Como Calcular a Média Ponderada no Excel

Quer aprender a calcular Média Ponderada no Excel? Então você está no lugar certo!

Certamente você já ouviu falar da média ponderada ou precisou dela para realizar algum cálculo específico. O seu uso é muito comum e saber realizar o seu cálculo no Excel poderá facilitar muito a sua vida.

E se você ainda não sabe o que é, nem como fazer cálculo de Média ponderada no Excel, então confira os detalhes a seguir.

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a calcular a Média Ponderada no Excel.

Facebook

Twitter

LinkedIn

Média Ponderada no Excel: Como calcular?

calcular média ponderada no Excel

O que é Média Ponderada?

A média ponderada é o cálculo que leva em consideração o peso atribuído a cada informação que será calculada. Na média simples, nós apenas somamos os valores e dividimos pela quantidade de termos.

Por outro lado, na média ponderada consideramos que cada termo possui importância diferente. Neste caso, para realizar o seu cálculo, é necessário multiplicar cada valor do conjunto por seu “peso”.

Um bom exemplo seria calcular a nota final de um aluno com base em seu desempenho em uma variedade de tarefas e testes diferentes. As tarefas individuais geralmente não contam tanto para a nota final quanto para o exame final – coisas como testes, testes e exames finais terão pesos diferentes. A média ponderada é calculada como a soma de todos os valores multiplicados por seus pesos divididos pela soma de todos os pesos.

Exemplo prático

Para melhor entender como funciona a média ponderada, vamos supor que em um concurso público foram aplicadas provas para testar os conhecimentos dos candidatos em matemática, português e língua estrangeira. O cálculo da nota deste concurso considera pesos diferentes para cada matéria, neste caso, cada uma possui os seguintes pesos:

  • Matemática: 4
  • Português: 3
  • Língua estrangeira: 2

Se um candidato obteve as seguintes notas:

  • Matemática: 5
  • Português: 7
  • Língua estrangeira: 8

Então a sua média ponderada será:

fórmula de Média Ponderada Excel

Média Ponderada no Excel

Agora que sabemos o que é a Média Ponderada, vamos aprender a calcula-la no Excel. Neste tutorial, você aprenderá como calcular a média ponderada no Excel:

  • Usando a função SOMARPRODUTO
  • Usando a função SOMA

Então vamos começar!


Calculando Média Ponderada no Excel com a Função SOMARPRODUTO

Podem existir diversos cenários em que você precise calcular a média ponderada. Abaixo temos três situações diferentes em que você pode usar a função SOMARPRODUTO para calcular a média ponderada com o Excel.

Exemplo 1 – Quando os pesos somam até 100%

Suponha-se que você tenha um conjunto de dados com as notas de um aluno em diferentes provas, trabalhos e atividades junto com os respectivos pesos em porcentagens (conforme mostrado abaixo):

Como calcular a média ponderada no Excel

Nos dados acima, um aluno recebe notas em diferentes avaliações, mas no final, precisa receber uma nota final. Uma média simples não pode ser calculada aqui, pois o peso de diferentes avaliações varia.

Por exemplo, a “Atividade 2” com um peso de 10% carrega o dobro do peso em comparação com a “Atividade 1“, mas um quarto do peso comparado com o “Projeto“.

Nesse caso, você pode usar a função SOMARPRODUTO para obter a média ponderada da pontuação com a seguinte fórmula:

=SOMARPRODUTO(B2:B8;C2:C8)

A função SOMARPRODUTO primeiro multiplica o elemento da primeira matriz pelo primeiro elemento da segunda matriz. Em seguida, multiplica o segundo elemento da primeira matriz pelo segundo elemento da segunda matriz. E assim por diante. E finalmente, soma todos esses valores.

A imagem abaixo pode te ajudar a compreender melhor esse cálculo:

média ponderada com a função somarproduto

Exemplo 2 – Quando Pesos não somam até 100%

No exemplo anterior, os pesos foram atribuídos de tal forma que o total soma 100%. No entanto, em cenários da vida real, nem sempre pode ser o caso. Por isso, vamos dar uma olhada no mesmo exemplo, mas agora com pesos diferentes.

No exemplo acima, os pesos somam 200%. Se usarmos a mesma fórmula SOMARPRODUTO, isso dará um resultado errado.

No resultado acima, todos os pesos foram dobrados em relação ao primeiro exemplo e neste caso, o Excel retorna o valor de 153,2 como média ponderada.

Sabemos que um aluno não pode obter mais uma média maior do que 100 (não importa o quão brilhante ele seja ;)). E a razão para isso é que os pesos não somam 100%.

Para solucionar isso, podemos usar a seguinte fórmula:

=SOMARPRODUTO(B2:B8;C2:C8)/SOMA(C2:C8)

Na fórmula acima, o resultado da fórmula SOMARPRODUTO é dividido pela soma de todos os pesos. Deste modo, não importa o valor, os pesos sempre irão somar 100%.

Exemplo 3 – Quando os pesos precisam ser calculados

Nos exemplos anteriores, os pesos foram especificados. No entanto, pode haver casos em que os pesos não estão diretamente disponíveis e você precisa calcular os pesos primeiro e depois calcular a média ponderada. Veja o exemplo abaixo:

Suponha-se que você esteja vendendo três tipos diferentes de produtos, conforme mostrado abaixo:

média ponderada excel

Você pode calcular o preço médio ponderado por produto usando a função SOMARPRODUTO. Aqui está a fórmula que você pode usar:

=SOMARPRODUTO(B2:B4;C2:C4)/SOMA(B2:B4)

Dividir o resultado SOMARPRODUTO com a soma das quantidades garante que os pesos (neste caso, as quantidades) somam 100%.


Calculando Média Ponderada no Excel – Função SOMA

De fato a função SOMARPRODUTO é a melhor maneira de calcular a média ponderada no Excel. No entanto, você também pode usar a função SOMA. Para calcular a média ponderada usando a função SOMA, você precisa multiplicar cada elemento, com sua importância atribuída em porcentagem.

Usando o mesmo exemplo temos:

média ponderada no Excel com a função soma

Neste caso, a fórmula que lhe dará o resultado correto é:

=SOMA(B2*C2;B3*C3;B4*C4;B5*C5;B6*C6;B7*C7;B8*C8)

função soma para calcular a média ponderada no Excel

Este método é ótimo quando se tem poucos itens. No entanto, quando você tem muitos itens e pesos, esse método pode ser trabalhoso propenso a erros. Existe também uma outra maneira mais curta e melhor de fazer isso usando a função SOMA.

=SOMA(B2:B8*C2:C8)

O truque ao usar essa fórmula é usar CTRL + Shift + Enter, em vez de usar apenas Enter. Como a função SOMA não pode manipular matrizes, você precisa usar CTRL + Shift + Enter.

Quando você aperta CTRL + Shift + Enter, você notará que as chaves aparecem automaticamente no início e no final da fórmula (veja a barra de fórmulas na imagem acima).

Novamente, verifique se os pesos somam 100%. Se isso não ocorrer, você precisará dividir o resultado pela soma dos pesos (conforme mostrado abaixo, tomando o exemplo do produto):

como usar a função soma para calcular a média ponderada

Você também poderá se interessar pelos seguintes tutoriais de Excel:

E então, o que achou da dica para calcular a Média Ponderada no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!