Erro #DESPEJAR! no Excel: O Que é, Como Corrigir e Exemplos

Se você já se deparou com o erro DESPEJAR no Excel e não soube como resolvê-lo, então este post é para você!

O erro #DESPEJAR, também conhecido como #SPILL!, pode ser algo frustrante, especialmente quando você está tentando organizar seus dados de forma eficiente no Excel. Neste post, vamos explorar o que é o erro DESPEJAR no Excel, além de fornecer exemplos práticos das ocorrências mais comuns deste erro. Continue lendo para descobrir como resolver este problema e garantir que suas planilhas funcionem corretamente.

O que é o Erro DESPEJAR no Excel?

O erro DESPEJAR no Excel, ocorre quando uma fórmula ou função tenta retornar um conjunto de valores que não pode ser inserido na área de células desejada. Este erro é comum com as novas funções de matriz dinâmica introduzidas nas versões mais recentes do Excel, como o Excel 365.

Quando uma fórmula retorna múltiplos valores que precisam ser “despejados” em uma área, o Excel verifica se há espaço disponível para esses valores. Se não houver, o erro #DESPEJAR! (#SPILL!) é exibido.

Um intervalo de células contendo os resultados é chamado de intervalo de derramamento. E se algo na planilha impede o preenchimento desse intervalo, ocorre um erro #DESPEJAR!.

Como solucionar o problema #DESPEJAR! no Excel

Casos Mais Comuns de Ocorrências do Erro #DESPEJAR no Excel

Entender os casos mais comuns em que este erro ocorre, poderá ajudá-lo a diagnosticar e corrigir rapidamente este problema. A seguir, exploraremos os cenários típicos que resultam no erro #DESPEJAR e forneceremos dicas práticas para resolvê-los.




1. Interferência de Dados Existentes

Suponha que você esteja utilizando a função SEQUÊNCIA para gerar uma lista de números em um intervalo, mas há dados existentes nas células de destino. Neste caso, a fórmula retornará o erro #DESPEJAR!, pois a área a ser preenchida com os resultados da fórmula contém células não vazias.

Resolvendo o erro #DESPEJAR! no Excel

No exemplo acima, estamos usando a fórmula =SEQUÊNCIA(10;1) para gerar uma sequência de números de 1 a 10 na coluna A, mas algumas células no intervalo de destino já contêm dados que impedem o completo despejo da fórmula.

Solução:

Verifique a área de despejo e mova ou remova qualquer dado que esteja bloqueando o despejo.

Causa do erro DESPEJAR no Excel

2. Células Mescladas no Intervalo de Despejo

Outro motivo comum para a ocorrência do erro #DESPEJAR! no Excel está na existência de células mescladas no intervalo de despejo.

Para melhor compreensão, observe o exemplo abaixo que estamos utilizando a seguinte fórmula:

=FILTRO(A1:B10;A1:A10="Banana")

A fórmula acima aplica o filtro no intervalo A1:B10 para retornar apenas os registros do produto “Banana”. No entanto, note que o intervalo de despejo contém células mescladas que impedem o despejo.

O que fazer quando aparece o erro #DESPEJAR! no Excel

Solução:

Selecione o intervalo de despejo e verifique se há células mescladas. Caso positivo, desfaça a mesclagem das células no intervalo de despejo e reaplique a fórmula.

Passo a passo para corrigir o erro #DESPEJAR! no Excel

Dica de leitura: Como Encontrar Células Mescladas no Excel




3. Intervalo de despejo com formato de Tabela

Matrizes dinâmicas não são suportadas em tabelas do Excel, sendo esta uma das causas para a ocorrência do erro #DESPEJAR! no Excel.

No exemplo abaixo estamos utilizando a fórmula =ÚNICO(A1:A11) para extrair os nomes únicos do intervalo A1:A11. No entanto, o intervalo de despejo está formatado como tabela do Excel.

