Segmentação de Dados no Excel – Passo a Passo

Você já ouviu falar em Segmentação de Dados no Excel e quer saber mais detalhes sobre o assunto? Então este este guia foi feito para você!

De maneira simplificada, pode-se dizer que a Segmentação de Dados é uma ferramenta usada para aplicar filtros personalizados em dados de uma planilha. Mas, diferente do tradicional filtro que você já deve conhecer no Excel, a Segmentação de Dados usa filtros visuais.

Neste tutorial você vai aprender como adicionar segmentação a tabelas, tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos no Excel através de exemplos práticos. Confira!

Afinal, o que é Segmentação de Dados no Excel?

Segmentação de Dados no Excel são filtros gráficos que podem ser usados em tabelas, tabelas dinâmicas e gráficos dinâmicos. Devido às suas qualidades visuais, a segmentação de dados é muito usada em dashboards e relatórios de no Excel, mas você pode usá-los em qualquer ocasião para tornar a filtragem de dados mais rápida e fácil em suas planilhas.

O recurso de Segmentação de Dados foi adicionado no Excel a partir do Office 2010 e está disponível no Excel 2013, Excel 2016, Excel 2019 e versões posteriores.

O exemplo abaixo mostra como funciona a ferramenta de Segmentação de Dados para filtrar uma tabela de vendas. Observe que estamos filtrando os dados categorizados por tipo de produto.

o que é Segmentação de Dados no Excel


Exemplo 1: Segmentação de Dados em Tabela no Excel

Para usar a ferramenta de Segmentação de Dados em uma tabela, o primeiro passo é simplesmente converter o seu intervalo de dados no formato de Tabela no Excel. Para isto, siga as etapas abaixo:

1. Selecione todos os dados e acesse a guia Página Inicial > Formatar como Tabela e escolha um formato para inserir uma tabela ao intervalo de dados.

Filtro personalizado no Excel

2. A caixa de diálogo Criar Tabela será aberta. Confirme o intervalo desejado e clique em OK. (Não se esqueça de marcar a caixa “Minha tabela contém cabeçalho”, caso positivo).

3. Assim que a tabela for criada, você verá uma nova guia na faixa de opções chamada Design. Nesta guia, você pode ver a opção Segmentação de Dados (apenas para versões do Excel 2013 em diante).

Inserir Segmentação de Dados

4. Selecione a opção de Inserir Segmentação de Dados. Ele mostrará todos os títulos disponíveis na tabela.

5. Observe que o Excel irá inserir uma caixa de diálogo contendo o nome das colunas em checkbox diferentes. Selecione a coluna necessária para a qual deseja filtrar os dados.

filtrando no Excel

6. Você também pode selecionar todos os títulos. Neste exemplo, iremos selecionar apenas a coluna Região.

Como Inserir Segmentação de Dados

7. Observe que o Excel irá trazer todos os nomes exclusivo da coluna que selecionamos no passo anterior.

filtrar no excel segmentação

8. Note que o Excel listará todos os valores exclusivos da lista. Se selecionarmos uma região específico na caixa ao lado, serão exibidos apenas os dados da região selecionada. Veja o exemplo abaixo:

filtrando tabela no Excel


Exemplo 2: Segmentação de Dados em Tabela Dinâmica

Quando criamos uma tabela dinâmica no Excel, que tem muitos campos, muitas vezes ela acaba falhando em seu objetivo de transmitir a mensagem clara e correta devido a muitos campos nela.

No entanto, inserir uma Segmentação de Dados em sua tabela dinâmica poderá te ajudar a tornar o seu relatório mais amigável. Para isto, siga as etapas abaixo:

1. Neste exemplo, temos uma tabela contendo os principais países com suas respectivas capitais e populações, agrupados por continentes.

