Como Calcular Diferença entre Datas no Excel (DATADIF)

Você já precisou calcular diferença entre datas no Excel, seja em dias, semanas, meses ou anos e não soube como fazer o cálculo?

O Excel conta com uma função chamada DATADIF que é voltada para calcular a diferença entre duas datas e mostrar o resultado em dias, semanas, meses ou anos. Neste tutorial, você encontrará uma explicação simples da função DATADIF e alguns exemplos de fórmulas que demonstram como comparar datas e calcular a diferença entre elas. Confira!

Calculando a Diferença entre Datas com a função DATADIF

A DATADIF é uma das poucas funções não documentadas no Excel e, por estar “oculta”, você não a encontrará na guia Fórmula, nem obterá qualquer dica sobre quais argumentos inserir quando começar a digitar o nome da função na barra de fórmulas. É por isso que é importante conhecer a sintaxe completa dessa função para poder usá-la corretamente.

função DATADIF no Excel

Sintaxe:

A sintaxe da função DATADIF do Excel é a seguinte:

=DATADIF(data_inicial;data_final;unidade)

Todos os três argumentos são necessários:

  • data_inicial: representa a data inicial do período que você deseja calcular.
  • data_final: representa a data final do período.
  • unidade: representa a unidade de tempo a ser usada no cálculo da diferença entre duas datas. Ao fornecer diferentes unidades, você pode obter a função DATADIF para retornar a diferença de datas em dias, meses ou anos. No geral, estão disponíveis 6 unidades, descritas na tabela a seguir.

Unidades da função DATADIF no Excel
Importante: Em suas fórmulas, a data final sempre deve ser maior que a data inicial, caso contrário, a função DATADIF retornará o erro #NÚM!.

Como calcular a diferença de dias entre datas

Se você observou a tabela acima, então deve ter notado que existem 3 unidades diferentes para contar os dias entre as datas. Qual delas usar depende exatamente de quais são suas necessidades.

Exemplo 1: Calculando a diferença de datas em dias

Supondo que você tenha a data de início na célula A2 e a data de término na célula B2 e deseja que o Excel retorne a diferença de datas em dias. Uma fórmula simples de DATADIF poderá lhe atender:

=DATADIF(A1;A2;”d”)

Calcular a diferença de datas em dias no Excel

Se você estiver procurando por uma fórmula que possa retornar a diferença da data em dias como um número positivo ou negativo, basta subtrair uma data diretamente da outra:

=B2-A2


Exemplo 2: Calculando a diferença de dias no Excel (ignorando anos)

Agora suponha que você tenha duas listas de datas que pertençam a anos diferentes e deseje calcular a diferença entre datas em dias, como se fossem do mesmo ano. Para fazer isso, basta utilizar a fórmula DATADIF com a unidade “YD”:

=DATADIF(A2;B2;”yd”)

Calculando a diferença de dias no Excel (ignorando anos)

Se você quiser que a função DATADIF do Excel ignore não apenas anos, mas também meses, use a unidade “md”. Nesse caso, sua fórmula calculará os dias entre duas datas como se fossem do mesmo mês e do mesmo ano:

=DATADIF(A2;B2;”md”)

como calcular a diferença de dias no Excel - DATADIF

Como Calcular Diferença entre Datas em Semanas

Como você provavelmente já deve ter notado na tabela mostrada anteriormente, a função DATADIF não tem uma unidade especial para calcular a diferença de data em semanas. No entanto, existe uma solução fácil para isso.

Para descobrir quantas semanas há entre duas datas, você pode usar a função DATADIF com a unidade “D” para retornar a diferença em dias e dividir o resultado por 7.

Como Calcular Diferença entre Datas em Semanas no Excel

Para obter o número de semanas inteiro entre as datas, recomenda-se inserir na fórmula DATADIF a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO, que sempre arredonda o número para zero:

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO((DATADIF(A2;B2;”d”)/7);0)

Diferença em Semanas no Excel

Como calcular a quantidade de meses entre duas datas no Excel

Do mesmo modo, também é possível usar a função DATADIF para calcular o número de meses entre duas datas. Dependendo da unidade que você fornecer, a fórmula retornará resultados diferentes.


