Autopreenchimento no Excel: Como ativar e desativar

O Excel possui um recurso prático para economia de tempo chamado Autopreenchimento. Esse recurso pode economizar tempo quando se insere muitas informações semelhantes em uma coluna. Você já deve ter notado esse recurso antes – quando você começa a digitar algo em uma célula, o Excel tenta adivinhar o que você está digitando e mostra uma “correspondência” que você pode aceitar simplesmente pressionando Enter.

Mas afinal, como funciona o Autopreenchimento no Excel? Como ativá-lo e desativá-lo? Confira os detalhes a seguir:

O que é o Autopreenchimento do Excel?

O Autopreenchimento no Excel é um recurso muito interessante para poupar tempo na digitação de dados em planilhas, pois ele permite a criação de correspondências quando se insere informações repetidas em uma coluna.

As “correspondências” que o Excel usa em seu “palpite” não são nada além do que o conteúdo das células que você já preencheu anteriormente. Por exemplo, se você tiver informações nas células A1 a A5 e estiver inserindo um valor na célula A6, o Excel examinará o que você está digitando. Se os primeiros caracteres coincidirem com algo em qualquer uma das cinco células inseridas anteriormente na coluna, o Excel irá fornecer o Autopreenchimento para a célula correspondente.

Observe no exemplo abaixo onde estamos inserindo na coluna A o nome de alguns meses. Note que ao digitar as primeiras letras, o Excel analisa se existe alguma correspondência nas células preenchidas anteriormente, fornecendo uma sugestão de preenchimento caso positivo.

O que é o Autopreenchimento no Excel

Vale destacar que o Excel só tenta corresponder a sua nova entrada com as células imediatamente adjacentes acima daquela em que você está digitando as informações. Ele pára de tentar corresponder entradas quando uma célula em branco é atingida. Por exemplo, suponha que você tenha informações nas células A1 a A14 e A16 a A23. Quando você começa a digitar uma entrada na célula A24, o Excel tenta apenas combiná-lo com valores de A16 a A23; a célula em branco na A15 interrompe as comparações.

Como ativar/desativar o Autopreenchimento no Excel?

De fato o recurso de Autopreenchimento no Excel é ótimo para quem deseja inserir dados duplicados em uma planilha. E se você pretende ativá-lo em seu Excel ou simplesmente não deseja usá-lo mais em suas planilhas, basta seguir os passos abaixo para ativar ou desativar a ferramenta de Autopreenchimento do Excel:

  • Acesse a guia Arquivo > Opções
  • Na caixa de diálogo ‘Opções do Excel‘, acesse a opção Avançado na lateral direita
  • Marque a caixa onde diz “Habilitar Preenchimento Automático para valores de células“.
  • Clique em OK para finalizar.
  • Pronto! O Autopreenchimento estará habilitado em seu Excel. Para desabilitá-lo, basta seguir os passos anteriores.

Como desativar o Autopreenchimento no Excel

Dicas Extras

  • O Autopreenchimento no Excel não tenta corresponder às células que contêm apenas números, datas ou horas. Neste caso, as células devem conter texto ou uma combinação de texto e números.
  • Se o texto que o Autopreenchimento exibe não estiver correto, continue digitando.
  • O Autopreenchimento já vem ativado no Excel por padrão. Para desativa-lo, basta seguir as etapas citadas anteriormente acima.

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da ferramenta de Autopreenchimento do Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!