Linha de Tendência no Excel – Como Adicionar em seus Gráficos

Quer aprender a inserir linha de tendência no Excel? Então você está no lugar certo!

Como o próprio nome sugere, uma linha de tendência serve para mostrar uma tendência. Você irá encontrá-la em diversos gráficos cuja intenção é analisar a tendência que surge dos dados existentes.

Neste tutorial você vai aprender a criar linhas de tendência em seus gráficos do Excel de maneira prática. Confira!

Como funciona uma Linha de Tendência no Excel?

Antes de aprendermos como criar uma Linha de Tendência no Excel, vamos analisar como ela funciona.

Por exemplo, suponha que você tenha a relação de visitantes semanais de um famoso museu conforme imagem abaixo:

Como funciona uma linha de tendência no excel

Se você inserir esses dados em um gráfico de linhas ou colunas, poderá observar a variação dos dados, pois em algumas semanas o número de visitantes do museu também diminuiu.

Exemplo de gráfico

Deste modo, o uso de uma linha de tendência neste gráfico te ajudará a decifrar rapidamente a tendência geral (mesmo quando houver altos e baixos).

Como adicionar Trendline no Excel

Com o gráfico acima, você pode verificar rapidamente que a tendência de visitantes está subindo, apesar de algumas poucas semanas de queda.

Inserindo Linha de Tendência em gráfico de Linhas ou Colunas

As etapas abaixo servem para inserir uma linha de tendência em um gráfico nas versões do Excel 2013, 2016 e superior:

  • Selecione o gráfico no qual você deseja adicionar a linha de tendência.
  • Clique no ícone de mais (+). Ele é exibido quando o gráfico é selecionado.

Como inserir linha de tendência no Excel

  • Selecione a opção Linha de Tendência

Adicionar Trendline Excel

Pronto! Isso irá adicionar a linha de tendência ao seu gráfico (as etapas também serão as mesmas para um gráfico de linha).

Outra alternativa para adicionar uma linha de tendência é clicar com o botão direito do mouse na série para a qual você deseja inserir a linha de tendência e escolher a opção “Adicionar Linha de Tendência“. Veja a imagem abaixo:

Linha de tendência Excel

A linha de tendência que adicionamos no gráfico acima é uma linha de tendência linear. Em outras palavras, uma linha de tendência linear é a linha reta de melhor ajuste que mostra se os dados estão tendendo para cima ou para baixo.


Tipos de linhas de tendência no Excel

Além da linha de tendência linear que o Excel insere por padrão, existem também outras variações que você pode usar. São elas:

  • Exponencial
  • Linear
  • Logarítmica
  • Polinomial
  • Potência
  • Média Móvel

Confira aqui algumas dicas para escolher a melhor linha de tendência para seus dados.

Para escolher qualquer uma dessas outras variações, basta clicar no pequeno ícone em formato triângulo que aparece quando você clica no ícone mais do elemento gráfico. Ele mostrará todas as linhas de tendência que você pode usar no Excel.

Tipos de linhas de tendência no Excel

Além da linha de tendência linear, outra opção útil neste exemplo de visitantes semanais é uma linha de tendência de média móvel. Isso é comumente usado para exibir a tendência considerando uma média do número especificado de períodos.

Por exemplo, se você fizer uma média móvel de dois períodos, ela exibirá a tendência com base nos últimos dois períodos (neste exemplo, as última duas semanas). Isso é útil, pois mostra a tendência melhor suavizando as variações.

Observe no exemplo abaixo que, embora houvesse uma queda no valor, a tendência permaneceu estável, uma vez que foi suavizada pelos outros valores de período.

Linha de tendência média móvel Excel

Formatando Linha de Tendência no Excel

O Excel oferece diversas opções de formatação quando se trata de linhas de tendência. Para conhecer todas as opções disponível, clique com o botão direito do mouse na linha de tendência e clique na opção “Formatar Linha de Tendência“.

Formatando Linha de Tendência no Excel

Com o painel de formatação aberto (lado direito) você poderá realizar as seguintes formatações:

  • Alterar a cor ou largura da linha de tendência. Isso pode ajudar quando você quiser destacá-la usando uma cor diferente.
  • Alterar o tipo de linha de tendência (linear, logarítmica, exponencial, etc).
  • Adicionar um período de previsão.
  • Definir um interseção (inicie a linha de tendência em 0 ou em um número específico).
  • Exibir equação ou valor de R-quadrado no gráfico

Vamos ver como usar alguns desses recursos de formatação.


Alterando a largura da linha de tendência

Para alterar a cor da linha de tendência, selecione a opção Preenchimento e linha no painel Formatar linha de tendência. Nas opções, você pode alterar a opção de cor e o valor da largura.

Alterando a largura da linha de tendência

Adicionando um período de previsão à Linha de Tendência

Este recurso permite que estender a linha de tendência para períodos futuros para mostrar como seria se a tendência passada continuasse.

Para fazer isso, basta alterar o valor do Período de previsão ‘Avançar‘ nas opções do painel ‘Formatar linha de tendência’.

Definindo a interseção para a linha de tendência

Você também pode especificar onde deseja que a linha de tendência seja interceptada com o eixo vertical. Por padrão (quando você não especifica nada), o Excel decide automaticamente a interseção com base no conjunto de dados.

Por exemplo, no gráfico abaixo, a interseção estará em algum lugar um pouco acima do valor de 5.000 (mostrado com uma linha vermelha sólida – que desenhamos manualmente).

Alterar a interseção para a linha de tendência

Se você deseja que a linha de tendência intercepte em 0, você pode fazer isso alterando o valor ‘Definir Interseção‘.

Importante: Você só poderá alterar o valor de Interseção quando estiver trabalhando com linhas de tendência do tipo exponenciais, lineares ou polinomiais.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da tutorial sobre a criação de Linha de Tendência no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!