10 Funções Básicas do Excel que você precisa conhecer

Deseja conhecer as funções básicas do Excel? Então você está no lugar certo!

Você já deve saber que o Excel é um programa de planilhas extremamente poderoso e capaz de trabalhar com números, gráficos e demais recursos. Com ele você pode realizar cálculos de juros, engenharia e problemas matemáticos com facilidade.

Mas, se você é um usuário iniciante, então antes precisará conhecer as funções básicas do Excel para posteriormente dominar recursos mais avançados. E pensando nisso, separamos neste artigo um compilado com as 10 funções mais básicas do Excel. Confira a lista e bom aprendizado!

10 Principais Funções Básicas do Excel

SOMA

Umas das funções básicas do Excel que você deve conhecer é a função SOMA. Como o próprio nome diz, essa função realiza a operação matemática básica de adição e você provavelmente vai usá-la com muita frequência no Excel.

Sintaxe: SOMA(número1;[número2];…)

Na sintaxe de todas as funções do Excel, um argumento entre colchetes é opcional, outros argumentos são necessários. Ou seja, sua fórmula de soma deve incluir pelo menos 1 número, referência a uma célula ou a um intervalo de células. Por exemplo:

  • =SOMA(A1:A4) – soma valores nas células A1 a A4.
  • =SOMA(A1;A3) – soma valores nas células A1 e A3.
  • =SOMA(A1:A4)/5 – soma valores nas células A1 a A4 e divide a soma por 5.

Nas planilhas do Excel, as fórmulas podem parecer algo semelhante a este:

Funções básicas do Excel

Dica: Para aprender mais sobre a operação de soma no Excel, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

MÉDIA

Outra função que merece destaque em nossa lista de Funções Básicas do Excel é a função MÉDIA. Assim como a função SOMA, a função MÉDIA faz exatamente o que o nome sugere, ou seja, encontra uma média de uma quantidade de números.

Sintaxe: MÉDIA(núm1;[núm2];…)

=MÉDIA(A1:A4) – calcula a média dos valores nas células A1 a A4.
=MÉDIA(A1;A3) – calcula a média dos valores nas células A1 e A3.
=MÉDIA(A1:A4)/5 – calcula a média dos valores de  A1 a A4 e divide a média por 5.

função média no Excel - funções básicas

Dica: Para aprender mais sobre a operação de média no Excel, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:



MÁXIMO e MÍNIMO

As funções MÁXIMO e MÍNIMO são usadas para se obter o maior e o menor valor em um conjunto de números. Usando o mesmo exemplo, temos:

  • =MÁXIMO(A1:A4)
  • =MÍNIMO(A1:A4)

função máximo e mínimo

Dica: Para aprender mais sobre essas duas funções, recomendamos a leitura do artigo: Funções Máximo e Mínimo no Excel: Como usar?

CONT.NÚM e CONT.VALORES

Se você precisa saber quantas células em um determinado intervalo contêm valores numéricos (números ou datas) é possível utilizar a função CONT.NÚM para obter a resposta rapidamente.

Sintaxe: CONT.NÚM(valor1;[valor2];…)

Enquanto a função CONT.NÚM lida apenas com as células que contêm números, a função CONT.VALORES conta todas as células que não estão em branco, sejam elas números, datas, horas, texto, valores lógicos de VERDADEIRO e FALSO, erros ou cadeias de texto vazias (” “):

Sintaxe: CONT.VALORES(valor1;[valor2];…)

Por exemplo, para descobrir quantas células o intervalo A1:A5 contêm números, use esta fórmula:

=CONT.NÚM(A:5)

Por outro lado, para obter a contagem de todas as células não vazias no intervalo A1:A5 use a seguinte fórmula:

=CONT.VALORES(A:5)

A imagem abaixo mostra a diferença:

CONT.NÚM e CONT.VALORES no Excel

SE

Provavelmente a função SE pode ser considerada como uma das funções mais populares do Excel. De maneira simples, você pode usar a função SE para solicitar ao Excel que teste uma determinada condição e retorne um valor ou execute um cálculo se a condição for atendida e outro valor ou cálculo se a condição não for atendida:

Sintaxe: =SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso])

Por exemplo, a função SE mostrada abaixo verifica se o valor em A1 é maior do que 20 e retorna VERDADEIRO caso afirmativo ou FALSO caso a condição não for verdadeira.