Exemplo 1: Calcular meses entre duas datas (DATADIF)

Para contar o número de meses inteiros entre as datas, use a função DATADIF com a unidade “M”. Por exemplo, a fórmula abaixo compara as datas em A2 (data de início) e B2 (data de término) e retorna a diferença em meses:

=DATADIF(A2;B2;”m”)

Calcular meses entre duas datas no Excel

Exemplo 2: Calcular meses entre duas datas ignorando anos

Para contar o número de meses entre as datas como se fossem do mesmo ano, utilize a unidade “YM” na função DATADIF.

=DATADIF(A2;B2;”ym”)

Como Calcular meses entre duas datas ignorando anos

Como calcular anos entre duas datas no Excel

Por fim, se você precisa calcular a fiferença entre datas no Excel de modo que sejam expressadas em anos, a função DATADIF pode atender a sua necessidade também.

Exemplo 1: Calculando anos entre duas datas

Para descobrir o número de anos entre duas datas, use a função DATADIF com a unidade “Y” conforme exemplo abaixo:

=DATADIF(A2,B2,”y”)

Como calcular anos entre duas datas no Excel

Observe que a fórmula DATADIF retorna 0 na linha 7, embora as datas sejam de anos diferentes. Isso ocorre porque o número de meses entre as datas inicial e final é menor do que 12.

Exemplo 2: Calculando anos entre duas datas (função ANO)

Uma maneira alternativa de calcular anos no Excel é usando a função ANO. Deste modo é possível extrair o ano de cada data e depois subtrair os anos um do outro:

=ANO(B2)-ANO(A2)

Na imagem abaixo você pode comparar os resultados retornados pelas funções DATADIF e ANO:

Como usar a função ANO no Excel

Na maioria dos casos, os resultados são idênticos, exceto que:

  • A função DATADIF calcula anos completos, enquanto a fórmula ANO simplesmente subtrai um ano do outro. A linha 7 ilustra a diferença.
  • A fórmula DATADIF retornará um erro se a data inicial for maior que a data final, enquanto a função ANO retornará um valor negativo.



Como calcular a diferença de datas em dias, meses e anos

Se você precisa calcular a quantidade de anos, meses e dias entre duas datas em uma única fórmula, será necessário concatenar três funções DATADIF:

=DATADIF(A2;B2;”y”) &” anos, “&DATADIF(A2;B2;”ym”) &” meses, ” &DATADIF(A2;B2;”md”) &” dias”

Como calcular a diferença de datas em dias, meses e anos no Excel

Se você preferir não mostrar valores zero, é possível fazer isso inserindo em cada função DATADIF a função SE da seguinte maneira:

=SE(DATADIF(A2;B2;”y”)=0;””; DATADIF(A2;B2;”y”) & ” anos “) & SE(DATADIF(A2;B2;”ym”)=0;””; DATADIF(A2;B2;”ym”)& ” meses “)& SE(DATADIF(A2;B2;”md”)=0;””;DATADIF(A2;B2;”md”)&” dias”)

Observe que a fórmula acima exibe apenas elementos diferentes de zero, conforme demonstrado na imagem abaixo:

diferença de datas em dias, meses e anos no Excel

Calculando a idade com a função DATADIF

Outro exemplo prático para uso da função DATADIF é o cálculo de idade. Em algumas circunstâncias pode ser que você precise calcular idades com base na data de nascimento de uma pessoa em relação à data atual. Para isso podemos usamos a função DATADIF junto com a função HOJE da seguinte maneira:

=DATADIF(B2;HOJE();”y”)&” anos, “&DATADIF(B2;HOJE();”YM”)&” meses “&DATADIF(B2;HOJE();”MD”)&” dias”

Como calcular a idade com a função DATADIF no Excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para Calcular Diferença entre Datas no Excel ? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!