Erro #NÚLO! no Excel: Como Corrigir?

Quer saber como solucionar o erro #NÚLO! no Excel, então esse post é para você!

Dando continuidade a nossa série de artigos sobre os erros no Excel, hoje falaremos sobre o erro #NÚLO!. E ao contrário de outros erros, este não é muito comum no Excel, pois ele ocorre apenas quando se esquece de utilizar ponto e vírgula e dois-pontos nas fórmulas, quando necessário ou quando existe erro em intercessão de intervalos (geralmente pouco utilizada pelos usuários de Excel).

Mas então, o que de fato representa este erro e como podemos solucioná-lo? Confira os detalhes a seguir.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a solucionar o Erro #NÚLO! no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn


O que significa o erro #NÚLO! no Excel?

Dentre os erros mais comuns em fórmulas do Excel, pode-se dizer que o erro #NÚLO! é o menos comum.

Este tipo de erro é basicamente o Excel informando que você forneceu um operador de intervalo inválido na fórmula que você usou em uma célula específica. Na maioria dos casos, você verá um erro #NÚLO!! quando você insere um espaço, vírgula ou ponto e vírgula incorretamente em uma fórmula.

Como corrigir o Erro #NÚLO!

Para solucionar o erro #NÚLO! no Excel, você precisará revisar suas fórmulas para identificar e corrigir os erros contidos nelas. E para facilitar essa tarefa, separamos a seguir as causas mais comuns, bem como solução para cada uma delas.

1. Ausência de dois-pontos

Uma das razões mais comuns para a ocorrência do erro #NÚLO! é a ausência de dois-pontos quando se utiliza um intervalo de células em uma fórmula.

Por exemplo, digamos que você queira somar o intervalo de células A2 a A10 e tenha usado a seguinte fórmula:

=SOMA(A2 A10)

Neste caso, o Excel retornará o erro #NÚLO! pois não há dois pontos entre as referências de célula. Deste modo, para corrigir a fórmula, você só precisa inserir dois-pontos entre essas referências de célula conforme mostrado no exemplo abaixo:

=SOMA(A2:A10)




2. Ignorando ponto e vírgula

Outra razão para o Excel retornar o erro #NÚLO! é quando você pula um ponto e vírgula e insere um caractere de espaço. Por exemplo, digamos que você esteja somando dois intervalos de células, A2:A10 e B2:B10, mas insere incorretamente a seguinte fórmula:

=SOMA(A2:A10 B2:B10)

Neste caso, para solucionar o erro basta corrigir a fórmula inserindo ponto e vírgula para separar os intervalos que serão somados. Veja o exemplo abaixo:

=SOMA(A2:A10;B2:B10)

3. Interseção de dois intervalos

O erro #NÚLO! também pode ocorrer quando a interseção de dois intervalos não se intercepta. Para que você possa entender melhor este erro, observe a imagem abaixo na qual é realizada a soma de dois intervalos.

O que significa nulo no Excel?

No entanto, o resultado da soma será apenas das células que se cruzam nos dois intervalos. (Neste caso, B4 e B5).

Como resolver o erro #NULO! no Excel

Por outro lado, se você tentar fazer uma soma desse tipo, mas selecionando intervalos que não se tocam, o Excel retornará o erro #NÚLO!. Veja o exemplo abaixo:

Para este caso, existem duas soluções:




Solução 1:

A primeira solução é fazer com que exista uma intercessão entre os intervalos informados. Em outras palavras, apenas faça os intervalos se tocarem.

o que é #núlo!

Solução 2:

Outra opção para solucionar o erro seria redefinir os intervalos utilizando o ponto-e-vírgula (;) para distinguir os intervalos. Porém, note que neste caso o resultado da soma não será o mesmo, pois o Excel irá somar os dois intervalos e não apenas as células que se tocam.

Somar intersecção

Importante: Vale destacar que em ambos os casos estamos trabalhando com intervalos que se cruzam, porém se utilizamos o ponto e vírgula (;) para separar esses intervalos, então, todos os valores contidos neles serão somados. Caso contrário, o Excel irá calcular apenas os valores da interseção

Conheça outros erros do Excel:

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das soluções para o erro #NÚLO! no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe o seu cometário abaixo.