DEPEJAR EXCEL FUNÇÃO ÚNICO

Solução:

Até o momento não está muito claro por que fórmulas de matriz dinâmica não funcionam dentro de tabelas do Excel. De qualquer modo, você poderá solucionar o erro seguindo umas das opções abaixo:

Opção 1: Converta a tabela para um intervalo normal clicando com o botão direito em qualquer lugar dentro da tabela e clique em Tabela > Converter para intervalo.

erro de despejo

Vídeo recomendado: Como Remover Tabela no Excel

Opção 2: Se por alguma razão não for possível remover o formato tabela da planilha, considere colocar a fórmula fora da tabela para permitir que ela se espalhe corretamente.

4. O alcance do despejo é muito grande

Se o intervalo de despejo for muito extenso, às vezes você pode implementar uma fórmula que produza conteúdo obstruído que é muito grande para a planilha manipular e pode se estender além das bordas da planilha. Quando isso acontece, você pode obter um erro #DESPEJAR.

Para melhor compreensão, considere o exemplo abaixo no qual temos uma lista de valores na coluna B e na coluna C desejamos calcular a comissão de 10% da venda de cada vendedor.

No Excel 2019 tradicional e versões anteriores, a fórmula a seguir funciona sem problemas.

=B:B*10%

No entanto, no Excel 365, a mesma fórmula retornará o erro #DESPEJAR!.

SPILL Excel

A causa do erro é que o intervalo de despejo é muito grande.

Solução:

Este é um caso um pouco mais complexo e, dependendo do seu objetivo e da estrutura da planilha, você pode precisar ajustar suas fórmulas de forma diferente. Confira abaixo algumas possíveis soluções:

Opção 1: Utilize um intervalo específico ou uma única célula em vez de colunas inteiras. Neste exemplo, a fórmula ficará:

=B2:B5*10%

#SPILL!

Opção 2: Calcule uma única célula e copie a fórmula para baixo utilizando a alça de preenchimento. Neste exemplo, nossa fórmula ficará:

=B2*10%

O alcance do despejo é muito grande

Opção 3: Use o operador de interseção implícito (@ símbolo), que foi introduzido no Excel 365 como parte da atualização de matrizes dinâmicas.

Na sua fórmula, insira o caractere @ onde você deseja reduzir uma matriz ou um intervalo para um único valor, por exemplo, antes de uma referência de intervalo/coluna/linha, função ou expressão. Insira a fórmula na célula mais alta e, em seguida, arraste-a para baixo em quantas linhas forem necessárias.

5. O alcance do despejo é desconhecido

Se o Excel não puder determinar o tamanho da matriz despejada, isso causará um erro de despejo Esse tipo de erro de despejo geralmente é ocorre quando se utiliza funções como: ALEATÓRIO, MATRIZALEATÓRIA, ALEATÓRIOENTRE, DESLOC e INDIRETO.

Por exemplo, quando usamos a seguinte fórmula na célula C4, obtemos um erro de despejo:

=SEQUÊNCIA(ALEATÓRIOENTRE(1;500))

No exemplo acima, a função ALEATÓRIOENTRE retorna um inteiro aleatório entre 1 e 500, e sua saída muda constantemente. Deste modo, a função SEQUÊNCIA não sabe quantos valores múltiplos produzir em uma matriz de despejo dinâmica. Portanto, o erro #DESPEJAR! ocorre.

Solução:

Neste caso, para corrigir o erro, sua única opção será elaborar uma fórmula diferente para sua tarefa.

6. Erro DESPEJAR no Excel por Falta de Memória

Executar uma fórmula de matriz despejada aninhada que faz com que o Excel fique sem memória pode gerar o erro #DESPEJAR!. Nessas circunstâncias, tente se referir a uma matriz ou escala menor.

7. Não reconhecido / Fallback

Você também pode obter um erro DESPEJAR mesmo quando o Excel não reconhece a causa do erro ou não consegue reconciliá-los. Nesses casos, verifique novamente a fórmula e garanta que todos os parâmetros das funções estejam corretos.

Prevenção do Erro DESPEJAR no Excel

Compreender e gerenciar o erro #DESPEJAR no Excel é fundamental para utilizar corretamente as funções de matriz dinâmica. Seguindo as dicas e exemplos fornecidos, você pode evitar e resolver problemas de despejo, garantindo que suas fórmulas funcionem conforme esperado.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus colegas e amigos para que mais pessoas possam aprender a solucionar o erro DESPEJAR no Excel!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *