Como Somar Horas no Excel – Passo a Passo

Se você quer aprender a somar horas no Excel, então você está no lugar certo!

Somar horas usando o Excel é uma tarefa simples, porém é algo que costuma gerar dúvidas por parte dos usuários, pois nem sempre o Excel retorna o resultado esperado por adotar um determinado formato para datas.

Neste artigo você encontrará exemplos práticos que cobrem as principais necessidades dos usuários quando se trata realizar a soma de horas no Excel. Confira!

Somar Horas no Excel – Abaixo de 24 horas

Essa é a maneira mais simples de somar horas no Excel. No exemplo abaixo temos uma lista de disciplinas e queremos somar a carga horária de cada disciplina para obter o total de horas.

Neste caso, usaremos a função SOMA para retornar o resultado de 12:10 horas. Como o total de horas ficou abaixo de 24 horas, não será necessário realizar nenhum tipo de conversão no formato de horas.

Somar Horas Abaixo de 24 horas

Somar Horas no Excel – Acima de 24 horas

Em um outro exemplo, estamos usando a função soma para somar 15:10 + 12:40 + 11:30. O resultado da soma neste caso, deveria ser de 39:20. No entanto, o Excel retornou o resultado 15:20.

Somar Horas no Excel - Acima de 24 horas

Isso ocorre porque as disciplinas estão no formato de 24 horas, ou seja, 15:10 é o mesmo que 03:10 e 12:40 é o mesmo que 00:40. Portanto, o Excel realiza a soma da seguinte maneira: 03:10 +00:40 +11:30 = 15:20.

Como esse não é o resultado que queremos, então será necessário alterar o formato da hora seguindo a etapa abaixo:

1. Selecione a célula que contém o total de horas (neste exemplo, B5).

2. Acesse a guia Página inicial e expanda o menu suspenso Formato do número (se preferir, use o atalho Ctrl + 1).

3. Na caixa de diálogo Formatar Células, acesse a categoria Hora e selecione o opção: 37:30:55

formato de hora Excel

4. Clique em OK para finalizar.

Isso fará com que a soma seja mostrada corretamente, ou seja, o resultado muda de 15:20 para 39:20:00

soma de horas no excel


Adicionando Horas no Excel

Suponha que você queira adicionar o intervalo de horas no Excel a uma determinada quantidade de horas. Para fazer isso, é necessário dividir o número de horas, minutos ou segundos pelo número da unidade correspondente em um dia (24 horas, 1440 minutos, 86400 segundos) e adicionar o quociente resultante ao tempo especificado. Confira os exemplos abaixo para melhor compreensão:

Exemplo 1: Quando o tempo a ser adicionado for inferior a 24 horas

Neste exemplo, podemos ver que a célula A2 contém um horário inicial e o número de horas que desejamos adicionar a ele está contido na célula B2. Agora, essa adição de valores de duas vezes é feita da seguinte maneira:

=Hora inicial + (número de horas a serem adicionadas / 24)

Quando o tempo a ser adicionado for inferior a 24 horas

Portanto, vemos que quando 8 horas são adicionadas ao horário: 12:00, obtemos o resultado como 20:00.

Isso também pode ser feito usando a função TEMPO da seguinte maneira:

=Hora inicial + TEMPO(número de horas a serem adicionadas;0;0)

=Hora inicial + TEMPO(número de horas a serem adicionadas;0;0)Importante: A função TEMPO pode ser usada dessa maneira somente quando desejamos adicionar menos de 24 horas.


Exemplo 2: Quando o tempo a ser adicionado for superior a 24 horas

Se você precisa adicionar uma quantidade de tempo a uma determinada quantidade de horas e a soma for superior a 24 horas, então siga as etapas abaixo:

1. Use a fórmula =Hora inicial + (número de horas a serem adicionadas / 24)

Quando o tempo a ser adicionado for superior a 24 horas

2. Note que o resultado mostrado será incorreto, pois será necessário ajustar o formato da hora. Para fazer isso, selecione a célula que contém a soma da Hora (neste exemplo, C4).

3. Acesse a guia Página inicial e expanda o menu suspenso Formato do número (se preferir, use o atalho Ctrl + 1). Na caixa de diálogo Formatar Células, acesse a categoria Personalizado e selecione a opção: [h]:mm:ss

[h]:mm:ss

4. Em Tipo, apague a seguinte informação: “:ss“. Ou seja, o novo formato deverá ficar como: [h]:mm.

[h]:mm

5. Clique em OK para finalizar.

Pronto! Agora o resultado será mostrado corretamente.

adicionar horas

Exemplo 3: Adicionando minutos a horas

No exemplo abaixo, precisamos adicionar uma quantidade específica de minutos em determinada quantidade de tempo. Para isso, podemos usar a seguinte fórmula.

= Tempo inicial + (número de minutos a serem adicionados / 1440)

Observe que estamos dividindo o valor contido em B2 por 1440, pois essa é a quantidade de minutos em 24 horas. O resultado dessa divisão é somado com a quantidade de tempo na célula A2.

Tempo inicial + (número de minutos a serem adicionados / 1440)

Do mesmo modo, se você precisar adicionar segundos a uma quantidade de tempo no Excel, então basta usar a seguinte fórmula:

= Tempo inicial + (número de segundos a serem adicionados / 86400)

Como Somar Horas Trabalhadas no Excel

Um outro cenário muito comum é a necessidade de somar horas trabalhadas no Excel. No exemplo abaixo, temos uma tabela com a horas de entrada e saída de um funcionário ao longo de uma semana e neste caso, precisamos calcular o total de horas trabalhadas.

Como Somar Horas Trabalhadas no Excel

O primeiro passo é encontrar o total de horas trabalhadas em cada dia da semana. E para isso, basta subtrair a hora de saída pela hora de entrada.

Em seguida, usaremos a função SOMA para somar o total de horas de todos o dias.

Observe que temos como resultado 23:10, porém precisamos converter o formato de horas para que o Excel mostre o total correto.

Para isso, selecione a célula que contém o total de horas (D7 neste exemplo) e use o atalho Ctrl + 1. Na caixa de diálogo Formatar Células, acesse a categoria Hora e selecione o opção: 37:30:55 e clique em OK para finalizar.

formato 37:30:55

Pronto! Agora temos a soma do total de horas trabalhas corretamente.




Somar Horas de um dia para o outro

Se você precisa somar horas de um dia para o outro no Excel, então saiba que também é muito simples. No exemplo abaixo temos o registro em que uma determinada máquina foi ligada e desligada.

Note que as datas são diferentes e neste caso, precisamos saber quanto tempo a máquina ficou ligada, ou seja, precisamos somar horas de um dia para o outro.

Somar Horas de um dia para o outro

Para isso, basta subtrair B2 – A2. Como o resultado será maior do que 24 horas, então será necessário formatar a célula C2 para o formato personalizado [h]:mm conforme mostrado anteriormente.

Como resultado temos:

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do tutorial sobre somar horas no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!