Como Dividir Célula no Excel – Conheça Diferentes Maneiras

Procurando maneiras de dividir célula no Excel? Então você está no lugar certo!

Quando se trata de dividir células no Excel, pode-se dizer que existem diversas necessidades que variam de usuário para usuário. Por exemplo, você pode estar querendo dividir uma célula na diagonal, dividir o conteúdo dentro de uma célula, remover a mesclagem de uma célula, dentre outras opções.

E para atender a essas diferentes necessidades, resolvemos listar as principais dicas que você precisa conhecer. Confira!

Navegue pelo tópico de seu interesse:

Dividir Célula no Excel – Desfazendo mesclagem

Se você está querendo dividir células no Excel, então pode ser que você queira desfazer a mesclagem de células, o que em outras palavras, também representa a divisão de uma célula mesclada em células separadas.

Se este for o seu caso, então siga os passos abaixo:

1. Selecione a célula mesclada.

2. Acesse a guia Página Inicial > Mesclar e Centralizar > Desfazer Mesclagem de Células.

Desfazer Mesclagem de Células

Dica de Leitura: Dividir Célula no Excel – Desfazendo mesclagem




Como dividir uma célula na diagonal

Ao trabalhar com dados no Excel e criar relatórios, às vezes pode ser que haja a necessidade de dividir uma célula diagonalmente.

Isso é útil quando você deseja mostrar dois títulos separados dentro da mesma célula – um para a linha e outro para a coluna (conforme mostrado abaixo na célula A1).

Como dividir uma célula na diagonal

Se essa for a sua necessidade, então siga as etapas abaixo:

1. Selecione a célula na qual deseja dividir na diagonal (Neste exemplo, será a célula A1)

2. Acesse a guia Página Inicial. No grupo Fonte, clique no ícone do iniciador da caixa de diálogo (a pequena seta inclinada no canto inferior direito do grupo).

separar célula no Excel

3. Na caixa de diálogo Formatar células, clique na guia ‘Borda‘. Na seção Borda, clique no ícone da linha diagonal na parte inferior direita da seção (conforme mostrado abaixo). Isso também irá mostrar a você a visualização ao vivo de como a célula ficará.dividir uma célula no Excel

4. Clique em OK para finalizar.

As etapas acima inserem uma linha diagonal na célula selecionada. Caso você tenha selecionado várias células, isso inserirá a linha diagonal em todas as células selecionadas.

Agora que temos a linha diagonal na célula, tudo o que você precisa fazer é inserir o texto para os dois cabeçalhos e espaçá-lo um pouco para que pareça estar separado pela linha diagonal.

Digamos que eu queira inserir o cabeçalho ‘Vendedor’ na parte superior e ‘Mês’ na parte inferior na mesma célula.

Abaixo estão as etapas para fazer isso:




1. Selecione a célula que já tem a linha diagonal.

2. Clique duas vezes na célula e insira o texto ‘Vendedor’ (que é o título do cabeçalho da primeira linha).

3. Ainda no modo de edição, segure a tecla ALT e pressione a tecla Enter (ou Option + Enter se você estiver usando Mac). Isto irá inserir uma quebra de linha e levar o seu cursor para a próxima linha dentro da mesma célula

4. Insira o texto ‘Mês’ (que é o título do cabeçalho da primeira coluna).

Dica extra: Ajuste a formatação (como torná-la em negrito, alinhe o texto à esquerda, aumente a altura da linha ) e adicione alguns caracteres de espaço antes do cabeçalho ‘Vendedor’ para empurrá-lo um pouco para a direita.

Como resultado, você terá uma célula dividida na diagonal.

célula dividida Excel

Dividir células no Excel – Texto para colunas

Suponha que você tenha uma lista de nomes conforme mostrado abaixo e deseja separar os nomes e sobrenomes em colunas diferentes, ou seja, você deseja dividir o conteúdo de uma ou mais células.

