7 Recursos do Excel para Economia de Tempo que você deve usar

Quer conhecer alguns recursos do Excel para economia de tempo? Então você está no lugar certo!

O Microsoft Excel é uma ferramenta robusta e completa. E seja trabalhando com essa ferramenta no trabalho ou em casa, fazer uso de recursos que economizam seu tempo significa poder passar para sua próxima tarefa mais rapidamente.

E pensando neste assunto, separamos a seguir 7 recursos do Excel para você economizar o seu tempo. Confira!

Excel para economia de tempo: 7 recursos que você deve usar

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1. Modelos prontos

Um dos melhores economizadores de tempo para a maioria das tarefas é o uso de modelos prontos. Você pode usá-los para cronogramas de projetos, calendários, faturas, orçamentos, entre outros. Aproveitar essas convenientes ferramentas pré-formatadas pode definitivamente economizar seu tempo.

Conseguir esses modelos é tão fácil quanto usá-los. O site da Microsoft, por exemplo, oferece uma variedade de modelos do Excel para calendários, planejadores, rastreadores de despesas e planilhas de horas.

Nós do Excel Easy também contamos com uma sessão de planilhas prontas onde você pode baixa-las gratuitamente.


2. Texto para Colunas

Outro excelente recurso do Excel para economia de tempo é a ferramente Texto para Colunas.

Você já precisou dividir o conteúdo de uma célula em duas células? Por exemplo, se você tem uma lista com nomes de pessoas e precisa separar o nome e o sobrenome em colunas separadas, fazer isso manualmente pode dar uma grande trabalho.

Mas com a ferramenta Texto para Colunas você pode separá-los rapidamente com poucos cliques. Veja o passo a passo abaixo:

  • Selecione as células que contém os nomes que você pretende separar em colunas diferentes.
  • Acesse a guia Dados e clique em Texto para Colunas
  • Na etapa 1 da Janela, selecione Delimitado e clique em Avançar
  • Na etapa 2 selecione Espaço (desmarque todas as demais opções) e clique em Avançar
  • Na etapa 3 especifique as células de destino
  • Clique em Concluir.Texto para colunas

3. Formatação Condicional

A Formatação Condicional é uma ótima ferramenta que adiciona rapidamente uma formatação para melhor análise visual aos seus dados.
Tomando o exemplo de um professor que deseja destacar as notas menores que 35, confira os passos abaixo:

Selecione os dados que você deseja aplicar a formatação condicional.

  • Acesse a guia Página Inicial e selecione Formatação Condicional
  • Em Realçar Regras de Células escolha É Menor do que…
  • Na caixa de diálogo ‘É Menor do que…’ especifique a nota e a formatação.
  • Clique em OK para finalizar

Formatação Condicional

Ansioso para aprender mais? Dê uma olhada em nossos artigos sobre Formatação Condicional.


4. Pincel de Formatação

Quando se trata de recursos do Excel para Economia de Tempo, não há como deixar de fora o bom e velho Pincel de Formatação.

No Excel, essa ferramenta conveniente permite aplicar o mesmo formato de uma ou mais células a outras com um único clique. Confira os passos a seguir:

  • Selecione a célula, grupo de células, linha ou coluna que você deseja copiar a formatação.
  • Na guia Início, clique em Pincel de Formatação.
  • Selecione a célula, grupo de células, linha ou coluna que você deseja copiar a formatação.

Essa é uma maneira fantástica de aplicar rapidamente a formatação útil de células sem o trabalho manual.

Pincel de Formatação

5. Remover Duplicatas

Dados duplicados no Excel podem causar muitos problemas. Se você importar dados de um banco de dados, ou simplesmente obtê-los de um colega, os dados duplicados quase sempre estão presentes. E se os dados com os quais você está trabalhando forem enormes, será muito difícil localizá-los e removê-los no Excel manualmente.

E para poupar o seu tempo na hora de remover dados duplicados, basta seguir as etapas abaixo:

  • Selecione as células que contém duplicatas
  • Acesse a guia Dados e selecione Remover Duplicatas
  • Na caixa de diálogo ‘Remover Duplicatas’ selecione as colunas
  • Clique em OK para finalizar.

Remover Duplicatas


6. Localizar e Substituir

O recurso de Localizar e Substituir no Excel pode economizar muito tempo, e isso é o que mais importa nos dias de hoje.

Por exemplo, se você tem uma variedade de dados e precisa substituir todas as Maçãs por Maçãs Vermelhas, Laranjas por Laranjas Verdes, Bananas por Bananas Amarelas e assim por diante, então você poderá usar este recurso do Excel para fazer os ajustes em instantes. Para isso, siga as etapas abaixo:

  • Selecione seus dados
  • Na guia Página Inicial, selecione a opção Localizar e Selecionar
  • Clique em Substituir
  • Na caixa de diálogo ‘Encontrar e Substituir’ especifique os valores ‘Localizar’ e ‘Substituir por’
  • Clique no botão Substituir tudo

Localizar e substituir

7. Colar Especial

O simples recurso de Copiar e Colar já é excelente para economizar tempo e evitar digitar dados em suas planilhas. Mas a boa notícia é que você pode ir além ao usar o recurso de Colar Especial.

Usando o Colar Especial, você pode copiar e colar seletivamente de uma célula. Por exemplo, você pode copiar e colar somente a formatação, ou fórmulas, comentários ou valores.

Aqui o passo a passo de como usar Colar Especial no Excel

  • Copie a célula desejada (intervalo ou célula).
  • Clique com o botão direito do mouse na célula de destino e selecione a opção ‘Colar Especial
  • Na caixa de diálogo ‘Colar Especial’ selecione o que você deseja colar.
  • Clique em OK para finalizar.

Color Especial no Excel

Leitura recomendada:

E então, o que achou do artigo sobre os Recursos do Excel para Economia de Tempo? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!

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