Como Contar Células Preenchidas no Excel

Quer aprender a contar células preenchidas no Excel? Então você está no lugar certo!

Às vezes, no Excel, quando há uma coluna preenchida com muitos valores, pode ser útil saber quantas células realmente estão preenchidas. E a boa notícia é que existem diferentes maneiras de se fazer isso no Excel.

Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:

Opções para Contar Células Preenchidas Excel

O Excel fornece diferentes opções para realizar a contagem de células não vazias. A seguir separamos algumas das opções mais comuns:

Opção 1: Contagem na Barra de Status do Excel

A barra de status do Excel mostra várias ferramentas que podem ser úteis. Nela você poderá ver layouts de página, controle deslizante de zoom e funções matemáticas básicas exibidas para valores numéricos.

Para ver quantas células selecionadas contêm dados, basta olhar para a opção Contagem na barra de status.

Observação: Esta opção não funcionará se você tiver apenas uma célula preenchida no intervalo selecionado.

Contagem na Barra de Status do Excel

Opção 2: Contar Preenchidas com a Opção Localizar e Substituir

Outra alternativa para contar células preenchidas no Excel é utilizando a caixa de diálogo padrão Localizar e Substituir.

Esse método pode ser bem interessante se você tiver uma tabela grande. Você obterá todos os valores exibidos em uma janela junto com seus endereços de células. Além disso, você pode navegar facilmente para qualquer item clicando em seu nome na lista. Confira as etapas a seguir:

1. Selecione o intervalo onde você precisa contar as células preenchidas e pressione as teclas de atalho Ctrl + L

2. Você verá a caixa de diálogo Localizar e substituir. Digite o símbolo de asterisco (*) no campo Localizar. Veja o exemplo abaixo:

contagem Localizar e Substituir

3. Em seguida, clique no botão Opções e escolha o item Valores ou Fórmulas na lista suspensa Examinar:.

  • Se você selecionar a opção Valores, a ferramenta contará todas as células preenchidas e ignorará as fórmulas em branco.
  • Por outro lado, se você selecionar a opção Fórmulas, a ferramenta Localizar e Substituir mostrará todas as células que possuem valores e quaisquer fórmulas.

Localizar e Substituir




4. Clique em Localizar tudo para ver os resultados. Você obterá todos os itens encontrados e suas quantidades no painel.

células preenchidas com contagem Localizar e Substituir

Dica extra: Opcionalmente você pode selecionar todos os itens encontrados no painel Localizar e Substituir. Você verá todas as células não vazias destacadas e isso permanecerá depois de fechar a janela.

Opção 3: Usando a função CONT.VALORES

Outra opção para contar células preenchidas no Excel é utilizando uma função. E, neste caso, o Excel já conta com uma função específica para realizar este tipo de contagem que no caso é a função CONT.VALORES.

Em outras palavras, a função CONT.VALORES é uma função estatística do Excel que conta o número de células preenchidas (não vazias) em um intervalo de células ou na referência de célula. Por exemplo, as células A1 e A3 contêm valores, mas a célula A2 está vazia. Neste caso, a fórmula CONT.VALORES(A1;A2;A3) retornará 2.


A função CONT.VALORES pode contar células contendo vários tipos de dados. Isso inclui texto, números, valores booleanos, valores de data / hora, valores de erro e strings de texto vazias (“”). Ele retorna um valor numérico.

A sintaxe da função CONT.VALORES do Excel é a seguinte:

=CONT.VALORES(valor1, [valor2], …)

Onde:

  • valor 1: Argumento obrigatório. Este primeiro argumento representa os valores que se deseja contar.
  • valor 2: Argumento opcional. São argumentos adicionais que representam os valores que deseja-se contar. O máximo de argumentos são 255.

Utilizando o mesmo exemplo mostrado anteriormente, a fórmula ficará:

=CONT.VALORES(A2:A12)

Veja o exemplo abaixo:

Usando a função função CONT.VALORES

Opção 4: Usando a função CONT.SE

Conforme demonstrado anteriormente, a função CONT.VALORES é usada especificamente para a contagem de células que não estão vazias. No entanto, também é possível utilizar a função CONT.SE com o mesmo objeto.

Utilizando o mesmo exemplo mostrado anteriormente, neste caso a fórmula ficará da seguinte maneira:

=CONT.SE(A2:A12;”<>”)

Função Cont.se para contar células não vazias

Opção 5: Contar Células Preenchidas com o VBA

Além das opções apresentadas anteriormente, você também pode automatizar a contagem de células preenchidas através do VBA.

Quando se trata de VBA, pode-se dizer que existem diferentes maneiras de se obter um mesmo resultado. E para este caso, criamos um código que analisa um intervalo de células que é selecionado pelo usuário e retorna uma mensagem informando a quantidade de células preenchidas dentro do intervalo selecionado.

Para isso, siga as etapas abaixo:

1. Use as teclas de atalho ALTF11 no teclado para abrir a janela do VBA.

2. Clique Inserir > Módulo e copie o código abaixo no módulo criado.

Sub ContarPreenchidas()
Dim rng As Range
Dim WorkRng As Range
Dim total As Long
On Error Resume Next
xTitleId = "Contar Preenchidas"
Set WorkRng = Application.Selection
Set WorkRng = Application.InputBox("Range", xTitleId, WorkRng.Address, Type:=8)
For Each rng In WorkRng
If Not IsEmpty(rng.Value) Then
total = total + 1
End If
Next
MsgBox "Há " & total & " células preenchidas neste intervalo"
End Sub

3. Feche a janela do VBA.




4. Para executar a macro, acesse a guia Desenvolvedor > Inserir > Botão (Controle de Formulário). Ao inserir o botão em sua planilha, selecione a macro que criada anteriormente.

5. Pronto! Agora basta clicar no botão, selecionar o intervalo desejado e o Excel mostrará em uma caixa de mensagem a quantidade de células preenchidas no intervalo selecionado.

Contar Células Preenchidas com o VBA

Dica extra: Caso seja iniciante na programação VBA, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Como Gravar Macros no Excel – Um Guia Passo a Passo

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das dicas para Contar Células Preenchidas no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!