Gráfico de Velocímetro no Excel | Como Criar?
Quer aprender a criar um gráfico de velocímetro no Excel? Então esse tutorial é para você!
Como você já deve saber, o Excel fornece diversos recursos para nos auxiliar nas atividades do dia a dia e dentre suas inúmeras ferramentas, a possibilidade de gerar gráficos é uma das mais importantes, já que facilitam a visualização e análise dos dados.
Com o Excel, podemos criar diferentes tipos de gráficos, desde os mais simples de colunas, até os mais complexos, como por exemplo o gráfico de velocímetro (Ponteiro), que nada mais é que a junção do gráfico de rosca com o gráfico de dispersão.
O gráfico de velocímetro é muito utilizado para a montagem de dashboard, e para saber como ele é feito, acompanhe abaixo o passo a passo.
Como fazer um Gráfico de Velocímetro no Excel
Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico de velocímetro no Excel:
Passo 1: Criando o mostrador do Gráfico de Velocímetro no Excel
O primeiro passo para fazer o gráfico de velocímetro é criar o mostrador. Para isso, vamos utilizar o exemplo de uma classe de alunos onde queremos mostrar as seguintes informações:
Para o mostrador, dividiremos os valores de acordo com a quantidade de fatias que desejamos ter no gráfico, neste caso serão 3 e a soma delas dará 100.
Com as informações organizadas, agora podemos criar o mostrador utilizando o Gráfico de rosca. Para isto, basta seguir os passos:
1. Selecione o intervalo de células para as quais você deseja criar o gráfico (neste exemplo A1:B5).
2. Acesse a guia Inserir > Inserir Gráfico de Pizza ou de Rosca > Rosca.
Seguindo os passos acima, você terá criado um gráfico de rosca conforme mostra na imagem abaixo:
Para que o gráfico fique igual a um velocímetro é necessário que ele apareça em meia lua, e para isto siga os passo:
1. Clique com o botão direito do mouse sobre o gráfico e selecione a opção Formatar Área do Gráfico. Confira a imagem abaixo:
2. Em seguida irá aparecer a caixa de formatação no canto direito do gráfico, primeiro selecione Opções de Gráfico e em seguida Série1.
3. Após selecionar Série1, irão aparecer as Opções de Série, no campo Ângulo da Primeira Fatia digite 270º e no campo Tamanho do Orifício da Rosca, digite 50º, conforme mostra a imagem:
4. Note que o gráfico se modificou, agora a fatia que está em azul deve ser formatada para que ela não aparece, sendo assim selecione ela e no campo Preenchimento, marque a opção Sem preenchimento:
5. Agora que temos em gráfico em meia lua, vamos formatar as cores das fatias para melhor visualização das informações. Para isto, basta selecionar cada fatia igual ao passo anterior, porém selecione o campo Preenchimento Sólido e escolha a cor desejada.
Neste caso, colocamos o vermelho para representar o reprovado, laranja recuperação e verde aprovado.
Passo 2: Criando o Ponteiro do Gráfico
Agora precisamos utilizar o gráfico de dispersão para criar o ponteiro, para isso é necessário inserir algumas informações extras:
1. Crie uma célula onde você irá colocar a posição desejada da ponta do ponteiro, neste caso colocamos como 40.
2. Agora crie as coordenadas do ponteiro, a base do ponteiro será nas coordenadas 0 (zero):
3. A base do ponteiro é 0 (zero), pois X e Y representam o centro do plano cartesiano, como a imagem abaixo:
4. Para colocar no gráfico a posição que a ponta do ponteiro irá ficar, precisamos descobrir qual o valor do eixo X e o eixo Y, e para isso utilizaremos as funções, seno e cosseno:
5. Para a posição do eixo X, precisamos encontrar o cosseno que se dá pela fórmula:
=-COS(PI()*A9/B5)
Onde:
- Multiplicando-se o A9 (posição do ponteiro), e dividindo pelo total (B5) teremos o valor da porcentagem percorrida pelo ponteiro.
6. Para a posição do eito Y, será calculado o Seno:
=SEN(PI()*A9/B5)
7. Agora que já temos as informações para o ponteiro do gráfico, precisamos inseri-las, para isto basta clicar com o botão direito do mouse dentro da área do gráfico, desta forma, irá aparece a seguinte janela:
8. Clique na opção adicionar, na janela que irá abrir, digite Ponteiro no campo Nome da série e clique em OK.
9. Note que uma nova série foi criada dentro do gráfico.
10. Para que esta nova série fique em forma de ponteiro, precisamos alterar o tipo do gráfico e para isso bastar clicar com o botão direito do mouse sobre o gráfico e selecionar a opção Alterar Tipo de Gráfico de Série.
11. Na nova janela que irá abrir, selecione a opção Combinação e em seguida na série Ponteiro, escolha Dispersão com Linhas Retas e Marcadores.
Com o isso o gráfico será alterado:
12. O próximo passo é inserir os valores do ponteiro, ou seja, por onde a ponta do ponteiro irá caminhar, nesta etapa basta clicar com o botão direito no gráfico e escolher a opção Selecionar Dados e na entrada referente ao Ponteiro clique em Editar, veja abaixo a imagem com o passo a passo:
13. Na janela que abrirá, defina os valores de X e Y, de acordo com os intervalos criados na tabela, veja abaixo:
14. O próximo passo é deixar o ponteiro na posição desejada (no meio da circunferência) e para isso basta formatar o eixo do gráfico. Com o botão direito do mouse, clique sobre o eixo e em seguida selecione a opção Formatar Eixo, conforme mostra a figura abaixo:
15. Na janela que irá abrir, selecione as Opções de Eixo, no campo Mínimo digite -1,3 e no campo Máximo 1,3.
16. No eixo de baixo faça o mesmo processo, com isso, o gráfico ficará da seguinte forma:
Agora é só formatar o gráfico como desejar, mudar a ponta do ponteiro, tirar as grades do gráfico e ver o resultado:
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Formatação Condicional no Excel (Guia Completo com Exemplos)
- Como Criar Formulário no Excel (Passo a Passo)
- Autopreenchimento no Excel: Como ativar e desativar
- Gráfico de Área no Excel: Como criar?
- Linha de Tendência no Excel – Como Adicionar em seus Gráficos
- Gráfico Comparativo no Excel – Como criar?
E então, o que achou da dica para criar um gráfico de velocímetro no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!
Excelente