MÉDIASE e MÉDIASES no Excel: Como usá-las?

Quer aprender a usar as funções MÉDIASE e MÉDIASES no Excel? Então este post é para você!

A média é um dos cálculos mais utilizados dentro da área de estatística. Você pode utilizá-la para obter a média das notas de um aluno, a média de vendas anual, a média de público pagante, entre outros cenários comuns.

Calcular a média no Excel é uma tarefa muito simples, já que podemos utilizar a função MÉDIA para retornar a média de um intervalo de células. Mas o que fazer o quando precisamos calcular a média com base em um ou mais critérios? Por exemplo, obter a média das vendas de carros de uma determinada marca, a média de vendas realizadas em uma determinada região ou a média de vendas de um determinado vendedor?

Neste caso, podemos contar com as funções MÉDIASE e MÉDIASES. Neste post separamos um compilado sobre o uso dessas duas funções para que você possa conhecê-las e utilizá-las em suas planilhas. Confira!

O que é MÉDIASE no Excel?

MÉDIASE é uma função de estatística do Excel, que calcula a média de um determinado intervalo de células por um critério específico. Basicamente, a função MÉDIASE calcula a tendência central, que é a localização do centro de um grupo de números numa distribuição estatística.

Por exemplo, suponha que temos uma tabela com as vendas de alguns vendedores e precisamos saber a média de vendas de um determinado vendedor. Usando a função Excel MÉDIASE, podemos calcular a média de todas as vendas realizadas por um vendedor específico. Em outras palavras, podemos calcular a média das vendas tendo como condição o nome do vendedor.

Como usar a função MÉDIASE Excel?

A função MÉDIASE foi inserida no Excel 2007 e sua sintaxe é:

=MÉDIASE (intervalo, critérios, [intervalo_média])

Onde:

  • intervalo: (argumento obrigatório). Representa o intervalo de uma ou mais células que se deseja calcular a média. O argumento pode incluir números ou nomes, matrizes ou referências que contenham números.
  • critérios: (argumento obrigatório). Representa os critérios que determinam como será calculada a média da célula. Os critérios podem estar na forma de uma expressão, número, referência de célula ou texto que define quais células serão calculadas em média. Por exemplo: 5, “<12”, “Laranjas” ou A3.
  • intervalo_média: (argumento opcional). Representa o conjunto real de células que desejamos calcular a média. Se este argumento for omitido, a função usará o intervalo fornecido no argumento intervalo.

Para aprender a utilizar a função MÉDIASE no Excel, confira os exemplos abaixo:


Exemplo 1: Calculando a Média das Vendas de um vendedor

Neste primeiro exemplo temos uma tabela com os registros de vendas de alguns vendedores e desejamos obter a média das vendas do vendedor André.

Neste caso, basta utilizar a seguinte fórmula:

=MÉDIASE(A2:A10;"André";B2:B10)

Como usar a função MÉDIASE

Além do nome inserido diretamente na fórmula, você também pode utilizar uma referência de célula para o argumento critérios. Então, suponha que o nome do vendedor esteja na célula E2. Neste caso, a fórmula ficará:

=MÉDIASE(A2:A10;E2;B2:B10)

Exemplo 2: MÉDIASE com Datas

Semelhante aos números, você pode usar datas como critérios para a função MÉDIASE. No exemplo abaixo, temos uma tabela contendo as vendas de alguns vendedores com as datas de cada venda e precisamos obter a média das vendas que foram realizadas antes de 08/02/2024. Neste caso, a fórmula ficará:

=MÉDIASE(C2:C10;"<08/02/2024";B2:B10)

 

O que é MÉDIASE

Alguns outros exemplos de uso da função MÉDIASE com datas são:

  • Para garantir que a data seja inserida no formato que o Excel entende, você pode usar a função DATA concatenada com o operador lógico:
=MÉDIASE(C2:C10;"<"&DATA(2024;2;8);B2:B10)
  • Para calcular a média das vendas realizadas até a data de hoje, use a função HOJE nos critérios:
=MÉDIASE(C2:C10;"<"&HOJE();B2:B10)
  • Para calcular a média das vendas realizadas antes de uma data que está inserida em uma célula (por exemplo, H1):
=MÉDIASE(C2:C10;"<"&H1;B2:B10)

Exemplo 3: MÉDIASE com correspondência parcial

Para calcular a média das células com base na correspondência parcial, use caracteres curinga nos critérios da sua fórmula MÉDIASE:

  • Um ponto de interrogação (?) para corresponder a qualquer caractere.
  • Um asterisco (*) para corresponder a qualquer sequência de caracteres.




No exemplo abaixo temos uma tabela contendo algumas frutas e suas respectivas vendas. Neste caso, precisamos calcular as vendas do produto Uva, porém, observe que temos diferentes tipos de uva (Uva, Uva Niágara e Uva Rubi).

Deste modo, para calcular a média das vendas dos 3 tipos de Uva, use a fórmula abaixo:

=MÉDIASE(A2:A12;"*"&D4&"*";B2:B12)

MÉDIA com critério

Exemplo 4: Como calcular a média no Excel excluindo certas células

Para excluir determinadas células da média, use o operador lógico “diferente de” (<>).

