Autopreenchimento no Excel: Como Ativar e Desativar

O Excel possui um recurso prático para economia de tempo chamado Autopreenchimento. Esse recurso pode economizar tempo quando se insere muitas informações semelhantes em uma coluna. Você já deve ter notado esse recurso antes – quando você começa a digitar algo em uma célula, o Excel tenta adivinhar o que você está digitando e mostra uma “correspondência” que você pode aceitar simplesmente pressionando Enter.

Mas afinal, como funciona o Autopreenchimento no Excel? Como ativá-lo e desativá-lo? Existem outras maneiras de economizar tempo ao inserir dados no Excel? Para descobrir a resposta para essas perguntas, confira os detalhes a seguir.

O que é o Autopreenchimento do Excel?

O Autopreenchimento no Excel é um recurso muito interessante para poupar tempo na digitação de dados em planilhas, pois ele permite a criação de correspondências quando se insere informações repetidas em uma coluna.

As “correspondências” que o Excel usa em seu “palpite” não são nada além do que o conteúdo das células que você já preencheu anteriormente. Por exemplo, se você tiver informações nas células A1 a A5 e estiver inserindo um valor na célula A6, o Excel examinará o que você está digitando. Se os primeiros caracteres coincidirem com algo em qualquer uma das cinco células inseridas anteriormente na coluna, o Excel irá fornecer o Autopreenchimento para a célula correspondente.

Observe no exemplo abaixo onde estamos inserindo na coluna A o nome de alguns meses. Note que ao digitar as primeiras letras, o Excel analisa se existe alguma correspondência nas células preenchidas anteriormente, fornecendo uma sugestão de preenchimento caso positivo.

O que é o Autopreenchimento no Excel

Vale destacar que o Excel só tenta corresponder a sua nova entrada com as células imediatamente adjacentes acima daquela em que você está digitando as informações. Ele para de tentar corresponder entradas quando uma célula em branco é atingida. Por exemplo, suponha que você tenha informações nas células A1 a A14 e A16 a A23. Quando você começa a digitar uma entrada na célula A24, o Excel tenta apenas combiná-lo com valores de A16 a A23; a célula em branco na A15 interrompe as comparações.

Como ativar/desativar o Autopreenchimento no Excel?

De fato o recurso de Autopreenchimento no Excel é ótimo para quem deseja inserir dados duplicados em uma planilha. E se você pretende ativá-lo em seu Excel ou simplesmente não deseja usá-lo mais em suas planilhas, basta seguir os passos abaixo para ativar ou desativar a ferramenta de Autopreenchimento do Excel:

  • Acesse a guia Arquivo > Opções
  • Na caixa de diálogo ‘Opções do Excel‘, acesse a opção Avançado na lateral direita
  • Marque a caixa onde diz “Habilitar Preenchimento Automático para valores de células“.
  • Clique em OK para finalizar.
  • Pronto! O Autopreenchimento estará habilitado em seu Excel. Para desabilitá-lo, basta seguir os passos anteriores e desmarcar a respectiva caixa.

Autopreenchimento no Excel

Dicas Extras

  • O Autopreenchimento no Excel não tenta corresponder às células que contêm apenas números, datas ou horas. Neste caso, as células devem conter texto ou uma combinação de texto e números.
  • Se o texto que o Autopreenchimento exibe não estiver correto, continue digitando.
  • O Autopreenchimento já vem ativado no Excel por padrão. Para desativá-lo, basta seguir as etapas citadas anteriormente acima.




Preenchimento Automático usando Alça de Preenchimento

Além do recurso mostrado acima, o Excel também conta com a ferramenta Alça de Preenchimento. Com ela você pode criar listas personalizadas, clicar duas vezes para preencher um grande intervalo e muito mais. Confira abaixo as diferentes possibilidades de uso desta ferramenta que também poderá poupar seu tempo ao usar o Excel.

Exemplo 1: Como inserir valores iguais em várias células

O uso mais simples e comum da alça de preenchimento é o preenchimento de valores iguais em várias células. Neste caso, basta clicar sobre a alça de preenchimento e arrastar até o local que você deseja replicar as informações. Veja o exemplo abaixo:

 

Preencher automaticamente mesmos valores em várias células do Excel

Exemplo 2: Preencher um intervalo com números sequenciais

A alça de preenchimento também pode ser usada para inserir números sequenciais dentro de um intervalo de células. Com esta ferramenta, podemos fazer o preenchimento de forma automática, sem precisar digitar número por número.

No exemplo, vamos usar uma tabela, onde queremos inserir os números de 1 a 10. Para fazer isso usando a alça de preenchimento, basta clicar sobre a alça no canto direito do primeiro item da lista. Com o botão do mouse pressionado, clique sobre a tecla Ctrl, mantendo-a pressionada. Agora basta arrastar a alça até o fim da tabela. Confira o exemplo abaixo:

Como Preencher um intervalo com números sequenciais

Exemplo 3: Preencher uma lista automaticamente com dois cliques na alça de preenchimento

Para usar esta funcionalidade, sua lista deve ter informações à direito ou a esquerda da lista a ser criada. Confira no exemplo abaixo:

Como Preencher uma lista automaticamente com dois cliques na alça de preenchimento

Note no exemplo acima, que se não existirem informações tanto do lado esquerdo quanto do direito, esta funcionalidade não irá funcionar. Neste caso, você precisará arrastar a alça de preenchimento.


