Como criar uma Barra de Rolagem no Excel

Quer aprender a criar uma Barra de Rolagem no Excel? Então esse artigo é para você!

Se você tem um conjunto de dados muito grande no Excel e deseja que ele não roube o espaço de sua tela inteira, então o recurso de Barra de rolagem do Excel pode ser muito útil para você. Essa ferramenta é ideal para ser usada em dashboards no Excel, onde você precisa exibir muitos dados, mas com espaço limitado.

Neste tutorial mostraremos como criar uma barra de rolagem no Excel de maneira prática. Além disso, você também vai aprender a vincular dados a essa barra de rolagem, tornando-a dinâmica. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar Barra de Rolagem no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Criando uma Barra de Rolagem no Excel

Para o propósito deste tutorial, iremos utilizar a Lista de países por população retirada do site Wikipédia. A lista contém mais de 200 países, no entanto, queremos exibir apenas 10 países por vez e, quando o usuário alterar a barra de rolagem, os dados serão alterados dinamicamente. Confira o exemplo abaixo:

construir uma Barra de Rolagem no Excel

Etapas para criar uma Barra de Rolagem no Excel

1. O primeiro passo é colocar seus dados no lugar. Para o propósito deste tutorial, iremos utilizar a Lista de países por população 2019 retirada do site Wikipédia, mas você poderá utilizar os dados conforme desejar.

2. Acesse a guia Desenvolvedor > Inserir > Barra de rolagem (Controle de formulários).

Inserindo Barra de Rolagem no Excel

Se você não conseguir encontrar a guia do desenvolvedor na faixa de opções, é porque ela não está ativada. Por padrão, essa guia é oculta no Excel. Você primeiro precisa adicionar a guia do desenvolvedor na faixa de opções.

3. Clique no botão Barra de Rolagem (Controle de formulários) e clique em qualquer lugar da sua planilha. Isso irá inserir uma barra de rolagem na planilha do Excel.

4. Clique com o botão direito do mouse na barra de rolagem e clique em “Controle de formato“. Isso abrirá uma caixa de diálogo Formatar controle.

5. Na caixa de diálogo Controle de formato, acesse a guia “Controle” e faça as seguintes alterações:

  • Valor atual: 1
  • Valor Mínimo: 1
  • Valor máximo: 230 (são 230 aqui, pois exibimos 10 linhas por vez. Portanto, como em nossa lista temos 240 países, quando o usuário atinge o valor da barra de rolagem 230, a lista exibirá as linhas 230 a 240).
  • Mudança Incremental: 1
  • Mudança de Página: 5
  • Link da Célula: $J$4

Formatar Barra de Rolagem no Excel

$J$4 é a célula que está vinculada à barra de rolagem no Excel. Neste exemplo, seu valor varia de 1 a 230. Esse é o valor da célula que usamos para criar a lista rolável. Não se preocupe se não fizer sentido até aqui. Apenas continue lendo e ficará claro!!

6. Redimensione a Barra de Rolagem para que ela caiba no comprimento das 10 colunas. Confira o exemplo abaixo.

Como criar uma Formatar Barra de Rolagem dinâmica no Excel

7. Agora insira a seguinte fórmula na primeira célula da tabela (neste exemplo, G5) e copie-a para preencher todas as outras células:
=DESLOC(B4;$J$4;0)

Observe que essa fórmula DESLOC depende da célula J4, que está vinculada à Barra de rolagem.

Pronto! Sua Barra de Rolagem dinâmica está finalizada.


Como isso funciona?

A fórmula DESLOC usa a célula B4 como célula de referência e a compensa pelos valores especificados pela célula J4. Como a célula J4 está vinculado ao valor da Barra de rolagem, quando o valor da barra de rolagem se torna 1, a fórmula se refere ao primeiro nome do país. Quando se torna 2, refere-se ao segundo país.

Além disso, como a célula B4 não foi bloqueada, na segunda linha, a fórmula se torna =DESLOC(B5;$J$4;0) e funciona da mesma maneira.

Baixe o exemplo utilizado neste tutorial e tente reproduzi-lo!

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel: