Formato CNPJ, CPF, RG e outros personalizados no Excel

Se você quer aprender a deixar uma célula no formato CNPJ, CPF, RG entre outros formatos personalizados, então você está no lugar certo.

Uma dúvida muito comum dos usuários de Excel é como formatar uma célula com o formato de CNPJ, CPF, telefone, CEP, etc. E para responder a essa dúvida, criamos um guia completo com os formatos personalizados mais comuns do Excel. Confira!

Por que criar formatos personalizados?

Criar formatos personalizados no Excel permite que você ganhe tempo sendo mais produtivo na hora se inserir dados em sua planilha. Se você precisa, por exemplo, inserir uma grande quantidade de números de CNPJ em uma planilha, acabará perdendo muito tempo inserindo pontos e barra para cada sequência.

Por outro lado, se você já tem um formato personalizado para CNPJ configurado, basta inserir apenas os números e o Excel se encarregará se formatá-los no padrão de CNPJ. O mesmo vale para números de CPF, RG, Telefone, CEP entre outros.

Alguns desses formatos já estão prontos para serem usados no Excel, já outros precisam ser criados. Veremos cada caso a seguir.

Formato CNPJ

Se você precisa usar o formato CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) em suas planilhas, basta seguir os passos abaixo:

1. Clique na célula que irá receber os dados do CNPJ e clique com o botão direito e escolha a opção Formatar células… Se preferir, você também poderá usar o atalho Ctrl + 1.

Como deixar no Formato CNPJ no Excel2. Na janela ‘Formatar Células‘, acesse a guia Número > Personalizado

formato cnpj excel como fazer

3. No campo Tipo, insira o seguinte formato: ” “00”.”000″.”000″/”0000-00

cnpj excel como criar formatação

4. Clique em OK para finalizar.

Pronto! Agora basta inserir a inserir o CNPJ na célula formatada e o Excel automaticamente irá aplicar o formato CNPJ.

Inserir cnpj no excel

Dica: Para aplicar a mesma formatação em outras células, use o Pincel de Formatação.



Formato CPF

Se você precisar aplicar o formato CPF (Cadastro de Pessoa Física) em suas planilhas, então basta seguir a etapas abaixo:

1. Acesse novamente a janela ‘Formatar Células’ e na guia Número > Personalizado, insira o seguinte tipo de formato: 000″.”000″.”000-00

Formato CPF no Excel

2. Clique em OK para finalizar.

Pronto! Agora basta inserir a inserir o CPF na célula formatada e o Excel automaticamente irá aplicar o formato CPF.

Inserir CPF Excel Formatação

Formato RG

Além do formato CNPJ e CPF, outro formato personalizado bastante requisitado pelos usuários de Excel é de RG (Registro Geral). Para aplicar este formato basta seguir as mesmas etapas citadas nos formatos de CNPJ e CPF, porém neste caso, usaremos o seguinte tipo de formato: 00″.”000″.”000″-“0

Formato de RG no Excel

Observação: Vale lembrar que cada estado possui autonomia para propor o formato de numeração de RG. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos com um dígito de confirmação. Exemplo: 12 345 678-9.
Se você precisa usar outro formato, basta adaptar com o número de zeros e pontos necessários.

Formato Telefone

Se você precisa aplicar o formato de telefone em suas planilhas do Excel, então basta usar um dos dois tipos de formatos mostrados abaixo:

  • (##) ####-#### Formato para telefones com 8 dígitos + DDD
  • (##) # ####-#### Formato para celulares com 9 dígitos + DDD

Formato de Telefone no Excel

Formato CEP

O Excel por padrão já conta com uma formatação para CEP, o que significa que você não precisará criar um formato personalizado conforme mostrado nos casos anteriores.

Por outro lado, se você precisar aplicar o formato de CEP em uma célula no Excel, basta seguir as etapas abaixo:

1. Acesse novamente a janela ‘Formatar Células’ e na guia Número escolha a opção Especial > CEP + 3.

Formato CEP no Excel

2. Clique em OK para finalizar.


Formato Cartão de Crédito

Se criarmos o formato numérico personalizado para números de cartão de crédito com 16 dígitos (como ################ ou ####-####-####-####), o Excel automaticamente irá alterar o último dígito para zero pois ele só permite inserir em uma célula números com 15 dígitos ou menos. Isso significa que o Excel simplesmente converte em zero qualquer dígito após o 15º dígito.

Felizmente há uma solução para este problema. Siga as etapas abaixo para saber como inserir números de cartão de crédito ou qualquer número com mais de 15 dígitos no Excel.

1. Acesse novamente a janela ‘Formatar Células’ e na guia Número escolha a opção Texto

Formato Cartão de Crédito no Excel

2. Clique em OK para finalizar.

A única desvantagem desse método é que você precisará digitar os hífens manualmente já que o formato texto não aceita personalização. Por outro lado, é uma ótima opção para conseguir inserir mais de 15 dígitos em uma célula do Excel.

Veja o exemplo abaixo como ficará mais fácil a inserção de dados nos formatos personalizados.

Formato CNPJ, CPF, RG e outros personalizados no Excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para aplicar Formato CNPJ, CPF, RG e outros? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!