Exemplo 4: Preencher uma série de valores que contenham texto

Se você tem uma série de valores, juntamente com textos é possível também usar a alça de preenchimento para arrastar estas informações em sequência para as demais células. Veja o exemplo abaixo:

Alça de preenchimento para arrastar valores e texto

Exemplo 5: Preencher séries repetidas dentro de um intervalo

Suponha que você tenha uma tabela contendo as palavras SIM, NÃO e TALVEZ, nesta sequência. Para repeti-las, basta selecioná-las e usar a alça de preenchimento, arrastando as informações para as outras células. Confira o exemplo:

Como preencher automaticamente série de informações em várias células

Note que, podemos usar a alça de preenchimento para preencher automaticamente as informações na vertical e também na horizontal.

Exemplo 6: Inserir células vazias ao preencher uma série

Para este exemplo vamos usar a mesma tabela anterior, onde temos as palavras SIM, NÃO, TALVEZ. No entanto, queremos inserir uma linha vazia entre cada sequência.

Deste modo, para fazermos isso, basta selecionar as informações junto com uma linha vazia, em seguida usar a alça de preenchimento, como mostra o exemplo a seguir:

Como usar a alça de preenchimento do Excel pulando linhas

Observação: Se você deseja inserir mais de uma linha vazia entre as informações, basta selecionar a quantidade de linhas vazias que deseja, antes de usar a alça de preenchimento.

Exemplo 7: Preenchimento automático reconhecido pelo Excel

O Excel, reconhece algumas sequências automaticamente como, por exemplo, meses e dias da semana. Sendo assim, se você deseja preencher automaticamente os meses e dias da semana basta arrastar a alça de preenchimento para inserir estas informações. Veja o exemplo abaixo:

Autopreenchimento automático de meses

Exemplo 8: Criando listas personalizadas para preenchimento automático

Como vimos no exemplo anterior, o Excel possui listas de preenchimento sequencial que são reconhecidas automaticamente. Mas você sabia que também é possível criar listas personalizadas para o preenchimento automático?




Para criá-las, basta seguir o passos a passo abaixo:

1. Para o exemplo, vamos criar uma lista de compras com alguns itens básicos. Então, insira na planilha os itens da lista:

Séries de listas personalizadas para preenchimento automático

2. Em seguida vá até a guia Arquivo > Opções > Avançado > Geral, selecione Editar listas personalizadas:

Como criar séries de listas personalizadas para preenchimento automático

3. Na janela de “Opções” que irá abrir, insira o intervalo que contém a lista, clique em Importar e em seguida Ok:

listas personalizadas para preenchimento automático

4. Note que agora a sua lista está inserida nas listas personalizadas:

lista personalizadas para preenchimento automático

5. Pronto, agora sua lista está criada. Sendo assim, se você digitar Arroz em alguma célula e usar a alça de preenchimento e arrastar, ela irá inserir os demais itens da lista. Veja o exemplo:

Criar listas personalizadas para preenchimento automático no Excel

Exemplo 9: Preenchimento Automático de datas no Excel

Você também pode usar a alça de preenchimento para inserir datas iguais, datas sequenciais, mesmo dia em meses diferentes e mesmo dia e mês em anos diferentes, confira:

Inserindo datas iguais 

Para inserir uma série de datas iguais, basta usar a alça de preenchimento com a tecla Ctrl pressionada, confira:

Inserir datas iguais em várias linhas do Excel

Inserindo datas sequenciais

Para datas sequenciais, simplesmente arraste a alça de preenchimento até a data desejada. Veja o exemplo:

Inserir datas sequenciais em várias linhas do Excel

Inserindo mesmo dia em meses diferentes 

Se você precisa preencher uma tabela com o mesmo dia mas em meses sequenciais, saiba que também é possível por meio da alça de preenchimento, usando as opções personalizadas.

Você já deve ter notado que quando arrastamos a alça de preenchimento aparece uma caixinha ao final, nela contem as Opções de autopreenchimento, para acessá-la, basta colocar o mouse sobre ela e ira na seta que irá aparecer. Veja no exemplo abaixo as opções que ela nos fornece para o preenchimento de datas:

Como inserir automaticamente dias iguais e meses diferentes no excel

Nas opções você poderá escolher, como você deseja que as datas sejam preenchidas. Para este exemplo, iremos selecionar a opção Preencher meses. Confira o resultado:

Inserir automaticamente dias iguais em meses diferentes no Excel

Note que desta forma, toda a sequencia foi preenchida automaticamente com o mesmo dia e em meses diferentes.

Inserindo mesmo dia e mês em anos diferentes 

Para inserir automaticamente datas em anos diferentes basta escolher a opção Preencher anos, nas Opções de autopreenchimento. Confira:

Como inserir automaticamente dias e meses iguais e anos diferentes

Habilitar ou desabilitar o recurso de preenchimento automático no Excel

Por padrão, a opção de alça de preenchimento automático está habilitada no Excel. No entanto, se você deseja desabilitar esta funcionalidade, basta desativá-la conforme passo a passo abaixo:

1. Vá até a guia Arquivo > Opções > Avançado, em Opções de edição desmarque a opção Habilitar alça de preenchimento e arrastar e soltar célula. Veja a imagem abaixo:

Habilitar ou desabilitar o recurso de preenchimento automático no Excel

2. Após desmarcar esta opção basta clicar em Ok. Agora esta funcionalidade está desabilitada e a alça não irá mais estar visível:

Como desabilitar o recurso de preenchimento automático no Excel

Para habilitar novamente a alça de preenchimento, basta marcá-la novamente nas Opções do Excel.

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da ferramenta de Autopreenchimento do Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!