Divisão no Excel: Tudo O Que Você Precisa Saber

Neste tutorial você vai aprender como fazer divisão no Excel para dividir números, células ou colunas inteiras e também como lidar com erros de #DIV/0.

Assim como as demais operações matemáticas básicas, o Excel fornece diversas maneiras de dividir números e células. Neste tutorial, iremos apresentar alguns bons exemplos de como usar uma fórmula de divisão no Excel que cobre os cenários mais comuns. Confira!

Sinal de divisão no Excel

O método mais como para se fazer uma divisão no Excel é usando o sinal de divisão. Na matemática, a operação de divisão é representada por pelo símbolo obelus (÷). No entanto, no Excel usamos a barra (/).

Isso significa que basta simplesmente escrever uma expressão como =A/B onde:

  • A é o dividendo – um número que você deseja dividir
  • B é o divisor – um número pelo qual o dividendo deve ser dividido.

Como dividir números no Excel

Para dividir dois números no Excel, digite o sinal de igual (=) em uma célula e digite o número a ser dividido, seguido por uma barra e pelo número a ser dividido e pressione a tecla Enter para calcular a fórmula .

Por exemplo, para dividir 8 por 4, digite a seguinte expressão em uma célula: =8/4

A imagem abaixo mostra mais alguns exemplos de uma fórmula de divisão simples no Excel:

Como dividir números no Excel

Como dividir uma célula no Excel

Para dividir duas células no Excel, use o símbolo de divisão conforme mostrado anteriormente porém, forneça referências a células em vez de números. Por exemplo:

  • Para dividir a célula A2 por 4: =A2/4
  • Para dividir a célula A2 pela célula B2: =A2/B2
  • Para dividir várias células sucessivamente, basta inserir as referências de célula separadas pelo símbolo de divisão. Por exemplo, para dividir o número em A2 pelo número em B2 e, em seguida, dividir o resultado pelo número em C2, use esta fórmula: =A2/B2/C2

Como dividir uma célula no Excel

Divisão no Excel (Usando a função QUOCIENTE)

De fato não existe uma função para se realizar divisão no Excel. Isso significa que se você quiser dividir um número por outro, terá que usar o símbolo de divisão conforme mostrado acima. No entanto, se você deseja que o resultado da sua divisão retorne apenas valores inteiros de uma divisão e ignore o restante, então basta usar a função QUOCIENTE.

Sintaxe: QUOCIENTE(numerador;denominador)

Onde:

  • Numerador (Argumento obrigatório) – o dividendo, ou seja, o número a ser dividido.
  • Denominador (Argumento obrigatório) – o divisor, ou seja, o número pelo qual dividir.

Quando dois números se dividem uniformemente sem o restante, tanto o símbolo de divisão quanto a fórmula QUOCIENTE retornam o mesmo resultado. Por exemplo, ambos =8/4 e =QUOCIENTE(8;4) retornam 2.

Por outro lado, quando houver um restante após a divisão, o sinal de divisão retornará um número decimal e a função QUOCIENTE retornará apenas a parte inteira. Por exemplo, =4/3 retorna 1,33 e =QUOCIENTE(4;3) retorna 1.

Divisão no Excel (Usando a função QUOCIENTE)

Algumas observações sobre a função QUOCIENTE

Ao usar a função QUOCIENTE do Excel existem algumas ressalvas que você deve estar ciente:

  • Os argumentos numerador e denominador devem ser fornecidos como números, referências a células que contêm números ou outras funções que retornam números.
  • Se um dos argumentos for não numérico, uma fórmula QUOCIENTE retornará o erro #VALOR!
  • Se o denominador for 0, a função QUOCIENTE irá retornar o erro #DIV/0.

Como dividir colunas no Excel

Dividir colunas no Excel também é um processo muito simples. Isso pode ser feito copiando uma fórmula de divisão em coluna ou usando uma fórmula de matriz. Vejamos exemplos das duas situações:

Dividindo duas colunas no Excel (Copiando uma fórmula)

Para dividir colunas no Excel, faça o seguinte:

  1. Divida duas células na linha superior, por exemplo: =A1/B1
  2. Insira a fórmula na primeira célula (por exemplo, C1) e clique duas vezes no pequeno quadrado verde no canto inferior direito da célula para copiar a fórmula na coluna. Feito!

Como usamos referências de células relativas (sem o sinal $), nossa fórmula de divisão será alterada com base na posição relativa de uma célula onde é copiada. Veja o exemplo abaixo:

Dividindo duas colunas no Excel (Copiando uma fórmula)



Dividindo duas colunas no Excel (Fórmula de matriz)

Se você deseja impedir a exclusão ou alteração acidental de uma fórmula em células individuais, insira uma fórmula de matriz em um intervalo inteiro.

Por exemplo, para dividir os valores nas células A1:A8 pelos valores em B1:B8 linha por linha, use esta fórmula: =A1:A8/B1:B8

Para inserir a fórmula da matriz corretamente, execute estas etapas:

1. Selecione todo o intervalo em que deseja inserir a fórmula (C1:C8 neste exemplo).

2. Digite a fórmula na barra de fórmulas e pressione Ctrl + Shift + Enter para completá-la. Assim que você fizer isso, o Excel incluirá a fórmula em {chaves}, indicando que é uma fórmula de matriz.