Por exemplo, para calcular a média das vendas, excluindo o produto Uva, utilize a fórmula abaixo:

=MÉDIASE(A2:A12;"<>"&D4;B2:B12)

Como calcular a média no Excel excluindo certas células

Alguns outros exemplos de uso da função MÉDIASE com exclusão de valores são:

  • Para calcular a média de todos os itens excluindo qualquer tipo de “Uva”, use “diferente de” junto com um curinga:
=MÉDIASE(A2:A12;"<>*Uva*";B2:B12)
  • Para calcular a média de todos os valores em B2:B12, exceto zeros, use a fórmula:
=AVERAGEIF(B3:B15, "<>0")

Detalhes que você deve considerar

  • Todas as células vazias são ignoradas pela fórmula para o argumento [intervalo_média].
  • A função retornará o erro #DIV/0! se os critérios errados forem fornecidos.
  • Os valores lógicos VERDADEIRO e FALSO são tratados como 1 e 0 respectivamente.
  • Valores zero estão incluídos na média.
  • Se uma célula de critério estiver vazia, ela será tratada como um valor zero (0).

Função MÉDIASES para dois ou mais critérios

Conforme demonstrado acima, para calcular a média das células que atendem a uma determinada condição, a função MÉDIASE é útil. Por outro lado, para encontrar uma média com vários critérios, a função a ser utilizada é a MÉDIASES.

A função Excel MÉDIASES calcula a média aritmética de todas as células em um intervalo que atende aos critérios especificados.


A sintaxe da função é a seguinte:

=MÉDIASES(intervalo_média, intervalo_critérios1, critérios1, [intervalo_critérios2, critérios2], …)

Onde:

  • intervalo_média: (argumento obrigatório). Representa o intervalo de células que será calculada a média.
  • intervalo_de_critérios1, intervalo_de_critérios2, …: Representa os intervalos a serem testados em relação aos critérios correspondentes.
  • critério1, critério2, … determinam quais células devem ser calculadas como média. Os critérios podem ser fornecidos na forma de um número, expressão lógica, valor de texto ou referência de célula.

Critérios_intervalo1 / critérios1 são obrigatórios, os subsequentes são opcionais. 1 a 127 pares de intervalo/critério podem ser usados ​​em uma fórmula.

Para melhor compreensão, confira abaixo alguns exemplos de uso da função MÉDIASES.

Exemplo 1: Calculando a média para dois critérios

Neste exemplo, temos uma tabela contendo alguns produtos, a região onde houve a venda do produto e o valor das vendas. Neste caso, precisamos calcular a média das vendas do produto Maçã realizadas na região Sul, ou seja, temos dois critérios que são: Produto e Região.

Para isto, utilizaremos a seguinte fórmula:

=MÉDIASES(C2:C13;A2:A13;F3;B2:B13;F4)

Calculando a média para dois critérios

No exemplo acima utilizamos referências de células para os critérios. No entanto, você também poderá especificar os critérios, inserindo os valores diretamente na fórmula, dentro de aspas duplas. Veja o exemplo abaixo:

=MÉDIASES(C2:C13;A2:A13;"Maçã";B2:B13;"Sul")

Exemplo 2: MÉDIASES com operadores lógicos

A função MÉDIASES também permite o uso de operadores lógicos nos critérios. No exemplo abaixo, precisamos calcular a média das vendas do produto Maçã, porém apenas as vendas maiores do que R$160,00. Para isto, utilizaremos a seguinte fórmula:

=MÉDIASES(B2:B13;A2:A13;E3;B2:B13;">"&E4)

MÉDIASES com operadores lógicos

Exemplo 3: MÉDIASES com Datas

Os valores em formato de data também podem ser utilizados como critério na função MÉDIASES. Para melhor compreensão, observe o exemplo abaixo no qual temos os registros de vendas de alguns produtos, incluindo a data da venda. Neste caso, precisamos calcular a média das vendas para o produto Maçã, porém, apenas as vendas realizadas a partir de 07/02/2024. Para isto, utilizaremos a seguinte fórmula:

=MÉDIASES(C2:C13;A2:A13;F3;B2:B13;">="&F4)

MÉDIASES com Datas

Exemplo 4: MÉDIASES com correspondência parcial

Para calcular a média das células com base na correspondência parcial de texto, use caracteres curinga nos critérios – um ponto de interrogação (?) para corresponder a qualquer caractere único ou um asterisco (*) para corresponder a qualquer número de caracteres.


Na imagem abaixo, desejamos calcular a média do produto Maçã cujas vendas foram realizadas a partir de 07/02/2024. No entanto, observe que temos diferentes tipos de registros para o produto Maçã, ou seja, temos Maçã Gala, Maçã Red e apenas Maçã. Neste caso, podemos utilizar o caractere curinga (* asterisco) com o critério para que o Excel considere todos os registro que apresenta a palavra Maçã.

=MÉDIASES(C2:C13;A2:A13;"*"&F3&"*";B2:B13;">="&F4)

MÉDIASES com correspondência parcial

Detalhes que você deve considerar

Para compreender claramente o funcionamento da função MÉDIASES e evitar erros, observe os seguintes pontos:

  • No argumento intervalo_médiacélulas vaziasvalores lógicos VERDADEIRO/FALSO e valores de texto são ignorados. Valores zero estão incluídos.
  • Se o critério for uma célula vazia, ele será tratado como um valor zero.
  • Se intervalo_média não contiver um único valor numérico, o Excel retornará o erro #DIV/0!.
  • Se nenhuma célula atender a todos os critérios especificados, o erro #DIV/0! será retornado.
  • Os critérios da função MÉDIASES podem ser aplicados ao mesmo intervalo ou a intervalos diferentes.
  • Cada intervalo_de_critérios deve ter o mesmo tamanho e formato que intervalo_média , caso contrário, o Excel retornará o erro #VALOR!.

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste post.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou dos exemplos de uso da função MÉDIASE e função MÉDIASES no Excel? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *