Quebra de Linha no Excel – 3 Maneiras de Inserir

Quer aprender a inserir quebra de linha no Excel? Então você está no lugar certo!

Se você já precisou inserir um texto separado por várias linhas dentro do Excel, então provavelmente você precisou usar o recurso de quebra de linha. Neste tutorial você vai aprender 3 maneiras diferentes de inserir quebra de linha no Excel para ajustar os dados dentro de uma célula conforme a sua necessidade. Confira!

Como inserir Quebra de Linha no Excel?

Basicamente existem 3 maneiras de inserir quebras de linhas no Excel. São elas:

Método 1: Usando a Ferramenta de Quebra de Linha 

Este é o método mais convencional e, provavelmente, o mais conveniente de usar uma quebra de linha em uma célula do Excel.

O Excel já conta com uma ferramenta de quebra de linhas e para usá-la, basta selecionar a célula que contém os dados que você deseja realizar a quebra e, em seguida, acessar a guia Página Inicial > Quebrar Texto Automaticamente.

Veja o exemplo abaixo onde estamos fazendo uma quebra de linha na famosa frase de Mahatma Gandhi “Não existe um caminho para a felicidade a felicidade é o caminho”.

Observe no exemplo acima, que podemos ajustar a quebra de linha aumentando ou diminuindo a largura da coluna


Método 2: Quebra de linha na célula do Excel (Atalho Alt + Enter)

Outra opção para inserir uma quebra de linha no Excel é usando o atalho Alt + Enter para inserir quebras de linhas enquanto insere o texto na célula.

Para este exemplo, vamos inserir uma quebra de linha na frase “Eu sou um garoto” sendo que a quebra deverá ser após cada palavra. Para isso, siga as etapas abaixo:

1. Clique duas vezes em uma célula para ativar o modo de edição.

2. Insira a palavra “Eu” e pressione Alt + Enter.

3. Note que o Excel inseriu uma quebra de linha. Agora repita o mesmo processo para as demais palavras, sempre pressionando Alt + Enter no final de cada palavra. A quebra de linha deverá ficar conforme mostrado na imagem abaixo:

Método 3 – Quebra de Linha com Função CARACT e CONCATENAR

Suponha que você tenha uma tabela que contém Nome, Telefone e Estrado separados em colunas diferentes. Neste caso, você quer combinar os dados dessas três colunas em uma única coluna, porém separados por linhas. Veja o exemplo abaixo:

Como queremos todos os três dados combinados na coluna D e queremos que cada dado seja separado por uma linha, iremos usar a função CONCATENAR junto com a função CARACT:

  • Função CONCATENAR: une duas ou mais cadeias de texto em uma única cadeia.
  • Função CARACT: retorna o caractere especificado por nosso computador com um código específico. Neste caso, CARACT(10) irá retornar uma quebra de linha na célula.

1. Selecione as células em branco que receberão os dados concatenados. Em seguida acesse a guia e selecione a opção Quebra de Linha Automática.

2. Agora, na célula D2, insira a seguinte fórmula:

=CONCATENAR(A2;CARACT(10);B2;CARACT(10);C2)

Observação: Você pode substituir a função CONCATENAR pelo simbolo de & (E comercial). Neste caso, a fórmula ficará da seguinte maneira:

=A2&CARACT(10)&B2&CARACT(10)&C2

3. Use a alça de preenchimento para aplicar a fórmula para as demais células da coluna D.





Detalhes para se lembrar

Como você pode observar nos exemplos acima, cada uma das três opções leva a resultados diferentes. Portanto, cabe a você analisar qual da opções melhor irá atender as suas necessidades na hora de inserir quebras de páginas no Excel. No entanto, vale a pena se lembrar dos seguintes detalhes:

  • Para usar a função & e concatenar, é necessário quebrar o texto para visualizar os dados completos.
  • É necessário expandir as linhas depois de agrupar o texto.
  • A função CARACT(10) insere uma quebra de linha.
  • O método Alt + Enter funciona em uma única célula, para que ele funcione em outra célula, precisamos repetir o processo.

Baixe aqui a planilha com os exemplos mostrados neste tutorial

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre quebras de linhas no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando o nosso site!