Hora Negativa no Excel – Resolvendo o erro #########

Quer saber como calcular hora negativa no Excel? Então este artigo é para você!

Muitas empresas utilizam planilhas do Excel para realizar o controle de entrada e saída de seus colaboradores. Neste caso, é comum no cálculo de hora extra o banco de horas apresentar um erro quando as horas são negativas, ou seja, se o funcionário deve horas, esta não aparece e o que vemos é o erro ######.

Para resolver este problema separamos um passo a passo, onde você irá aprender como calcular hora negativa no Excel da maneira correta. Acompanhe!

Como calcular hora negativa no Excel, Confira!

Para exemplificar, vamos utilizar uma planilha de controle de entrada e saída de funcionários,  onde os cálculos foram realizados da seguinte maneira:

  • Horas Trabalhadas = Saída – Entrada – Intervalo
  • Hora Extra = Carga Horária – Horas Trabalhadas

Como calcular hora negativa no Excel

Note que nos dias 06/11/2020 e 07/11/2020 o total de hora extra aparece com o erro, isto porque o João trabalhou menos que a sua carga horária diária, sendo assim, ele está com hora extra negativa. No entanto, o Excel retorna o erro ########## em vez de simplesmente mostrar as horas devidas.

Veja também: Como Calcular Horas Trabalhadas no Excel + Horas Extras

Solução 

A maneira mais fácil de resolver esse problema é apenas alterar o sistema de datas usado pela pasta de trabalho. Isso pode parecer bobo, mas se você usar um sistema de data 1900 (que é o padrão para as versões do Excel para Windows), você obterá ############## na célula. Se, em vez disso, você mudar para o sistema de datas 1904 (que é o padrão para versões do Excel para Mac), você verá o tempo negativo decorrido correto em sua fórmula.

Para alterar o sistema de datas, siga estas etapas:

Passo 1: Acesse a guia Arquivo. ((No Excel 2007, clique no botão Office e em Opções do Excel.)

Passo 2: Em seguida, selecione Opções.

opções do excel




O Excel irá abrir a caixa de dialogo “Opções do Excel”.

Opções do Excel

Passo 3: Selecione a opção “Avançado” e deslize a barra de rolagem até encontrar o campo “Ao calcular esta pasta de trabalho” e marque o item “Usar sistema de data 1904”. Veja a imagem abaixo:

Usar sistema de data 1904

Passo 4: Para finalizar, clique em OK.

Pronto! Agora as horas negativas estão sendo calculadas corretamente. Esta opção poderá ser utilizada sempre que a planilha conter horários negativos e o erro ##### for apresentado.

Importante: Ao usar o sistema de data 1904, ele será aplicado apenas Pasta de Trabalho. Isso significa que se você for utilizar outras Pastas de Trabalho contendo hora negativa como resultado de uma fórmula, então será necessário repetir os passos acima para habilitar o sistema de data 1904 novamente.

Alternativa:

Se você preferir não alterar o sistema de datação usado na pasta de trabalho (talvez isso possa bagunçar algumas outras fórmulas de data que você tem na planilha), então a única coisa que você pode fazer é criar uma versão baseada em texto do diferencial de tempo usando uma fórmula como a seguinte:


=SE(F2-G2<0;”-“&TEXTO(ABS(F2-G2);”hh:mm”);F2-G2)

Em outras palavras, se a diferença entre os dois valores de tempo (em F2 e G2) for negativa, a fórmula concatena um valor de texto que consiste no sinal de menos e no valor absoluto da diferença entre os tempos.

Use a alça de preenchimento para aplicar a fórmula para as demais células

Confira também a seguintes dicas de Excel:

E você gostou da dica? Tem alguma dúvida em Excel ou sugestão para posts? Deixe seu comentário abaixo: