Formatação Condicional no Excel | Conjuntos de Ícones

Você sabe como usar inserir Conjuntos de Ícones no Excel? Se deseja aprender, então está no lugar certo!

Muitas pessoas reagem mais rápido aos símbolos do que textos e números. E a boa notícia é que podemos implementar símbolos no Excel por meio da Formatação Condicional.

Os Conjuntos de Ícones são um dos recursos da Formatação Condicional e foram adicionados a partir da versão 2007 do Excel. Eles facilitam muito a visualização de valores em um intervalo de células, pois cada ícone representa um intervalo de valores. Acompanhe os detalhes a seguir para saber mais sobre este recurso.


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a trabalhar com Conjuntos de Ícones no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Como inserir Conjuntos de Ícones no Excel?

Para que você possa compreender como inserir Conjuntos de Ícones no Excel, iremos usar um simples exemplo de uma tabela de estoque contendo alguns produtos de uma loja conforme mostrando na imagem abaixo:

Conjuntos de Ícones no Excel

Neste exemplo, queremos inserir ícones na coluna ‘Quantidade‘ para representar o nível do estoque. Ou seja, se o estoque estiver zerado para um determinado produto, queremos que o Excel exiba um X (vermelho). Por outro lado, se tivermos algum produto em estoque, o Excel deverá mostrar um símbolo de check na cor verde conforme mostrado abaixo.

Para isso, siga a etapas abaixo:

  • Selecione as células que receberão a formatação condicional. (neste exemplo iremos selecionar o intervalo B2:B7)
  • Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Conjuntos de Ícones. (neste exemplo vamos escolher a opção 3 Símbolos (Não Circulados), no entanto, você pode escolher o modelo de ícones que desejar.

Como inserir Conjuntos de Ícones no Excel?

  • O Excel automaticamente insere ícones ao lado dos valores que representam o estoque de cada produto. Formatação Condicional - Conjuntos de Ícones

No entanto, é possível notar que temos um terceiro ícone, (ponto de exclamação amarelo) que o Excel inseriu. Neste caso, temos que mostrar para o Excel qual será a regra que desejamos aplicar. Para isso siga as etapas abaixo:

  • Selecione as células que desejamos editar a formatação condicional. (neste exemplo iremos selecionar novamente o intervalo B2:B7);
  • Acesse a guia Página Inicial > Formatação Condicional > Gerenciar Regras
  • Na caixa de diálogo ‘Gerenciador de Regras de Formatação Condicional’, seleciona a regra criada anteriormente e clique no botão Editar.

Excel Conjunto de ícones

  • Na caixa de diálogo ‘Editar Regra de Formatação’ vamos editar a nossa regra da seguinte maneira:
    • Quando o valor for maior do que 1, o ícone deverá ser a Marca Verde (Tipo = Número)
    • Quando o valor for menor ou igual a 0, o ícone deverá ser a Cruz Vermelha. (Tipo = Número)
    • Na terceira opção deixamos sem ícone.

ícones formatação condicional

  • Clique em OK para finalizar. Como resultado teremos os seguintes ícones adicionados:

Conjunto de ícones no Excel

Leitura recomendada:

E então, o que achou da dica sobre o uso de Conjuntos de Ícones no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!