Raiz Quadrada no Excel: Como calcular?

Você sabia que é possível calcular Raiz Quadrada no Excel? Na matemática, basicamente a raiz quadrada de um número X é um único número e não negativo que, ao ser multiplicado por si mesmo, se iguala a X. Em outras palavras, calcular a raiz quadrada de um número consiste em determinar o número, que elevado ao quadrado gera o valor desejado. Por exemplo, a raiz quadrada do número 16 corresponde ao número 4, pois 4² (ou 4×4) é igual a 16.

Em certas ocasiões, descobrir a raiz quadrada de um determinado número pode ser uma tarefa cansativa, principalmente quando se está trabalhando com números grandes. Mas a boa notícia é que é possível calcular a raiz quadrada (ou outras raízes) com o Excel de maneira super fácil. Se interessou? Então acompanhe os detalhes a seguir e saiba como:

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender usar o Excel para calcular a raiz quadrada:

Facebook

Twitter

Google+

LinkedIn

Calculando a raiz quadrada no Excel

Para início de conversa, saiba que o Excel já possui uma função de raiz quadrada prontinha para ser usada, ou seja, você não terá praticamente nenhum trabalho na hora de realizar os cálculos.

A função na qual estamos nos referindo é =RAIZ(núm), onde “núm” é o número ou a célula que contém o número que você pretende calcular a raiz quadrada.

Observação: Para usar a função de raiz quadrada, é importante que o número a ser calculado seja positivo, caso contrário a função irá retornar o erro #NUM! (veja como contornar isso no exemplo 3)

Exemplos práticos

Agora que você já conhece a função de raiz quadrada no Excel, vamos aos exemplos práticos:

Exemplo 1: Calcular raiz quadrada com número na função

Calcular raiz quadrada com o Excel

Exemplo 2: Calcular a raiz quadrada com referência de célula

fórmula de raiz quadrada no Excel

Exemplo 3: Calculando a raiz quadrada com número negativo

A função RAIZ não pode lidar com números negativos, portanto, se você tentar encontrar a raiz quadrada de um valor negativo, o Excel retornará um valor de erro #NÚM!. Para evitar que isso ocorra, você precisa usar a função ABS, que retorna o valor absoluto de um número (ou seja, o número sem um sinal).

Confira o exemplo abaixo:

raiz quadrada com número negativo

Exemplo 4: Calcular qualquer raiz com a função POTÊNCIA

Já falamos por aqui sobre o uso da função POTÊNCIA no Excel. No entanto, pouca gente sabe que é possível utilizá-la para calcular qualquer raiz no Excel. Para isso, basta usar a seguinte fórmula:

=POTÊNCIA(número;(1/n))

Onde:

  • número – representa o número que você deseja calcular a raiz.
  • n – representa o expoente. Para calcular uma raiz, simplesmente forneça um expoente inverso – por exemplo, uma raiz quadrada é 1/2, uma raiz cúbica é 1/3 e assim por diante.

Veja o exemplo abaixo onde estamos calculando a raiz cúbica de 125 usando a função POTÊNCIA.

Calcular raiz cúbica no Excel

Viu como é fácil? Agora você pode calcular a raiz quadrada ou qualquer outro tipo de raiz de qualquer número no Excel!

Dicas Extras:

  • Se você estiver usando o Excel em inglês, use a função SQRT para calcular a raiz quadrada. Para qualquer outro tipo de raiz, use a função POWER.
  • Se você precisa inserir um símbolo de raiz quadrada em sua planilha de Excel, basta acessar a guia Arquivo > Opções > Revisão de Texto > Opções de Autocorreção. Depois substitua o símbolo por um conjunto de caracteres.
  • O cálculo de raiz está presente na resolução de diversos problemas do cotidiano como, por exemplo, no Teorema de Pitágoras, na medição de terras na Engenharia de Agrimensura, no cálculo de volumes cúbicos, entre outros.

Confira também o tutorial em vídeo

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para calcular raiz quadrada usando o Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!