Como Arredondar no Excel – [Para cima e para baixo]

Deseja saber como arredondar no Excel, então esse artigo é para você!

Se você não pretende mostrar valores decimais em suas planilhas do Excel, então saiba que você pode simplificar seus dados numéricos usando a função ARRED.

Quando se trata de arredondar números, o Excel nos fornece três funções: ARRED, ARREDONDAR.PARA.BAIXO e ARREDONDAR.PARA.CIMA. Neste artigo vamos ver na prática como elas funcionam e de que maneira você pode arrendondar valores no Excel. Confira!

Usar função x Formatar número

Antes de aprender a arredondar valores no Excel, é importante saber que usar as funções para arredondar é diferente de alterar o formato do número.

Quando você altera o formato de um número, você está apenas mudando sua aparência na sua pasta de trabalho. Por outro lado, quando você arredonda um número usando as funções ARRED, ARREDONDAR.PARA.BAIXO ou ARREDONDAR.PARA.CIMA, você está mudando a aparência e como ele é armazenada. Agora vamos aprender como e quando usar cada uma das funções para arredondar no Excel.

Como arredondar no Excel com a função ARRED

A função ARRED serve para arredondar valores no Excel. Essa função faz o arredondamento de um número de acordo com a quantidade de dígitos especificada na própria função.

Sintaxe: =ARRED(número, núm_dígitos)

Onde:

  • número: Campo obrigatório. Representa o número ou a referência de célula que contém o número que você deseja arredondar.
  • núm_dígitos: Campo obrigatório. Representa o número de dígitos para o qual você deseja arredondar o argumento número.

Importante:

  • A função ARRED arredonda os números 1-4 para baixo e arredonda os números 5-9 para cima.
  • A função ARRED arredonda os números para um nível especificado de precisão. Você pode arredondar valores para a direita ou para a esquerda do ponto decimal.
  • Se núm_dígitos for maior do que 0, o número é arredondado para o número especificado de casas decimais à direita do ponto decimal.
  • Se núm_dígitos dor menor do que 0, o  número é arredondado para a esquerda do ponto decimal (ou seja, para o próximo 10, 100, 1000, etc.).
  • Se núm_dígitos for igual a 0, o número é arredondado para o inteiro mais próximo.

Exemplos:

No exemplo abaixo o valor 115,826 é arredondado para 115,83. Observe que valores de 1 a 4 são arredondados para baixo e valores de 5 a 9 são arredondados para cima.

Como arredondar números no Excel

Neste outro exemplo, temos o valor 115,824 que é arredondado para baixo, obedecendo a mesma regra (1 a 4 para baixo e 5 a 9 para cima).

Como se pode observar, a função ARRED usa uma simples regra para definir se o valor será arredondado para baixo ou para cima. No entanto, você também pode usar a funções ARREDONDAR.PARA.BAIXO ou ARREDONDAR.PARA.CIMA para arredondar valores no Excel, independente deles serem maiores ou menos do que 5. Vejamos agora como funciona essas outras duas funções.


Arrendondar para cima no Excel

Como o próprio nome diz, a função ARREDONDAR.PARA.CIMA serve para arrendondar valores para cima no Excel.

A função ARREDONDAR.PARA.CIMA retorna um número arredondado para um determinado número de casas decimais. Ao contrário da função ARRED, em que os números menores que 5 são arredondados para baixo, a função ARREDONDAR.PARA.CIMA sempre arredonda os números de 1 a 9 para cima.

Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.CIMA(núm;núm_dígitos)

Onde:

  • núm – O número a ser arredondado para cima.
  • núm_dígitos – O número de dígitos para o qual o número deve ser arredondado.

Exemplo:

No exemplo abaixo estamos usando a função ARREDONDAR.PARA.CIMA para arredondar o valor 115,824. Observe que essa função arredonda o valor para 115,83, ou seja, sempre para cima.

Como Arredondar para cima no Excel

O mesmo ocorre com o valor 115,826, que neste caso, também é arredondado para cima.

Arredondar para baixo no Excel

Por outro lado, se você pretende arredondar valores para baixo no Excel (independente de as casas decimais serem maiores ou menores do que 5), então basta fazer uso da função ARREDONDAR.PARA.BAIXO.

Ao contrário da função ARRED, em que apenas os números menores que 5 são arredondados para baixo, a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO arredonda todos os números de 1 a 9 para baixo.

Sintaxe: ARREDONDAR.PARA.BAIXO(núm;núm_dígitos)

Onde:

  • núm – O número a ser arredondado para baixo.
  • núm_dígitos – O número de dígitos para o qual o número deve ser arredondado.

Exemplo:

No exemplo abaixo estamos usando a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO para arredondar o valor 115,826. Observe que essa função arredonda o valor para 115,82, ou seja, sempre para baixo.

Como Arredondar para baixo no Excel

O mesmo ocorre com o valor 115,824, que neste caso, também é arredondado para baixo.

Como arredondar número para baixo no Excel

E essas foram as diferentes maneiras de arrendondar números no Excel. Avalie quais desses métodos atenderá melhor a sua necessidade e bom trabalho!

Você também poderá gostar das seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para arredondar números no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!