=SE(A1>20;”VERDADEIRO”;”FALSO”)

principais funções mais básicas no Excel - função SE

Dica: Para aprender mais sobre a função SE no Excel, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

ARRUMAR

Uma das Funções Básicas do Excel que você provavelmente não conhece ou simplesmente não usa com frequência é a função ARRUMAR. Quando suas fórmulas do Excel (obviamente corretas) estão retornando algum erro, uma das primeiras coisas que você precisa verificar é a existência de espaços em branco nas células que você está referenciando nas fórmulas.

Existem várias maneiras de remover espaços indesejados no Excel, e a função ARRUMAR é provavelmente o método mais fácil.

Sintaxe: ARRUMAR(texto)

Por exemplo, para remover espaços extras na célula A1, basta usar a seguinte fórmula:

=ARRUMAR(A1)

Isso irá remover todos os espaços extras nas células, deixando apenas um único caractere de espaço entre as palavras:

Função ARRUMAR no Excel

Dica: Para aprender mais sobre a função ARRUMAR no Excel, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Como remover espaços em branco no Excel


NÚM.CARACT

Se você quiser saber o número de caracteres em uma determinada célula, saiba que também existe uma função para isso. Essa função é a NÚM.CARACT.

Sintaxe: NÚM.CARACT(texto)

Precisa descobrir quantos caracteres existem na célula A1? Basta inserir =NÚM.CARACT(A1) em outra célula.

Lembre-se de que a função NÚM.CARACT conta absolutamente todos os caracteres, incluindo espaços em branco:

NÚM.CARACT Funções básicas do Excel

Dica: Para aprender mais sobre a função NÚM.CARACT no Excel, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Como contar caracteres no Excel [Função NÚM.CARACT]

E e OU

Dentre as Funções Básicas do Excel, podemos dizer que as funções E e OU são as funções lógicas mais populares para verificar vários critérios. A diferença é como elas fazem isso:

  • Função E: retorna VERDADEIRO se todas as condições forem atendidas, FALSO caso contrário.
  • Função OU: retorna VERDADEIRO se alguma das condições for atendida, FALSO caso contrário.

Embora raramente usadas sozinhas, essas funções são muito úteis quando são aninhadas a outras fórmulas.

Por exemplo, podemos verificar se duas colunas contém a palavra Laranja. Caso positivo, deverá nos retornar OK. Para isso, usaremos a seguinte fórmula:

=SE(E(A2=”Laranja”;B2=”Laranja”);”OK”;” “)

Note que o Excel retornará OK apenas se ambas as colunas tiverem a palavra Laranja.

Por outro lado, podemos verificar se pelo menos uma coluna contém a palavra Laranja. Neste caso, basta substituir a função E pela função OU.

=SE(OU(A2=”Laranja”;B2=”Laranja”);”OK”;” “)

função E e OU no Excel - funções básicas

Dica: Para aprender mais sobre as funções E e OU no Excel, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Função E e função OU no Excel: como usar?

CONCATENAR

Se você precisa unir duas ou mais células e combiná-las em uma única célula, então vale a pena conhecer uma das funções mais básicas do Excel, que é a função CONCATENAR.

Sintaxe: CONCATENAR(texto1;[texto2];…)

Por exemplo, para combinar os valores das células A1 e B1, basta usar a seguinte fórmula em uma célula diferente:

=CONCATENAR(A1;B1)

Para separar os valores combinados com um espaço, use o caractere de espaço (” “) na lista de argumentos:

=CONCATENAR(A1;” “;B1)

concatenar no Excel - funções básicas

Dica: Para aprender mais sobre a função CONCATENAR no Excel, recomendamos a leitura do seguinte artigo: Aprenda a Função Concatenar no Excel


HOJE e AGORA

Se você precisa ver a data e a hora atuais sempre que você abrir sua planilha sem precisar atualizá-la manualmente diariamente, use as funções:

  • =HOJE() para inserir a data de hoje em uma célula.
  • =AGORA() para inserir a data e hora atuais em uma célula.

A grande vantagem e facilidade dessas duas funções é que elas não exigem nenhum argumento, ou seja, você digita as fórmulas exatamente como foram escritas acima.

Função HOJE e AGORA no Excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou das Principais Funções Básicas do Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!