Texto para colunas

Neste caso, você poderá usar o recurso Texto para Colunas seguindo as etapas abaixo:

1. Selecione as células nas quais você tem o texto que deseja dividir (neste exemplo, A2:A7).

2. Acesse a guia Dados > grupo ‘Ferramentas de dados‘ e clique em ‘Texto para Colunas‘.

Texto para colunas - separar células

No Assistente de conversão de texto em coluna:


  • Certifique-se de que Delimitado esteja selecionado (é a seleção padrão). Isso permitirá que você separe o nome e o sobrenome com base em um separador especificado (barra de espaço neste caso). Clique em Avançar.

Texto para colunas Etapa 1

  • Em seguida, selecione Espaço como delimitador e desmarque todo o resto. Você pode ver como seu resultado ficará na seção Visualização de dados da caixa de diálogo. Clique em Avançar.

Texto para colunas Etapa 2

Por fim, você pode especificar o formato dos dados e onde deseja o resultado. Neste caso, iremos manter o formato dos dados como Geral, pois temos dados de texto para dividir. O destino padrão é A2 e se você continuar com isso, ele substituirá o conjunto de dados original. Se você deseja manter os dados originais intactos, selecione outra célula como destino. Neste caso, selecionaremos a célula B2. Clique em Concluir.

Texto para colunas Etapa 3

Como resultado, você terá o texto da célula dividido em duas colunas diferentes.

Dividir célula no Excel - Texto para colunas

Importante:

  • O recurso Texto para Colunas divide o conteúdo das células com base no delimitador. Embora isso funcione bem se você quiser separar o nome e o sobrenome , no caso de nome , nome do meio e sobrenome, será dividido em três partes.
  • O resultado que você obtém ao usar o recurso Texto para Colunas é estático. Isso significa que, se houver alterações nos dados originais, você terá que repetir o processo para obter resultados atualizados.

Dividir células no Excel usando funções de texto

Conforme dito anteriormente, recurso Texto para Colunas fornece um resultado estático. Por outro lado, o resultado obtido com o uso de funções é dinâmico e pode atualizado automaticamente quando você alterar os dados originais.

Então, suponha que você tenha os mesmos dados mostrados abaixo:

Dividir células no Excel usando funções de texto

Para obter o primeiro nome desta lista, use a seguinte fórmula:




=ESQUERDA(A2;LOCALIZAR(" ";A2)-1)

A fórmula acima localizará o primeiro caractere de espaço e, em seguida, retornará todo o texto antes desse caractere de espaço.

separar nome e sobrenome

Esta fórmula usa a função LOCALIZAR para obter a posição do caractere de espaço. No caso de Bon Jovi, o espaço está na 4ª posição. Em seguida, extrai todos os caracteres à sua esquerda usando a função ESQUERDA.

Da mesma forma, para obter o sobrenome, use a seguinte fórmula:

=DIREITA(A2;NÚM.CARACT(A2)-LOCALIZAR(" ";A2))

Excel separar nome e sobrenome

Esta fórmula usa a função de pesquisa para encontrar a posição da barra de espaço usando a função LOCALIZAR. Em seguida, ela subtrai esse número do comprimento total do nome (que é fornecido pela função NÚM.CARACT).

Este último nome é então extraído usando a função DIREITA.

Dividir uma célula em várias linhas

Quando copiamos dados de uma fonte externa (Página da Web, Arquivo TXT, Documento do Word, etc) e colamos no Excel, eles podem acabar ficando agrupados em uma única célula conforme mostrado na imagem abaixo.

Dividir uma célula em várias linhas

Neste caso, se você deseja dividir o conteúdo de cada linha da célula em células diferentes, você poderá automatizar essa tarefa utilizando uma macro.

Para isto, basta utilizar o seguinte código:

Option Explicit
Public Sub selection_into_rows()
Dim k As Variant
Dim l_counter As Long
k = Split(Selection, Chr(10))
For l_counter = LBound(k) To UBound(k)
Cells(l_counter + 1, Selection.Column + 1) = k(l_counter)
Next l_counter
End Sub

Crédito do código: answers.microsoft.com

Dica: Se você ainda não sabe onde inserir um código VBA no Excel, então confira o artigo: Como Gravar Macros no Excel – Um Guia Passo a Passo





Como resultado, você terá todo o conteúdo da célula dividido em várias células.

Separar uma célula em várias linhas

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das dicas para dividir células no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!