Como Fazer Tabela no Excel – Passo a Passo

Se você quer aprender como fazer tabela no Excel, então este tutorial é para você!

As tabelas do Excel são provavelmente um dos recursos mais subestimados. Elas são super fáceis de se entender e têm muitos méritos em relação aos intervalos comuns.

Além disso, as tabelas torna mais fácil para um usuário gerenciar dados. Ou seja, apenas convertendo um intervalo de dados em uma tabela, é possível usar uma variedade de recursos que tornarão seu trabalho super fácil. E então, pronto para conferir como funciona as tabelas no Excel e quais são as suas vantagens? Acompanhe os detalhes a seguir:

Como Fazer Tabela no Excel

Se você tiver os dados no formato tabular (intervalo comum) em uma planilha, abaixo estão as etapas para convertê-los em uma tabela:

  • Selecione o conjunto de dados inteiro.
  • Acesse a guia Página Inicial > Formatar como Tabela.

como criar uma tabela excel

  • Selecione qualquer um dos formatos predefinidos.

formato tabela excel

  • Na caixa de diálogo Formatar como tabela, verifique se o intervalo correto está selecionado. Se sua tabela tiver cabeçalhos, mantenha a caixa de seleção marcada. Caso seus dados não tenham cabeçalhos, o Excel insere automaticamente cabeçalhos com o nome genérico Coluna 1, Coluna 2 e assim por diante.

formatar como tabela no Excel

  • Clique em OK para finalizar.

Dica: Uma outra maneira muito mais rápida de fazer isso é simplesmente selecionar qualquer célula dentro do conjunto de dados e usar o atalho de teclado Ctrl + T. Neste caso, o Excel abrirá diretamente a caixa de diálogo Formatar como Tabela.

Quando seu intervalo é convertidos em tabela, suas dados ficarão conforme mostrado no exemplo abaixo:

criando uma tabela no Excel

Note que algumas alterações acontecem automaticamente com seus dados:

  • Os dados agora possuem linhas em faixas
  • O cabeçalho está sombreado em uma cor diferente
  • Os filtros de dados estão ativados (observe a seta apontando para baixo à direita dos cabeçalhos).

Observe que, quando você converte um intervalo em uma tabela do Excel, somente o design é alterado. Nada acontece com os dados.


Convertendo uma tabela do Excel em intervalo comum

Agora que você já sabe como fazer tabela usando o Excel, pode ser que deseja aprender também a reverter o processo, ou seja, transformar uma tabela do Excel em um intervalo comum.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tabela
  • Acesse Tabela e selecione Converter em Intervalo.

converter em intervalo no Excel

Note que quando você converte a tabela do Excel para um intervalo, ele passa a não ter mais as propriedades de uma tabela do Excel (apresentados abaixo), no entanto, ele mantém a formatação.

Recursos úteis de uma tabela do Excel

Agora que você aprendeu como fazer tabela com o Excel e também como convertê-la em um intervalo comum, iremos apresentar abaixo alguns recursos da tabela do Excel que a torna útil:

  • Uma tabela do Excel cria automaticamente cabeçalhos que têm a opção de classificar ou filtrar.

Recursos úteis de uma tabela do Excel

  • Se a tabela do Excel for longa e se estender além da tela visível, os cabeçalhos permanecerão no topo quando você rolar para baixo. Isso só funcionará se você estiver selecionado a tabela e rolando para baixo.

cabeçalho tabela excel

  • Se você digitar qualquer coisa nas células adjacentes à tabela do Excel, ela expandirá automaticamente a seleção para incluir esses dados. Se não for necessário, isso pode ser desativado.

  • Se você estiver usando os dados da tabela em qualquer cálculo e se houver alguma adição (digamos que você adicione uma linha de dados), ela será automaticamente incluída nos cálculos.




Conhecendo a guia Design (Ferramentas de Tabela)

Quando se cria uma tabela do Excel, é possível notar a presença de uma nova guia cujo nome é Design (Ferramentas de Tabela)

Quando você clica na guia Design, há várias opções que você pode acessar, sendo elas:

  • Propriedades: Nesta opção é possível alterar o nome existente da tabela, ou seja, cada tabela recebe um nome e é muito útil para referência, como você verá mais adiante neste artigo.

  • Ferramentas: Aqui temos quatro opções:
    • Resumir com tabela dinâmica: Simplesmente cria uma tabela dinâmica usando os dados na tabela do Excel.
    • Remover Duplicados: Pode ser usado para remover duplicatas.
    • Converter para intervalo: Serve converter uma tabela do Excel em intervalo regular.
    • Inserir segmentação de dados (somente no Excel 2013): Isso funciona exatamente como os cortadores de tabela dinâmica e pode ser útil na filtragem de dados usando um único clique.

  • Dados de tabela externa: esta seção pode ser usada para exportar dados ou atualizar dados.

  • Opções de Estilo de Tabela: Esta é a seção de onde é possível ajustar o design da tabela:
    • Linha de Cabeçalho: se desmarcada, remove o cabeçalho da tabela:
    • Linha de Totais: se marcado, insere uma linha total no final.
    • Linhas em Tiras: Se desmarcada, remove a banda alternativa em linhas.
    • Colunas em Tiras: Se marcada, aplica bandas alternativas em colunas.
    • Primeira Coluna: Se marcada, torna a fonte da primeira coluna em negrito.
    • Última Coluna: Se marcada, torna a última fonte da coluna em negrito.
    • Botão Filtrar: Se desmarcado, ele remove o filtro suspenso dos cabeçalhos.

  • Estilos de Tabela: Oferece várias opções para alterar o estilo das tabelas. Você também pode criar seu próprio estilo de tabela selecionando a opção Novo Estilo de Tabela.

Referência estruturada em tabelas do Excel

Outra vantagem de usar tabelas do Excel é a facilidade para fazer referência a dados depois que uma tabela foi criada. Existe um formato específico que você pode usar para se referir a dados em uma tabela do Excel:

Referência estruturada em tabelas do Excel

Observação: Se você tiver dado um nome específico à tabela do Excel, esse nome será usado em vez da Tabela1.

Essa referência estruturada tem muitos benefícios:

  • Você pode se referir a dados usando nomes em vez de referências de células.
    • Imagine que você tenha a tabela do Excel em uma planilha e esteja trabalhando em outra planilha. Você não precisa voltar, de novo e de novo, para se referir aos dados na tabela. Tudo que você precisa é digitar o nome da tabela e o Excel mostrará a opção de usar essa tabela. Algo como mostrado abaixo:

  • Da mesma forma, se você quiser usar os dados de uma coluna específica, basta ter o nome inteiro da tabela e colocar um [(colchete quadrado). Ele mostrará os nomes das colunas e outras opções que você pode usar. Algo como mostrado abaixo:

  • Se você adicionar mais dados à tabela, ela será automaticamente incluída se você tiver usado referências estruturadas.
    NOTA: As referências estruturadas não funcionam na fórmula personalizada de formatação condicional.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou dessa dica de Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!