Gráfico de Termômetro no Excel: Como criar?

Quer aprender a criar um gráfico de termômetro no Excel? Então esse tutorial é para você!

O gráfico de termômetro no Excel pode ser uma boa maneira de representar dados quando você possui o valor real e o valor-alvo. Esse modelo de gráfico pode ser usado em dashboards e relatórios do Excel, já que sua análise e interpretação é rápida e fácil.

Atualmente o Excel não conta com um modelo pré-definido de gráfico de termômetro. No entanto, é possível criá-lo de maneira super fácil seguindo algumas etapas. Acompanhe os detalhes a seguir e veja como é fácil!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender a criar um gráfico de termômetro no Excel.

Facebook

Twitter

LinkedIn

Como criar um Gráfico de Termômetro no Excel?

Para exemplificar, iremos usar uma planilha de doações conforme mostrado abaixo. Observe que na coluna A temos a relação de valores doados, na célula C3 temos a soma de todos os valores doados e na célula D3 a meta de doação, ou seja, o quanto se espera receber.

formatar dados para inserir gráfico

O primeiro passo para criar um gráfico de termômetro no Excel é simplesmente ter os dados para o valor atual e o valor-alvo. Neste caso, já sabemos que o valor atual é o total já doado e o valor-alvo é a meta de doações.

valor atual e o valor-alvo

Selecione a amostra de dados e acesse a guia Inserir > Gráficos > Gráfico de Colunas > Colunas Agrupadas. Isso irá inserir um gráfico com 2 barras conforme mostra a imagem abaixo:

criar gráfico em formato de termômetro no excel - passo a passo

Selecione o gráfico que você acabou de criar e acesse a guia Design > Alternar linha / Coluna

Observe que o gráfico irá mudar de cor conforme mostra a imagem abaixo:

Clique com o botão direito do mouse na coluna que representa o valor de meta (barra de cor laranja neste exemplo) e selecione a opção Formatar Série de Dados.






No painel Formatar Série de Dados (ou na caixa de diálogo se você estiver usando o Excel 2010 ou 2007), selecione Eixo secundário em Opções de Série conforme mostrado abaixo. Isso fará com que ambas as barras se alinhem uma sobre a outra.

Formatando o gráfico

Note que há dois eixos verticais com valores diferentes. Neste caso, precisamos deixar ambos com valores iguais ao da nossa meta.

formatar eixos de gráfico

Clique com o botão direito do mouse no eixo vertical à esquerda e selecione Formatar Eixo. No painel de tarefas Formatar o eixo, altere o valor limite máximo para o valor da meta (neste exemplo, 2000). Repita o mesmo processo para o eixo vertical da direita.

formatar gráfico eixo

Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre a barra visível no gráfico e selecione Formatar Série de Dados. Na aba que se abrir, acesse a opção de preenchimento e faça o seguinte:

  • Preenchimento: sem preenchimento
  • Borda: Linha sólida (ajuste a largura da linha se desejar)

gráfico em formato de bateria

Para finalizar, exclua o título do gráfico, as linhas de grade, legenda e o eixo vertical direito. Redimensione o gráfico de modo que a barra fique mais estreita (semelhante ao formato de um termômetro). Veja o exemplo abaixo:

gráfico de bateria no excel

Selecione o eixo vertical à esquerda, clique com o botão direito e selecione Formatar eixo. No painel de tarefas Formatar o Eixo, selecione Marcas de Escala > Tipo Principal: Interno.

formatar eixo grafico de termometro no excel

Isso irá deixar o eixo do gráfico com marcas semelhantes a um termômetro. Ajuste a largura da linha e o tamanho da fonte do eixo conforme desejar. Se você segui corretamente os passos anteriores, então seu gráfico de termômetro estará com a seguinte aparência:

como fazer um gráfico em formato de termômetro no excel

Para remover a borda cinza, clique com o botão direito do mouse sobre o seu gráfico e escolha a opção Formatar Área do Gráfico. No Painel, escolha a opção Sem Linha em Bordas.

grafico de termometro no excel tutorial completo passo a passo

 

Para finalizar, acesse a guia Inserir > Formas, e insira um círculo. Dê a mesma cor que o gráfico do termômetro e alinhe-o até a parte inferior do seu gráfico.

passo a passo de como fazer um gráfico de termômetro no excel

Pronto! Seu gráfico de termômetro está criado e conforme os valores são ajustados, o termômetro irá subir ou descer.

fazer gráfico de termometro no excel

Confira o tutorial em vídeo

Baixe aqui a planilha com o exemplo criado neste tutorial

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do tutorial de criação do gráfico de termômetro no Excel? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo! Continue acompanhando o nosso site para conferir mais dicas como essa!