Como resultado, você terá os números da coluna A divididos pelos números da coluna B de uma só vez. Se alguém tentar editar sua fórmula em uma célula individual, o Excel mostrará um aviso de que parte de uma matriz não pode ser alterada.

Se você desejar excluir ou modificar a fórmula, você deverá selecionar o intervalo inteiro primeiro e depois fazer as alterações. Para aplicar a fórmula para novas linhas, selecione o intervalo inteiro, incluindo novas linhas, altere as referências de células na barra de fórmulas para acomodar novas células e pressione Ctrl + Shift + Enter para atualizar a fórmula.

Dividir duas colunas no Excel (Fórmula de matriz)

Como dividir uma coluna por um número

Quando se trata de dividir uma coluna por um número, existem duas opções que você pode usar que são usando uma fórmula de divisão ou o recurso Colar Especial do Excel. Vejamos ambos os casos.

Dividir uma coluna por um número (usando fórmula)

Conforme dito anteriormente, a método mais rápido para se fazer divisão no Excel é usando o símbolo de divisão. Ou seja, para dividir cada número em uma determinada coluna pelo mesmo número, coloque uma fórmula de divisão usual na primeira célula e copie a fórmula na coluna.

Por exemplo, para dividir os valores na coluna A pelo número 2, insira a seguinte fórmula em A2 e copie-a para quantas células você desejar: =A2/2

Dividir uma coluna por um número (usando fórmula)

Conforme é possível analisar no exemplo acima, o uso de uma referência de célula relativa (A2) garante que a fórmula seja ajustada corretamente para cada linha. Ou seja, a fórmula na célula B3 se torna =A3/2, a fórmula em B4 se torna =A4/2 e assim por diante.

Mas em vez de fornecer o divisor diretamente na fórmula, você pode inseri-lo em alguma célula, digamos C1, e dividir por essa célula. Neste caso, é importante que você bloqueie a referência da célula com o sinal de cifrão (como $C$1), tornando-a uma referência absoluta, pois essa referência deve permanecer fixa, não importa onde a fórmula seja copiada.

Conforme mostrado no exemplo abaixo, a fórmula A2/$C$1 retorna exatamente os mesmos resultados que =A2/2.


Dividir uma coluna por um número (Colar Especial)

Se você deseja que os resultados sejam valores em vez fórmulas, você pode fazer a divisão da maneira usual e substituir as fórmulas por valores. Ou você pode obter o mesmo resultado mais rapidamente com a opção Colar Especial > Dividir .

1. Se você não deseja substituir os números originais, copie-os para a coluna em que deseja obter os resultados. Neste exemplo, copiamos números da coluna A para a coluna B.

2. Coloque o divisor em alguma célula, digamos C1.

3. Selecione a célula divisora ​​(C1) e pressione Ctrl + C para copiá-la para a área de transferência.

4. Selecione as células que você deseja multiplicar (neste exemplo B2:B8).

5. Pressione  Ctrl + Alt + V que é o atalho para Colar Especial. Na janela de Colar Especial, selecione a opção Dividir clique em OK.

Dividir uma coluna por um número com colar especial

Observe que cada um dos números selecionados na coluna A será dividido pelo número em C1 e os resultados serão retornados como valores e não como fórmulas:

colar especial dividir no Excel



Erro #DIV/0! no Excel

Na matemática, a divisão por zero é uma operação que não existe resposta e, portanto, não é permitida. Isso significa que sempre que você tentar dividir um número por 0 ou por uma célula vazia no Excel, será exibido o erro de divisão por zero (#DIV/0!). Em algumas situações, essa indicação de erro pode ser útil, alertando sobre possíveis erros.

Por outro lado, suas fórmulas podem apenas estar aguardando a entrada de valores, portanto, você pode substituir o erro #DIV/0! por células vazias ou por uma mensagem personalizada. Isso pode ser feito usando uma fórmula SE ou a função SEERRO. Vejamos os dois casos:

Tratando o erro #DIV/0! com a função SEERRO

Provavelmente a maneira mais simples de lidar com o erro #DIV/0! no Excel é simplesmente aninhar a sua fórmula de divisão com a função SEERRO da seguinte maneira:

=SEERRO(A2/B2;””)

Basicamente o Excel verifica o resultado da divisão e, se o resultado retornar um erro, então a função retornará uma sequência vazia (“”), caso contrário, o resultado da divisão. A imagem abaixo mostra os dois exemplos de divisão.

Tratando o erro #DIV/0! com a função SEERRO

Tratando o erro #DIV/0! com a função SE

Outra maneira de contornar o erro #DIV/0! é usando a função SE. Neste caso, a função SE tem o papel de verificar se o divisor é igual (ou não) a zero: Por exemplo:

=SE(B2=0;””;A2/B2)

Ou

=SE(B2<>0;A2/B2;””)

Se o divisor for qualquer número diferente de zero, as fórmulas dividem a célula A2 por B2. Se B2 for 0 ou em branco, as fórmulas não retornarão nada (ou seja, retornará sequência vazia).

Tratando o erro #DIV/0! com a função SE

Você também pode simplesmente exibir uma mensagem personalizada no lugar do erro. Algo como mostrado no exemplo abaixo:

#DIV/0! com a função SE Excel

=SE(B2<>0;A2/B2;”Erro de cálculo”)

#DIV/0! com a função SE - Divisão no Excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre divisão no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!