Formatar Texto no Excel: 7 Funções Básicas

Você conhece as funções que podem ser usadas para formatar texto no Excel? Ainda não? Então este post é para você!

Como se sabe, alguns procedimentos no Excel, quando executados por diversas vezes pode tornar determinada atividade maçante. E quando o assunto é formatar texto, também não é diferente.

E pensando neste assunto, separamos neste post 7 funções para formatar textos no Excel que podem facilitar o dia a dia de muitas pessoas quando estão a trabalhar com textos no Excel e precisam obter determinados tipos de formatação. Acompanhe os detalhes a seguir!

Conheça as melhores funções para formatar texto no Excel

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1. Formatar Texto no Excel com a Função MAIÚSCULA

A função MAIÚSCULA é uma das funções de texto presentes no Excel. Ela tem a finalidade de converter caracteres minúsculos em maiúsculos.

A sua sintaxe da função é bem simples e possuí apenas um argumento.

=MAIÚSCULA(texto)

Onde:

  • Texto: Argumento único e obrigatório. Ele representa o texto que deseja-se converter para maiúsculo. Podendo ser uma cadeia de texto inserida diretamente na função ou uma referência de célula.

Muitas vezes se você tem um arquivo em Excel com muitos caracteres em letras minúsculas e precisa que todas fiquem maiúsculas, pode ser um trabalho muito demorado realizar essa tarefa manualmente. Neste caso, a função MAIÚSCULA pode agilizar e facilitar esta tarefa. Confira o exemplo:

MAIÚSCULA Função de texto

2. Função MINÚSCULA

A função MINÚSCULA, ao contrário da função demonstrada anteriormente, transforma os textos de uma célula ou intervalo de células em letras minúsculas.

A sua sintaxe é a seguinte:

=MINÚSCULA(texto)

Onde:

  • Texto: Argumento único e obrigatório. Ele representa o texto que deseja-se converter para minúsculo. Podendo ser uma cadeia de texto inserida diretamente na fórmula ou uma referência de célula.

Para uma melhor compreensão, confira o exemplo da imagem abaixo no qual estamos convertendo em letras minúsculas todo o texto da coluna A que estão em letras maiúsculas.

Função para formatar texto no Excel

3. Função PRI.MAIÚSCULA

A função PRI.MAIÚSCULA transforma um texto deixando somente a primeira letra de cada palavra em maiúscula e as demais letras em minúscula.

A sua sintaxe é a seguinte:

= PRI.MAIÚSCULA(texto)

Onde:

  • Texto: Argumento único e obrigatório. Ele representa o texto que deseja-se converter a primeira letra para maiúscula. Podendo ser uma cadeia de texto ou uma referência de célula.

Esta função é muito útil se, por exemplo, você tem uma lista de nomes no qual precisa formatá-los corretamente, ou seja, deixando apenas as letras iniciais em maiúsculas e as demais em minúsculas.

Função PRI.MAIÚSCULA




Confira também: Primeira Letra Maiúscula no Excel | Guia Completo

4. Formatar Texto no Excel com a Função NÚM.CARACT

A função NÚM.CARACT realiza a contagem de todos os caracteres em uma célula e retorna um valor com a quantidade de caracteres existentes. A função possui apenas um argumento, sendo sua sintaxe a seguinte:

=NÚM.CARACT(texto)

Onde:

  • Texto: é a cadeia de texto para a qual você deseja contar o número de caracteres.

Veja abaixo o exemplo:

Como contar caracteres no Excel

Além das letras e números, a função NÚM.CARACT também contabiliza como caractere, espaços em branco entre letras e caracteres especiais como @%¨$# entre outros.

Se você deseja contar os caracteres, excluindo os espaços em branco, use a função SUBSTITUIR. Confira o exemplo abaixo:

Como contar caractere sem espaços em branco no Excel

5. Formatar Texto com a Função REPT

A função REPT é usada para repetir um texto em um determinado número de vezes, ou seja, você pode utilizar a função REPT para preencher uma célula com um número de repetições de uma cadeia de texto. Vejamos a sintaxe dessa função:

=REPT(texto, número_vezes)

Onde:

  • Texto: Argumento obrigatório. Representa o texto que se pretende repetir
  • Núm_vezes: Argumento obrigatório. Representa o número de vezes que você deseja repetir texto.

Detalhes para se lembrar:

  • Se o segundo argumento (número de vezes a repetir) for 0, a função retornará “” (em branco).
  • Se o segundo argumento (número de vezes a repetir) não for um número inteiro, a função irá fazer o arredondamento. Por exemplo, se você usar o número 13.8, ele só considerará 13 e repetirá o texto especificado 13 vezes.
  • O resultado da função REPT não pode ter mais do que 32.767 caracteres, senão o Excel retornará o erro #VALOR!.

Confira o exemplo abaixo, onde desejamos repetir um número 10 vezes:

Como repetir informações no Excel

6. Formatar Texto com a Função TEXTO

A função TEXTO tem a finalidade de converter um valor numérico em texto de acordo com um formato específico. Sua sintaxe é a seguinte:

=TEXTO(valor; formato_texto)

Onde:

  • valor: Argumento obrigatório. Este argumento é o valor numérico a ser convertido, podendo ser um número, uma data, referência a uma célula que contenha um valor numérico ou alguma função que retorna uma data ou número.
  • formato_texto: Argumento obrigatório. Ele corresponde ao formato que deseja-se aplicar, este é um código de formato entre aspas, por exemplo, “dd/mm/aaaa”.

A função texto, pode ser usado, por exemplo, para transformar uma data em um dia da semana. Veja o exemplo a seguir:

Transformar data em dia da semana

Observação:  O segundo argumento da função, que representa o formato, deve ser fornecido por meio de um código de formato.

No Excel existem diversos códigos de formato e a função TEXTO aceita a maioria destes códigos. No exemplo usamos o código dddd, que representa o dia da semana completo por extenso, abaixo confira alguns códigos usados para data:

  • ddd – dia da semana por extenso, abreviatura de três letras. Exemplo: seg a dom.
  • dddd – dia da semana por extenso completo. Exemplo: segunda-feira a domingo.
  • m – representa o mês  sem zero à esquerda. Exemplo: 1 a 12.
  • mmm – mês abreviado. Exemplo: jan a dez
  • mmmm – nome completo do mês. Exemplo: janeiro a dezembro.
  • a – representa o ano abreviado. Exemplo: 20
  • aaaa – ano completo. Exemplo: 2023

Para saber mais sobre a função TEXTO acesse:Função Texto no Excel – Como usá-la?

7. Formatar Texto com Função TIRAR

A função TIRAR remove caracteres indesejados no Excel, ela também é usada para remover quebras de linhas. A sua sintaxe é bem simples e possuí apenas um argumento.

=TIRAR(texto)

Onde:

  • Texto: representa qualquer informação da qual deseja-se remover caracteres que não são imprimíveis ou quebras de linhas.

Confira o exemplo abaixo, onde desejamos remover da planilha o caractere :

Formatar Texto no Excel

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do post com as 7 funções para Formatar Texto no Excel? Conhece alguma outra função que merece entrar na lista? Deixe o seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!