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Como Fazer Tabela no Excel – Passo a Passo

Se você quer aprender como fazer tabela no Excel, então este tutorial é para você!

As tabelas do Excel são provavelmente um dos recursos mais subestimados. Além de serem simples de criar e entender, elas oferecem diversas vantagens em relação aos intervalos tradicionais.

Transformar um conjunto de dados em tabela facilita bastante a organização e a análise das informações. Com apenas alguns cliques, você libera funcionalidades práticas que tornam o gerenciamento de dados muito mais eficiente. Quer descobrir como funciona esse recurso e por que ele pode transformar sua rotina no Excel? Acompanhe os detalhes a seguir e aproveite ao máximo o potencial das tabelas!

O que é uma tabela do Excel?

Uma tabela do Excel é um recurso que transforma um intervalo comum de dados em uma estrutura mais inteligente e funcional. Ao converter seus dados em tabela, o Excel passa a tratá-los como um conjunto organizado, com recursos automáticos que facilitam a análise, edição e visualização das informações.

Quando você cria uma tabela, o Excel aplica automaticamente:

  • Formatação diferenciada, com cabeçalhos destacados;
  • Filtros em cada coluna, prontos para uso;
  • Estilo dinâmico, alternando cores nas linhas para facilitar a leitura;
  • E o mais importante: permite que fórmulas, gráficos e outras funções se ajustem automaticamente conforme você adiciona ou remove dados.

Como Fazer Tabela no Excel

Se você tiver os dados no formato tabular (intervalo comum) em uma planilha e quer transformar estes dados em uma tabela , confira abaixo o passo a passo para realizar essa conversão de forma rápida e prática:

1. Selecione o conjunto de dados inteiro.

 

2. Acesse a guia Página Inicial > Formatar como Tabela.

como criar uma tabela excel

3. Selecione o formato desejado.

formato tabela excel

4. Na caixa de diálogo Formatar como tabela, verifique se o intervalo correto está selecionado. Se sua tabela tiver cabeçalhos, mantenha a caixa de seleção marcada. Caso seus dados não tenham cabeçalhos, o Excel insere automaticamente cabeçalhos com o nome genérico Coluna 1, Coluna 2 e assim por diante.

formatar como tabela no Excel

Clique em OK para finalizar.

Dica: Uma outra maneira muito mais rápida de fazer isso é simplesmente selecionar qualquer célula dentro do conjunto de dados e usar o atalho de teclado Ctrl + T. Neste caso, o Excel abrirá diretamente a caixa de diálogo Formatar como Tabela.

Quando seu intervalo é convertidos em tabela, seus dados ficarão conforme mostrado no exemplo abaixo:

criando uma tabela no Excel

Note que algumas alterações acontecem automaticamente com seus dados:

  • Os dados agora possuem linhas em faixas
  • O cabeçalho está sombreado em uma cor diferente
  • Os filtros de dados estão ativados (observe a seta apontando para baixo à direita dos cabeçalhos).

Observe que, quando você converte um intervalo em uma tabela do Excel, somente o design é alterado. Nada acontece com os dados.


Convertendo uma tabela do Excel em intervalo comum

Agora que você já sabe como fazer tabela usando o Excel, pode ser que deseja aprender também a reverter o processo, ou seja, transformar uma tabela do Excel em um intervalo comum.

Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tabela

2. Nas opções que irão aparecer, selecione Tabela e clique em Converter em Intervalo.

converter em intervalo no Excel

Note que quando você converte a tabela do Excel para um intervalo, ele passa a não ter mais as propriedades de uma tabela do Excel, no entanto, ele mantém a formatação.

Recursos úteis de uma tabela do Excel

Agora que você aprendeu como fazer tabela com o Excel e também como convertê-la em um intervalo comum, iremos apresentar abaixo alguns recursos da tabela do Excel que a torna útil:

1. Uma tabela do Excel cria automaticamente cabeçalhos que têm a opção de classificar ou filtrar.

Recursos úteis de uma tabela do Excel

2. Se a tabela do Excel for longa e se estender além da tela visível, os cabeçalhos permanecerão no topo quando você rolar para baixo. Isso só funcionará se você estiver selecionado a tabela e rolando para baixo.

cabeçalho tabela excel

3. Se você digitar qualquer coisa nas células adjacentes à tabela do Excel, ela expandirá automaticamente a seleção para incluir esses dados. Se não for necessário, isso pode ser desativado.

4. Se você estiver usando os dados da tabela em qualquer cálculo e se houver alguma adição (digamos que você adicione uma linha de dados), ela será automaticamente incluída nos cálculos.




Conhecendo a guia Design (Ferramentas de Tabela)

Quando se cria uma tabela do Excel, é possível notar a presença de uma nova guia cujo nome é Design (Ferramentas de Tabela)

Quando você clica na guia Design, há várias opções que você pode acessar, sendo elas:

1. Propriedades – Nesta opção é possível alterar o nome existente da tabela, ou seja, cada tabela recebe um nome e é muito útil para referência, como você verá mais adiante neste artigo.

2. Ferramentas – Aqui temos quatro opções:

  • Resumir com tabela dinâmica: Simplesmente cria uma tabela dinâmica usando os dados na tabela do Excel.
  • Remover Duplicados: Pode ser usado para remover duplicatas.
  • Converter para intervalo: Serve converter uma tabela do Excel em intervalo regular.
  • Inserir segmentação de dados (somente no Excel 2013 e superiores): Isso funciona exatamente como os cortadores de tabela dinâmica e pode ser útil na filtragem de dados usando um único clique.

3. Dados de tabela externa – Esta seção pode ser usada para exportar dados ou atualizar dados.

4. Opções de Estilo de Tabela – Esta é a seção de onde é possível ajustar o design da tabela:

  • Linha de Cabeçalho: se desmarcada, remove o cabeçalho da tabela:
  • Linha de Totais: se marcado, insere uma linha total no final.
  • Linhas em Tiras: Se desmarcada, remove a banda alternativa em linhas.
  • Colunas em Tiras: Se marcada, aplica bandas alternativas em colunas.
  • Primeira Coluna: Se marcada, torna a fonte da primeira coluna em negrito.
  • Última Coluna: Se marcada, torna a última fonte da coluna em negrito.
  • Botão Filtrar: Se desmarcado, ele remove o filtro suspenso dos cabeçalhos.

5. Estilos de Tabela: Oferece várias opções para alterar o estilo das tabelas. Você também pode criar seu próprio estilo de tabela selecionando a opção Novo Estilo de Tabela.

Referência estruturada em tabelas do Excel

Outra vantagem de usar tabelas do Excel é a facilidade para fazer referência a dados depois que uma tabela foi criada. Existe um formato específico que você pode usar para se referir a dados em uma tabela do Excel:

Referência estruturada em tabelas do Excel

Observação: Se você tiver dado um nome específico à tabela do Excel, esse nome será usado em vez da Tabela1.

Essa referência estruturada tem muitos benefícios:

1. Você pode se referir a dados usando nomes em vez de referências de células.

Imagine que você tenha a tabela do Excel em uma planilha e esteja trabalhando em outra planilha. Você não precisa voltar, de novo e de novo, para se referir aos dados na tabela. Tudo que você precisa é digitar o nome da tabela e o Excel mostrará a opção de usar essa tabela. Algo como mostrado abaixo:

2. Da mesma forma, se você quiser usar os dados de uma coluna específica, basta ter o nome inteiro da tabela e colocar um [(colchete quadrado). Ele mostrará os nomes das colunas e outras opções que você pode usar. Algo como mostrado abaixo:

3. Se você adicionar mais dados à tabela, ela será automaticamente incluída se você tiver usado referências estruturadas.
NOTA: As referências estruturadas não funcionam na fórmula personalizada de formatação condicional.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou dessa dica de Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!

5 comentários sobre “Como Fazer Tabela no Excel – Passo a Passo

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