Segmentação de Dados em Tabela Dinâmica

2. Para obtermos um resumo desses grandes dados, iremos aplicar a tabela dinâmica.

3. Neste caso, iremos classificar a nossa lista por continente.

tabela dinâmica com filtro personalizado

4. Observe que o filtro nativo da Tabela Dinâmica não possui um layout muito amigável. Portanto, iremos inserir a Segmentação de Dados para podemos criar opções de filtros fáceis de usar.

5. Para isto, acesse a guia Analisar > Inserir Segmentação de Dados.

Excel Inserir Segmentação de Dados

6. Uma vez que aplicamos a Segmentação de Dados na tabela dinâmica, o Excel mostrará todos os cabeçalhos. Neste caso, iremos selecionar Continente e Capital.

Tabela dinâmica segmentação de dados

Agora o relatório mostrará o resumo de todos os Continentes e de todos as Capitais dos Países. Se desejar filtrar o relatório apenas para um determinado Continente e uma determinada Capital, você poderá selecionar as opções desejadas em ambas as janelas.

Ao aplicar os filtros, tabela dinâmica passará a mostrar o relatório apenas para os filtros aplicados. Veja o exemplo abaixo:

Tabela dinâmica segmentação de dados como inserir


Exemplo 3: Segmentação de Dados em Gráfico Dinâmico

Para poder filtrar um gráfico dinâmico com a ferramenta de Segmentação de Dados no Excel, basta inserir a segmentação de dados em sua tabela dinâmica como explicado acima, e ela controlará tanto a tabela dinâmica quanto o gráfico dinâmico.

Gráfico Dinâmico com filtro

Para integrar a Segmentação de Dados ao seu gráfico dinâmico, como mostrado na imagem acima, siga estas etapas:

1. Clique em qualquer lugar em seu gráfico dinâmico.

2. Na guia Analisar, no grupo Filtro, clique em Inserir Segmentação de Dados.

3. Marque as caixas de seleção que deseja criar e clique em OK.

Isso irá inserir a caixa de segmentação já em seu gráfico

Gráfico Dinâmico filtro

Assim que tiver um divisor, você pode usá-lo para filtrar os dados do gráfico dinâmico imediatamente. Ou você pode querer fazer algumas melhorias, por exemplo, ocultar os botões de filtro no gráfico, que se tornaram redundantes porque você usará o divisor para filtrar.

Opcionalmente, você pode colocar a caixa de segmentação dentro da área do gráfico. Para isso, aumente a área do gráfico e a plotagem menor (simplesmente arrastando as bordas) e, em seguida, arraste a caixa do divisor para o espaço vazio:

Dica Extra: Se a caixa do divisor ficar oculta atrás do gráfico, clique com o botão direito do mouse no divisor e selecione Trazer para a frente no menu de contexto.

Segmentação de Dados x Filtro de Dados

De certa forma, a ferramenta de Segmentação de dados são como filtros de dados, mas muito melhores. Existem algumas diferenças importantes entre os dois. São elas:

  • Os filtros de dados estão vinculados a tabelas dinâmicas únicas. Já os filtros de Segmentação de Dados podem ser vinculados a qualquer número de tabelas dinâmicas
  • Filtros de relatório são difíceis de trabalhar. Os de Segmentação de Dados são muito fáceis de usar.
  • Os filtros de dados podem não funcionar muito bem em um ambiente de tela de toque. Os de Segmentação de Dados são ótimos para interfaces de usuário de tela de toque.
  • Os filtros de dados ocupam uma célula por filtro. Os filtro de Segmentação de Dados ocupam mais espaço em uma planilha.
  • Os filtros de dados podem ser automatizados com VBA simples. Os Filtros de Segmentação de Dados requerem um pouco mais de código para serem automatizados.
  • Você pode acessar os valores do filtro do dados usando referências de células simples. Os valores de uma Segmentação de Dados podem ser extraídos usando tabelas dinâmicas fictícias ou fórmulas, ambas exigindo esforço extra.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do tutorial sobre Segmentação de Dados no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!