Como Mesclar Células no Excel Corretamente

Quer saber como mesclar células no Excel corretamente? Sempre que você tenta mesclar células no Excel, você acaba perdendo o conteúdo de uma ou mais células? Então esse tutorial é para você!

Mesclar, como o próprio nome sugere, é simplesmente combinar duas ou mais células. No entanto, existem duas maneiras diferentes de fazer isso: através do botão Mesclar e Centralizar ou utilizando uma fórmula. Cada uma dessas opções levarão a resultados resultados muito diferentes.

Acompanhe os detalhes a seguir para conhecer os dois métodos e saber qual deles utilizar.

Mesclando células no Excel – Mesclar e Centralizar

Uma das maneiras mais utilizadas para mesclar células no Excel é utilizando a opções Mesclar e Centralizar localizada na guia Página Inicial.

Mesclar e Centralizar no Excel

O problema com o uso da opção Mesclar e Centralizar é que o Excel pode mesclar as células, mas não o texto dessas células. Digamos que temos um conjunto de dados, conforme mostrado abaixo:

mesclar células no Excel

Se selecionarmos a célula A1 e B1 e usarmos a opção Mesclar e Centralizar, o Excel manterá o texto da célula mais à esquerda (A1 neste caso) e removerá o texto de todas as outras células. No entanto, o Excel nos avisa antes que isso aconteça. Se você tentar mesclar células com texto, será exibido uma janela de aviso informando sobre isso (como mostrado abaixo).

erro ao mesclar células no Excel

Se você prosseguir e pressionar OK, o Excel irá mesclar as duas células e manterá o texto apenas da célula mais à esquerda. No exemplo acima, ele mesclará A1 e B1 e mostrará somente o texto Sandra.

Mesclar células no Excel usando uma fórmula

Por outro lado, se você quer mesclar células no Excel e manter os dados, então use a função CONCATENAR. Essa função, como o próprio nome sugere, serve para unir duas ou mais cadeias de textos.

Por exemplo, no caso acima, insira a seguinte fórmula na célula C1:

=CONCATENAR(A1;” “;B1)

Mesclar células no Excel usando uma fórmula

Neste caso, estamos combinando as células A1 e B1 e temos um caractere de espaço como o separador (” “). Se você não quiser nenhum separador, pode simplesmente deixá-lo de fora e usar a fórmula =CONCATENAR(A1;B1)

Como alternativa, você pode usar qualquer outro separador, como vírgula ou ponto e vírgula.

Esse resultado da função CONCATENAR está em uma célula diferente (em C1). Então você pode querer copiá-lo (como valores) na célula que você deseja mesclar.

Dica: Você também pode usar o sinal (&) para combinar textos no Excel. Por exemplo, você também pode usar =A1&””&B1

Mesclar células no Excel usando &


Vantagem de não mesclar células no Excel

Quando você usa a opção Mesclar e Centralizar para mesclar células, ela tira a capacidade de classificar esse conjunto de dados através da ferramenta de Filtro do Excel. Isso significa que se você tentar classificar um conjunto de dados que tenha células mescladas, o Excel mostrará a seguinte mensagem:

Filtro com células mescladas no Excel

Alternativa de uso de Mesclar e Centralizar

Se você quiser mesclar células em diferentes colunas em uma única linha, aqui está uma alternativa à opção Mesclar e Centralizar – a opção Centralizar Seleção. Para isso, siga as etapas abaixo:

1. Selecione as células que você deseja mesclar.
2. Pressione as teclas de atalho Ctrl+ 1 para abrir a caixa de diálogo das células de formato.
3. Na guia Alinhamento, na lista suspensa Horizontal, selecione Centralizar seleção.

 Centralizar seleção

4. Clique em OK para finalizar.

Isso irá mesclar as células de uma maneira que, independentemente do que você digite na célula mais à esquerda, centralizada, você ainda pode selecionar cada célula individualmente. Isso também não mostra um erro ao tentar classificar os dados.

Excel Centralizar seleção

OBSERVAÇÃO: Para que a opções Centralizar Seleção funcione, certifique-se de que apenas a célula mais à esquerda tenha dados.

Você também pode gostar dos seguintes tutoriais do Excel:

E então, o que achou da dica sobre mesclar células no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!