Função ORDEM no Excel | Saiba como utilizar
A função ORDEM é mais uma daquelas funções que existem para facilitar a vida no Excel. Com ela é possível obter a classificação de determinado valor dentro de uma lista de valores de maneira mais rápida e simples.
Imagine que você tem uma lista grande, com vários nomes, suas respectivas pontuações e deseja obter a classificação de todos eles de acordo com a sua pontuação. Esta tarefa pode ser trabalhosa, mas com a função ORDEM é possível economizar tempo sendo mais produtivo no Excel.
Se você ainda não conhece essa função e quer aprender como utilizá-la, então confira os detalhes a seguir!
Função ORDEM no Excel: Saiba como utilizar
A função ORDEM retorna a ordem (ou classificação) de um valor numérico comparado a outros valores na mesma lista. Em outras palavras, ela informa qual valor é o mais alto, o segundo mais alto, etc.
Em uma lista ordenada, a classificação de um determinado número seria sua posição. A função ORDEM pode determinar a classificação começando com o maior valor (como se classificado em ordem decrescente) ou o menor valor (como se classificado em ordem crescente).
A sintaxe da função ORDEM no Excel é a seguinte:
=ORDEM(número,ref,[ordem])
Onde:
Núm – Argumento obrigatório. Representa o número no qual se deseja encontrar a posição.
Ref – Argumento obrigatório. Representa a matriz que contém os dados numéricos. Neste caso, dados não numéricos serão ignorados.
Ordem – Argumento opcional. Representa o número que especifica como posicionar um número em uma ordem.
- Se 0 ou omitido, os valores são classificados em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor.
- Se 1 ou qualquer outro valor diferente de zero, os valores são classificados em ordem crescente, ou seja, do menor para o maior.
Como utilizar a função ORDEM no Excel
Para melhor compreensão sobre o uso da função ORDEM, vamos supor que precisamos realizar a classificação dos jogadores de determinado esporte. As suas pontuações estão em uma tabela, em ordem alfabética conforme demonstrado no exemplo abaixo:
Na tabela acima, estão os nomes de 5 jogadores e as suas respectivas pontuações. Neste caso, precisamos saber em que posição cada jogador ficou e, para isso, utilizaremos a função ORDEM, confira:
Note que, primeiro selecionamos o valor que desejamos encontrar a ordem (B2), em seguida selecionamos o intervalo onde estão todos os valores (B2:B6).
Observação: Após selecionar o intervalo (B2:B6) você poderá clicar no botão F4 do seu computador, ou então digitar o símbolo ($) como na imagem. Isto serve para que este intervalo seja fixado, ou seja, quando você puxar os dados com a alça de preenchimento, eles não serão alterados.
Agora basta teclar Enter e conferir o resultado:
Para encontrar a posição dos demais jogadores, basta utilizar a alça de preenchimento até o final e conferir a classificação:
Observe que no exemplo acima, omitimos o terceiro argumento da função (Ordem), então a classificação se deu do maior para o menor. No entanto, se colocarmos o valor 1, a função irá nos trazer a ordem inversa, veja:
Como ordenar valores repetidos no Excel
Se você chegou até aqui, então pode ser que esteja se perguntando: O que acontece se eu tiver alunos com pontuações repetidas?
O fato é que a função ORDEM retorna a mesma classificação para itens de igual valor.
Na imagem acima, estamos usando a função ORDEM para classificar as notas de modo crescente. Porém, os alunos Fernando e Hugo possuem notas repetidas e, consequentemente, obtiveram a mesma classificação.
Por outro lado, se você deseja obter classificações exclusivas, use uma das fórmulas a seguir para resolver situações de desempate e atribuir uma classificação única a cada aluno.
Classificação com desempate (decrescente)
=ORDEM(B2;$B$2:$B$6;1)+CONT.SE($B$2:$B2;B2)-1
Classificação com desempate (crescente)
=ORDEM(B2;$B$2:$B$6;0)+CONT.SE($B$2:$B2;B2)-1
Como a fórmula funciona?
