou funcionários individuais estão progredindo em direção a seus objetivos.

Além disso, a ferramenta também oferece um portal de administração para administradores para ajudar a configurar a implementação do Power BI, bem como monitoramento de uso e licenças.


Quais aplicações compõem a ferramenta?

Aplicações do Power BI

O Power BI é composto de vários aplicativos, cada um com seus próprios recursos e usos. Os principais são:

  • Power Query: uma ferramenta de conexão de dados que permite transformar, combinar e aprimorar dados de várias fontes
  • Power Pivot: uma ferramenta de modelagem de dados para a criação de modelos de dados
  • Power View: uma ferramenta de visualização de dados que gera gráficos, gráficos, mapas e outros recursos visuais interativos
  • Power Map: outra ferramenta de visualização para a criação de visuais 3D envolventes
  • Power Q&A: um mecanismo de perguntas e respostas que permite fazer perguntas sobre seus dados em linguagem simples

Quais versões do Power BI estão disponíveis?

Caso esteja pensando em começar a usar o Power BI, é importante se atentar ao fato de que existem diferentes versões para se escolher. A melhor escolha irá depender do seu orçamento, suas necessidades e como você deseja implantá-lo. São elas:

  • Power BI Desktop: Gratuito, destinado a pequenas e médias empresas.
  • Power BI Service 
    • Power BI Pro: Licença paga por usuário, necessária para obter acesso a recursos avançados e a capacidade de compartilhar relatórios.
    • Power BI Premium: Licenças por escala, destinadas a grandes negócios e empresas
  • Power BI Report Server: Versão local do aplicativo Power BI Desktop para empresas que precisam manter seus dados e relatórios em seus próprios servidores.
  • Power BI Embedded: Versão onde fornecedores de software independentes podem incorporar em seus próprios aplicativos, em vez de criar seus próprios recursos analíticos.
  • Power BI Mobile: Aplicativo baseado em dispositivo para smartphones e tablets.

Quais são os principais concorrentes do Power BI?

  • Google Data Studio
  • Qlik Sense
  • Amazon QuickSight
  • IBM Cognos
  • Elasticsearch
  • SAS Visual Analytics
  • Jet Reports
  • TIBCO Spotfire
  • MicroStrategy Analytics




Como instalar o Power BI

Se você chegou até aqui, então deve estar se perguntando como baixar e instalar o Power BI. Mas de partirmos para as etapas de download e instalação, é importante que você verifique se o seu computador atende aos requisitos. São eles:

  • Windows 7 / Windows Server 2008 R2 ou posterior
  • .NET 4.6.2
  • Internet Explorer 10 ou posterior
  • Memória (RAM): ao menos 1 GB disponível; recomendável 1,5 GB ou mais.
  • Exibição: Pelo menos 1440 x 900 ou 1600 x 900 (16:9) é exigido. Resoluções mais baixas, como 1024 x 768 ou 1280 x 800, não têm suporte, pois determinados controles (como fechar a tela de inicialização) são exibidos além destas resoluções.
  • Configurações de exibição do Windows: se as configurações de exibição forem definidas para alterar o tamanho do texto, dos aplicativos e de outros itens para mais de 100%, talvez você não consiga ver algumas caixas de diálogo com que precisa interagir para continuar usando o Power BI Desktop. Caso tenha esse problema, verifique as configurações de exibição no Windows acessando Configurações > Sistema > Exibição e use o controle deslizante para retornar as configurações de exibição para 100%.
  • CPU: É recomendado um processador de 1 GHz (gigahertz) e x64 (64 bits).

Se o seu computador atende aos requisitos acima, então basta seguir as etapas:

1. Acesse o link: https://powerbi.microsoft.com/pt-br/downloads/

2. Se você clicar na opção Fazer download >, será feito o download da versão em inglês. Portanto, para baixar a versão em Português, escolha: Opções de download avançadas >.

Como instalar o Power BI




3. Selecione a opção Português (Brasil) e clique em Baixar:

Como baixar o Power BI

4. Verifique se sua versão é de 32 ou 64bits. Marque a opção que deseja baixar e clique em Next:

5. Após concluir o download, abra o instalador e clique em Avançar:

6. Clique em Avançar mais um vez:

7. Marque a opção Aceito os Termos do Contrato de Licença. Clique em Avançar.

8. Escolha a Pasta de Destino ou mantenha o padrão. Clique em Avançar:

9. Clique em Instalar.






10. Para finalizar, clique em Concluir.

Pronto!

Como aprender Power BI?

Como aprender Power BI

Existem diferentes opções para se aprender Power BI a ponto de conhecer as funcionalidades mais básicas e até mesmo se tornar um especialista no assunto.

Abaixo listamos os principais conteúdos (Livros, Cursos e vídeo aulas grátis) para você que deseja conhecer e dominar essa super ferramenta.

Melhores Livros

Cursos de Power BI

Melhores vídeo aulas de Power BI para iniciantes

Confira também as seguintes dicas:

E então, o que achou do guia? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!