Como Somar Porcentagens no Excel
Quer saber como somar porcentagens no Excel? Então você veio ao lugar certo!
Neste post mostraremos como realizar cálculos de porcentagens e somar percentuais, especialmente úteis para cálculos de aumentos percentuais, como ajustar o valor de um produto após um aumento de 10% ou recalcular um salário com um aumento de 5%.
Se interessou pelo assunto? Então, confira os detalhes a seguir!
Cálculo de porcentagem no Excel
Antes de iniciarmos com a soma de porcentagens no Excel, é essencial entender como calcular a porcentagem básica. Embora o Excel não possua uma função específica para porcentagem, o cálculo é simples.
A fórmula básica é:
Porcentagem = Parte / Total
Para ilustrar, suponha que você tenha uma tabela com produtos e suas respectivas quantidades vendidas. Neste caso, você precisa saber a composição percentual de cada produto em relação ao total de vendas.
Para calcular esta porcentagem vamos usar a seguinte fórmula:
=B2/$B$6
Lembre-se de travar a referência de célula($B$) na célula do denominador (Total) para fixá-lo na fórmula quando for arrastar para as demais células.
Importante: Formate as células da coluna C para o formato de porcentagem
Se você quer saber mais como calcular porcentagem no Excel, acesse: Porcentagem no Excel | Como Calcular?
Como Somar Porcentagens no Excel?
Agora que já dominamos o cálculo básico de porcentagens, vamos aprender a somar porcentagens no Excel com exemplos práticos.
Exemplo 1: Como fazer a soma de porcentagem em relação a um valor
Neste primeiro exemplo, queremos somar um percentual específico a um determinado valor. Para isto, suponha que você tenha uma tabela com o total de vendas e deseja saber o valor total de vendas que teria se houvesse um aumento de 10%. Veja a imagem:
Para somarmos 10% ao valor de vendas, vamos usar a seguinte fórmula:
=Valor * (1 + %)
Este é um exemplo básico que pode ser usado se você deseja obter o valor final após um aumento percentual. Alguns cenários comuns são:
- O valor de um salário após um aumento percentual.
- O valor atual de um produto após reajuste percentual de preço.
- O preço de uma ação após um determinado aumento percentual.
Exemplo 2: Somar porcentagem usando referência de célula
Se você deseja calcular o acréscimo percentual conforme as porcentagens presentes em uma célula da planilha, então você poderá fazer isso de duas maneiras. Confira abaixo cada uma delas:
Opção 1
Para o exemplo, confira a tabela onde temos o valor de R$200,00 e a porcentagem que queremos somar ao valor, que é 50%.
Para o cálculo vamos usar a seguinte fórmula:
=B1+(B1*B2)
Confira o resultado:
Opção 2
A segunda opção é usando a mesma fórmula do exemplo 1, a diferença é que não vamos digitar o valor percentual, mas sim usar a referência de célula. Veja o exemplo:
Exemplo 3: Como somar porcentagem no Excel em uma lista de valores
Neste terceiro exemplo, suponha que você tenha uma lista de valores e deseja somar uma determinada porcentagem em cada um destes valores. Veja a imagem abaixo:
Na coluna Total, vamos inserir a seguinte fórmula:
=B2+(B2*$F$1)
Lembre-se de travar a referência de célula ( $F$1) para poder arrastar a fórmula para as demais células. Veja o resultado:
Exemplo 4: Como somar porcentagem no Excel de acordo com critério
Suponha que você deseja somar a porcentagem em um determinado valor, apenas se este valor atender a um critério específico. Para que você possa compreender melhor, confira o exemplo abaixo:
Na imagem acima, queremos somar 10% apenas aos valores de vendas que forem acima de R$2000,00. Para isso, usamos a seguinte fórmula:
=SE(B2>2000;B2+(B2*10%);B2)
Explicando a fórmula:
Na fórmula acima, a função SE irá analisar se os valores da coluna B são maiores que 2000 (SE(B2>2000). Caso os valores, sejam maiores, então o Excel irá somar os 10% (B2+(B2*10%) ao valor, caso contrário o Excel irá exibir o valor da coluna B, sem a soma.
Exemplo 5: Somar a porcentagem em uma coluna inteira com Colar Especial
Você sabia que é possível somar porcentagens a determinados valores de uma coluna usando a ferramenta de Colar Especial? Esta é uma alternativa, se você deseja ter os números atualizados na mesma coluna de uma só vez, sem ter que adicionar uma nova coluna com a fórmula.
Para que você possa compreender como funciona, veja a imagem abaixo e siga o passo a passo:
1. O primeiro passo, será calcular o aumento percentual, para isso insira na célula D1 a fórmula: =1+50%
2. Agora copie a célula D1 (Ctrl + C)
3. Feito isso, selecione o intervalo que você deseja inserir o aumento percentual, no exemplo, o intervalo de A2:A6 e clique com o botão direito do mouse, nas opções que irão abrir selecione Colar Especial:
4. Na janela Colar Especial que irá abrir, selecione a opção Valores > Multiplicação e clique em OK:
Confira o resultado:
Note que todos os valores foram atualizados com o aumento de 50% no valor.
Dica Extra
No Excel é muito comum usar a fórmula de variação percentual, esta fórmula tem o objetivo de calcular o aumento ou diminuição percentual de determinado valor. Por exemplo, se em janeiro um produto custou R$19,00 e em Fevereiro seu valor foi de R$21,00, então este produto teve um aumento percentual de 11%.
E para fazer este calculo no Excel é muito simples, confira o exemplo abaixo:
Note que para fazer o cálculo de variação percentual basta subtrair o valor antigo do valor novo e dividir pelo valor antigo. Lembre-se de formatar as células para o formato porcentagem, para obter o valor percentual.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- VPL no Excel: Aprenda a Calcular Corretamente
- Juros Compostos no Excel: Como Calcular?
- Regra de 3 no Excel: Como Calcular?
- Porcentagem no Excel | Como Calcular?
- Mediana no Excel: Como Calcular?
- Raiz Quadrada no Excel: Como calcular?
- Potenciação no Excel: 2 Métodos Para Você Calcular
E então, o que achou da dica para somar porcentagem no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!