A única diferença entre as duas fórmulas é o argumento de ordem da função ORDEM (0 para classificar valores crescentes, 1 para classificar em ordem decrescente).
Em ambas as fórmulas, é a função CONT.SE com o uso inteligente de referências de células relativas e absolutas que fazem a mágica.
Em outras palavras, você usa a função CONT.SE para descobrir quantas ocorrências do número que está sendo classificado nas células acima, incluindo a célula do número. Na linha superior na qual você insere a fórmula, o intervalo consiste em uma única célula ($B$2:B2). Mas como você bloqueia apenas a primeira referência ($B$2), a última referência relativa (B2) é alterada com base na linha em que a fórmula é copiada. Assim, para a linha 6, o intervalo se expande para $B$2:B2 e o valor em B6 é comparado a cada uma das células acima.
Consequentemente, para todos os valores exclusivos e primeira ocorrência de valores duplicados, CONT.SE retorna 1; e você subtrai 1 no final da fórmula para restaurar a classificação original.
Para as 2ª ocorrências de valores duplicados, CONT.SE retorna 2. Subtraindo 1, você aumenta a classificação em 1 ponto, evitando duplicatas. Se houver 3 ocorrências com o mesmo valor, a função CONT.SE() – 1 adicionará 2 à sua classificação e assim por diante.
Classificação no Excel com base em vários critérios
No exemplo anterior você aprendeu a obter a classificação para uma situação de desempate usando a função ORDEM. No entanto, para melhorar sua classificação, você pode adicionar mais um critério a ser considerado em caso de empate.
Então, em nossa tabela de exemplo, vamos adicionar as notas finais na coluna C e calcular a classificação da seguinte maneira:
Primeiro, classifique com notas de matemática (critérios principais)
Quando houver empate, desfaça-o com Notas Finais (critérios secundários)
Para isso, usaremos uma função ORDEM.EQ para encontrar a classificação e a função CONT.SES para desempate:
=ORDEM.EQ($B2;$B$2:$B$6)+CONT.SES($B$2:$B$6;$B2;$C$2:$C$6;">"&$C2)
Como a fórmula funciona?
- A primeira parte ($B$2:$B$6;$B2) conta as ocorrências do valor que você está classificando. Observe que corrigimos o intervalo com referências absolutas, mas não bloqueamos a linha do critério ($B2) para que a fórmula verifique o valor em cada linha individualmente.
- A segunda parte ($C$2:$C$6;”>”&$C2) descobre quantas pontuações totais são maiores que a pontuação total do valor que está sendo classificado.
Como a função CONT.SES trabalha com a lógica E, ou seja, conta apenas as células que atendem a todas as condições especificadas, ela retorna 0 para Fernando, pois nenhum outro aluno com a mesma nota de matemática tem uma pontuação total maior. Portanto, a classificação de Fernando retornada pela função ORDEM.EQ permanece inalterada.
Por outro lado, para o aluno Hugo, a função CONT.SES retorna 1 porque um aluno com a mesma pontuação em matemática tem um total mais alto, então seu número de classificação é incrementado em 1. Se mais um aluno tiver a mesma pontuação em matemática e uma pontuação total menor que a de Fernando e Hugo, então sua classificação seria incrementada em 2 e assim por diante.
2 Coisas que você precisa saber sobre o ORDEM no Excel
- Qualquer fórmula de classificação no Excel funciona apenas para valores numéricos: números positivos e negativos, zeros, valores de data e hora. Valores não numéricos no argumento são ignorados.
- No Excel 2010 e versões posteriores, a função ORDEM foi substituída por ORDEM.EQ. Para compatibilidade com versões anteriores, a função ORDEM ainda funciona em todas as versões do Excel, mas pode não estar disponível no futuro.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Ranking no Excel: Saiba como criar (Diferentes Maneiras)
- Filtros no Excel – Tutorial Completo
- Como Colocar em Ordem Alfabética no Excel
E então, o que achou do artigo sobre a função ORDEM no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!