Como Somar uma Coluna no Excel (Diferentes Opções)

Quer saber como somar uma coluna no Excel? Então você está no lugar certo!

Pode-se dizer que a soma de valores no Excel é um dos cálculos mais comuns e que costumamos realizar com bastante frequência. Você pode por exemplo, somar vendas de diferentes meses, obter a soma das notas de um determinado aluno, entre outras situações bastante comuns.

Neste post iremos te mostrar diferentes opções para você calcular a soma de uma coluna no Excel. Confira!

Opção 1: Soma com a Barra de Status

Se você precisa somar uma coluna no Excel, então a maneira mais rápida e simples de se fazer isso é basicamente selecionar a coluna desejada e conferir a barra de status (localizada na parte inferior da sua tela).

No exemplo abaixo, temos uma planilha onde desejamos obter o total da coluna B. Para isso, basta selecionar os valores e conferir o total na barra de status.

somar colunas no excel

Assim que você selecionar a coluna inteira, notará que a barra de status mostra a SOMA da coluna.

barra de status

Uma grande vantagem de usar a barra de status para obter a soma de uma coluna no Excel é que ela ignora as células que possuem o texto e considera apenas os números.

Além disso, caso deseje obter a soma de várias colunas, você pode fazer a seleção e ela mostrará o valor total da soma de todas as colunas selecionadas.

Por outro lado, um ponto negativo de usar a barra de status para obter a soma é que você não pode copiar esse valor. Mas a boa notícia é que o Excel disponibiliza outras opções de soma de colunas conforme veremos a seguir.


Opção 2: Soma de Coluna com AutoSoma

A AutoSoma é uma ferramenta excelente que possibilita obter rapidamente a soma de uma coluna inteira com um único clique.

Suponha novamente que você tenha o conjunto de dados como mostrado abaixo e que deseja obter a soma dos valores na coluna B. Para isto, basta seguir as etapas abaixo:

1. Selecione a célula logo abaixo da última célula na coluna na qual você deseja obter a soma.

autosoma - para somar coluna

2. Em seguida, acesse a guia Fórmulas > AutoSoma

AutoSoma no Excel - soma de colunas

Seguindo as etapas acima, o Excel irá somar de toda a coluna na célula selecionada.

Você também pode usar a Soma automática selecionando a coluna que possui o valor e pressionando a opção AutoSoma na guia Fórmula. Assim que você fizer isso, ele fornecerá a soma automática na célula abaixo da seleção. Veja o exemplo abaixo:

usando AutoSoma

A AutoSoma detecta automaticamente o intervalo e inclui todas as células na função SOMA. Se você selecionar a célula que possui a soma e examinar a fórmula, notará que ela se refere a todas as células acima dela na coluna.

Se você optar por este método para somar colunas no Excel, saiba que a AutoSoma não identifica o intervalo correto caso haja células vazias no intervalo ou se alguma célula contenha o valor de texto. No caso da célula vazia (ou valor do texto), o intervalo de soma automática começaria abaixo dessa célula.


Opção 3: Somar coluna no Excel usando atalho

Se você quer simplificar ainda mais o seu trabalho na hora de somar uma coluna no Excel, então saiba que você pode usar um simples atalho do teclado.

Para isto, basta selecionar a célula onde deseja a soma da coluna e usar o atalho (ALT =)

Esse atalho é uma alternativa mais prática de se usar a AutoSoma conforme mostramos no exemplo anterior.

Opção 4: Somar coluna com a função SOMA

Se você está procurando diferentes opções de como somar uma coluna no Excel, então saiba que o uso da função SOMA inserida manualmente em uma célula, é o método mais tradicional para executar essa tarefa.

Usando o mesmo exemplo citado anteriormente, suponha que você tenha um conjunto de dados como mostrado abaixo e deseje a soma dos valores na coluna B. Para isto, basta seguir as etapas abaixo:

1. Selecione a célula onde deseja obter a soma das células / intervalo

2. Na célula selecionada, insira a seguinte fórmula =SOMA(

função SOMA

3. Selecione as células que você deseja somar. Você pode usar o mouse ou a tecla de seta (com as setas, mantenha pressionada a tecla Shift e, em seguida, use as setas para selecionar o intervalo de células).

4. Feche o parentese e pressione a tecla Enter para finalizar. Veja o exemplo abaixo:

somar coluna no excel com função SOMA

Opção 5: Somando colunas com intervalos nomeados e função SOMA

Outra opção bastante interessante para somar colunas no Excel é usar intervalos nomeados na função SOMA para obter rapidamente o valor da soma. Isso pode ser útil quando você espalha dados em uma planilha grande e deseja obter rapidamente a soma de uma coluna ou intervalo. Você primeiro precisa criar um intervalo nomeado e, em seguida, pode usar esse nome para obter a soma.

Abaixo está um exemplo em que nomeamos o intervalo – Vendas. Deste modo, podemos realizar a soma da coluna usando a seguinte fórmula:

=SOMA(Vendas)

soma com intervalo nomeado

Note que quando você usa a função SOMA para obter a soma de uma coluna, ela também inclui as células filtradas ou ocultas.

Caso você deseja que as células ocultas não sejam incluídas ao somar uma coluna, é necessário usar a função SUBTOTAL ou AGREGAR (mostrada a seguir).


Opção 6: Somar coluna (apenas células visíveis)

Se você tiver um conjunto de dados em que você filtrou células ou as algumas células estão ocultas, não poderá usar a função SOMA caso você deseja mostrar o total apenas das células visíveis. Observe o exemplo abaixo onde estamos exibindo apenas as vendas de alguns meses, porém o Excel nos mostra o total de todos os meses do ano.

somar células visíveis no Excel

No exemplo acima, ao somar as células visíveis, o Excel retorna o resultado R$22.800,00, enquanto o resultado real da soma das células visíveis seria de R$5.650,00.

A razão pela qual obtivemos o resultado errado é que a função SOMA também pega as células filtradas / ocultas ao calcular a soma de uma coluna. Caso você queira obter apenas a soma das células visíveis, não poderá usar a função SOMA. Neste caso, você precisa usar a função AGREGAR ou SUBTOTAL.

Importante: Se você estiver usando o Excel 2010 ou versões posteriores, poderá usar a função AGREGAR. Ele faz tudo o que a função SUBTOTAL faz e um pouco mais. Caso você esteja usando versões anteriores, poderá usar a função SUBTOTAL para obter apenas a SOMA de células visíveis (ou seja, ignora as células filtradas / ocultas).

Abaixo está a fórmula que você pode usar para obter a soma apenas das células visíveis em uma coluna:

=AGREGAR(9;3;B4:B13)

função AGREGAR

A função AGREGAR usa os seguintes argumentos:

núm_função: Este é um número que informa à função AGREGAR o cálculo que precisa ser feito. Neste exemplo, usamos o argumento 9 pois queremos retornar a soma.

opções: nesse argumento, você deverá especificar o que deseja ignorar ao fazer o cálculo. Neste exemplo, usemos o argumento 3, que ‘Ignora a linha oculta, os valores de erro, as funções SUBTOTAL e AGREGAR aninhadas‘. Em resumo, usaremos apenas as células visíveis para o cálculo.

matriz: esse é o intervalo de células para o qual você deseja obter o valor. Em nosso exemplo, este é B4:B13 (que também possui algumas linhas ocultas / filtradas)

Caso esteja usando o Excel 2007 ou versões anteriores, você pode usar a seguinte fórmula do Excel:

=SUBTOTAL(9;B4:B13)

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica de Como Somar uma Coluna no Excel? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!