Função REPT no Excel: Como usá-la na prática?

Quer aprender a usar a função REPT no Excel? Então você está no lugar certo!

Se você conhece o mínimo de Excel, já deve ter notado que existe uma grande quantidade de funções nesta ferramenta. No entanto, apenas uma pequena parcela das funções são utilizadas com maior frequência.

A função REPT, por exemplo, tem seu uso um pouco restrito se comparada a funções como SE, PROCV, etc. No entanto, é possível criar diversas soluções no Excel usando a função REPT.

Quer saber como usá-la? Então confira os detalhes a seguir:


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a usar a função REPT no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn



Qual a finalidade da Função REPT no Excel?

Pode-se dizer que a função REPT é pouco conhecida, mas muito útil. Basicamente sua finalidade é repetir um texto em um determinado número de vezes, ou seja, você pode utilizar a função REPT para preencher uma célula com um número de repetições de uma cadeia de texto. Vejamos a sintaxe dessa função:

Sintaxe: =REPT(texto, número_vezes)

Onde:

  • texto – o texto a repetir. Você pode especificar isso com aspas duplas ou usar a referência de célula.
  • número_vezes – o número de vezes que o texto deve ser repetido. Você pode especificar o número digitando-o manualmente na fórmula ou usar a referência da célula.

Função REPT no Excel




Detalhes adicionais:

  • Se o segundo argumento (número de vezes a repetir) for 0, a função retornará “” (em branco).
  • Se o segundo argumento (número de vezes a repetir) não for um inteiro, a função irá fazer o arredondamento. Por exemplo, se você usar o número 15.8, ele só considerará 15 e repetirá o texto especificado 15 vezes.
  • O resultado da função REPT não pode ter mais de 32.767 caracteres, senão o Excel retornará o erro #VALOR!.

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando o que pode ser feito no Excel apenas repetindo caracteres. E para responder esta pergunta, confira alguns exemplos práticos a seguir.

Exemplo 1: Padronizar quantidade de dezenas

Quando se trabalha com determinados tipos de dados no Excel (especialmente dados financeiros), às vezes é necessário padronizar todos os números com a mesma quantidade de dezenas. Isso pode ser feito adicionando zeros à esquerda nos números.

Por exemplo, como mostrado abaixo, os números na coluna B são todos do mesmo comprimento. Deste modo quando usados ​​em um relatório, eles parecerão alinhados e mais profissionais.

Função REPT no Excel - para que serve

Abaixo está a fórmula que fará isso:

=REPT(“0”;4-NÚM.CARACT(A1))&A1

Na função acima, primeiro calculamos a quantidade de caracteres existentes usando a NÚM.CARACT. O resultado da função NÚM.CARACT é então subtraído por 4 (que é o comprimento consistente que queremos para todos os números). Você pode usar qualquer tamanho de caractere que desejar.

A função REPT retorna os números 0 com base no comprimento de caracteres existentes. Por exemplo, se o número for 16, retornará 00 pois serão necessários dois zeros para formar a sequência combinada de 4 caracteres.

Agora, simplesmente concatenamos a função REPT com o número para obter os números de comprimento consistentes.

Exemplo 2: Criando minigráficos

Você também pode usar a função REPT para criar minigráficos de modo a mostrar alguma comparação ao longo dos dados dentro da célula. Algo como mostrado abaixo:

minigráfico com a Função REPT no Excel

Aqui estão as etapas para criar esse modelo de gráfico em células usando a função REPT.

1. Na célula C2 insira a seguinte fórmula: =REPT(“|”;B2/3)

2. Copie a fórmula para todas as células usando a alça de preenchimento e mude a fonte para Stencils.

As etapas acima criariam as barras na célula. No entanto, todos eles estariam na cor da fonte de texto padrão (provavelmente preto).

Gráfico dentro de célula com a Função REPT no Excel

Você pode usar formatação condicional para alterar a cor das barras (Por exemplo: verde se a pontuação for maior ou igual a 35, ou vermelho se a pontuação for menor do que 35).

Como resultado temos:

gráfico com a Função REPT no Excel




Exemplo 3: Criando um modelo de avaliação de estrelas

Outro exemplo interessante que mostra o uso da função REPT no Excel é a possibilidade de criar um modelo de avaliação de estrelas conforme mostra imagem abaixo.

Para criar este modelo, basta seguir as etapas abaixo:

1. Acesse a guia a Inserir > Símbolos. Selecionar Wingdings sob fonte ►Inserir duas partidas (☆ ★) em células separadas. No exemplo abaixo inserimos a estrela com preenchimento na célula D1 e a estrela sem preenchimento na célula E1.

2. Na célula C3 iremos inserir a seguinte fórmula: =SE(B3=””;REPT($E$2;5);REPT($D$2;B3)&REPT($E$2;5-B3))

SE(B3=””;REPT($E$2;5)  – Caso as classificações (Coluna B) estejam em branco, a função deverá repetir a estrela em branco 5 vezes

REPT($D$2, B3)&REPT($E$2,5-B3) – No caso de uma classificação, a função deverá repetir a estrela com preenchimento de acordo com o número da classificação e a estrela em branco 5 menos a pontuação da classificação.

Importante: Ao terminar de inserir a função na coluna B, você deverá formatar a fonte do resultado utilizando novamente o modelo Wingdings.

Exemplo 4: Localizando o último item de texto com a função REPT

Se você precisa localizar o último item de texto em uma coluna, então basta usar a função REPT com PROCV. Para o exemplo, confira a tabela abaixo:

Como localizar último item em uma tabela

E para que você possa encontrar o último nome da tabela, então use a função abaixo:

=PROCV(REPT(“z”;255);A:A;1)

Como encontrar o último item de uma lista

No exemplo, a função REPT cria uma cadeia de texto de 255 caracteres “z”. Com isso, esse texto estaria no final do alfabeto e o PROCV não poderá encontrar esse caractere. Assim, com a correspondência aproximada (1), a função irá retornar o último item de texto da lista.




Exemplo 5: Usando a função REPT no VBA

No VBA você poderá usar a WorksheetFunction.Rept, que funciona da mesma forma que a função REPT do Excel. Ela irá repetir um texto em um determinado número de vezes.

application.worksheetfunction.rept(text,number_times)

Para ver como esta função funciona no VBA, vamos usar como exemplo uma tabela, onde na coluna A, existem alguns números. Na coluna B, queremos que eles sejam repetidos, certos números de vezes, confira a tabela abaixo:

Para que os valores sejam repetidos usando o VBA, o primeiro passo é criar um módulo e inserir o seguinte código:

Sub Repetir()
Planilha6.Select
Range("B2") = Application.WorksheetFunction.Rept(Range("A2"), 1)
Range("B3") = Application.WorksheetFunction.Rept(Range("A3"), 2)
Range("B4") = Application.WorksheetFunction.Rept(Range("A4"), 3)
Range("B5") = Application.WorksheetFunction.Rept(Range("A5"), 4)
End Sub

Explicando o código:

  • Primeiro você vai escolher a planilha, onde o código será executado, no caso, Planilha6.
  • Em seguida você irá inserir a função REPT no VBA, o código irá dizer ao Excel que a célula, por exemplo, B2 será igual a função REPT, que irá repetir o valor da célula A2, 1 vez.  O último argumento é o número de vezes que os valores serão repetidos.

Após inserir o código, basta criar um botão na planilha e atribuir essa macro no botão:

Baixe aqui a planilha com todos os exemplos criados neste artigo

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da explicação sobre o uso da função REPT no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!