Comissão de Vendas: Como calcular e gerenciar com o Excel

Como calcular a comissão de vendas? A resposta é que esse tipo de cálculo é mais fácil do que parece e a boa notícia é que você pode usar o Excel para gerenciar as comissões de vendas da sua empresa de maneira prática e rápida.

Seu negócio tem vários vendedores e/ou as comissões variam constantemente? Não se preocupe, pois neste artigo você vai conferir como é possível calcular e gerenciar comissões de venda facilmente no Excel. Confira!

O que é Comissão de vendas?

Mas afinal, o que é comissão de vendas? Basicamente podemos definir comissão de vendas como um percentual do valor da venda que é pago ao vendedor.

Por exemplo, um produto que é vendido por R$100,00 e paga uma comissão de 5% ao vendedor pela venda. Logo, a comissão paga ao vendedor é de R$5,00 por cada venda. Viu como é fácil?

No geral, existem diversos tipos de comissões de vendas como, por exemplo, comissão + salário, comissão pura, comissão por meta atingida, etc. Neste artigo não iremos nos aprofundar nos tipos de comissões existentes, mas se você quer conhecer mais detalhes, recomendamos a leitura deste artigo do Klickpages.

Prós e contras da comissão de vendas

Comissão de vendas - pros e contras

Assim como qualquer modelo de vendas, o pagamento de comissões também tem os seus prós e contras. A seguir listamos alguns deles que você precisa analisar antes de começar a atuar nesta modalidade.

  • Para os empresários, a principal vantagem da comissão de vendas é que as despesas da folha de pagamento estão ligadas à quantidade de dinheiro que entra no negócio. A comissão também pode aumentar a motivação e a produtividade, incentivando mais ou maiores vendas. Por outro lado, as empresas também devem considerar as desvantagens de usar um sistema de comissão. Por exemplo, a equipe de vendas pode cortar custos para fazer mais vendas. Além disso, salários desiguais podem causar tensão entre os funcionários.
  • Para os vendedores, a comissão de vendas recompensa a equipe com registros de vendas mais fortes. Para os vendedores de maior sucesso, o sistema de comissões pode oferecer maior potencial de ganho do que os trabalhos de vendas que não oferecem comissão. Por outro lado, trabalhar com comissões pode ser imprevisível e arriscado – principalmente se você tiver um contrato somente de comissão. Por exemplo, se você trabalha para uma empresa que é particularmente afetada pela sazonalidade, poderá ganhar muito mais em alguns meses do que em outros, o que pode dificultar o orçamento ao longo do ano.




Como calcular Comissão de Vendas no Excel?

Agora que você já tem uma boa noção do que é comissão de vendas, vamos aprender a calculá-la no Excel. Para isso, usaremos o exemplo de uma imobiliária que paga comissões pela aos seus corretores pela venda de imóveis. Confira os passos:

1. O primeiro passo é simplesmente organizar os dados das vendas nas quais serão calculadas as comissões. No exemplo abaixo temos uma planilha de vendas de imóveis na qual iremos calcular as comissões de vendas de cada corretor. Neste caso, basicamente listamos a data da venda, o nome do corretor (ou vendedor), o tipo de imóvel, o preço da venda do imóvel, o percentual de comissão adotado pela imobiliária e o valor da comissão que iremos calcular.

comissões de vendas no Excel - como calcular e gerenciar

2. Em seguida iremos definir o percentual de comissão adotado pela imobiliária. Neste exemplo temos os seguintes tipos de comissão:

percentual de comissões3. Com os dados organizados e os percentuais de comissões definidos, agora precisamos inseri-los em nossa tabela:

Comissão de vendas com o Excel

4. Por fim, iremos calcular a comissão da venda de cada imóvel através da seguinte fórmula:

Preço de Venda X Percentual de Comissão = Valor da Comissão

5. Usando a alça de preenchimento, podemos aplicar a fórmula para as demais células.

Dica Extra: Com o uso da função SOMASE e da ferramenta de lista suspensa, você também poderá criar uma consulta com filtros personalizados. No exemplo abaixo podemos consultar o total de comissões pagas para um determinado corretor no período ou o total em vendas de um determinado tipo de imóvel. Esses mesmos exemplos podem ser aplicados para categorias de produtos, regiões ou grupos de vendedores.

Planilha de Comissão de Vendas

Se você gostou do passo a passo acima e pretende levar o cálculo de comissão de vendas para um próximo nível, então recomendamos que você conheça a Planilha de Comissão de Vendas desenvolvida pela equipe Excel Easy.

Além de fornecer o cálculo das comissões dos seus vendedores, a planilha também fornece uma análise completa mês a mês com o total de vendas e o total de comissões a ser pago para cada vendedor.

Baixe grátis no link abaixo:

Dicas extras

Para finalizar, se você atua com o modelo de comissão de vendas em seu negócio, vale a pena conferir algumas dicas extras sobre o assunto:

  • As empresas que oferecem comissão de vendas devem sempre descrever suas regras para obter comissão nos contratos de seus vendedores. Por exemplo, deve ficar claro explicitamente quais vendas são elegíveis para comissão, quais taxas se aplicam, se existe um limite de comissão e quando os funcionários receberão a comissão que recebem.
  • Geralmente a comissão é obtida com base em um salário fixo; no entanto, algumas empresas podem oferecer posições de vendas somente comissionadas.
  • A comissão pode ser considerada um tipo de bônus ; no entanto, os bônus são geralmente pagamentos únicos feitos em uma determinada época do ano ou em circunstâncias específicas, enquanto a comissão de venda pode ser concedida sempre que um funcionário faz uma venda.

Confira também as seguintes dicas:

E então, o que achou da dica para calcular e gerenciar Comissões de Vendas no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!