Como Fazer Fórmulas no Excel | Passo a Passo

Como fazer fórmulas no Excel? Se você é um usuário de Excel iniciante, então é provável que esta seja uma das suas principais dúvidas.

Neste post, vamos te mostrar como criar fórmulas no Excel, começando pelo básico. Você aprenderá como criar uma fórmula no Excel usando constantes, referências de células intervalos nomeados. Além disso, você verá como criar fórmulas usando o assistente de função ou inserir uma função diretamente em uma célula.

Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir:

Como Fazer Fórmulas no Excel: Guia para Iniciantes

Para começar, é importante que você saiba que qualquer fórmula do Excel deve começar com o sinal de igual (=). Portanto, seja qual for a fórmula que você vai escrever, comece digitando = na célula de destino ou na barra de fórmulas do Excel. E agora, vamos dar uma olhada em como você pode fazer diferentes fórmulas no Excel.

Como criar fórmulas no Excel usando constantes e operadores

Nas fórmulas do Microsoft Excel, constantes são números, datas ou valores de texto que você insere diretamente em uma fórmula. Para criar uma fórmula simples do Excel usando constantes, faça o seguinte:

  1. Selecione uma célula onde você deseja gerar o resultado.
  2. Digite o símbolo de igual (=) e digite a equação que deseja calcular.
  3. Pressione a tecla Enter para completar sua fórmula. Pronto!
  4. Aqui está um exemplo de uma fórmula de subtração simples no Excel: =10-5

Como criar fórmulas no Excel usando referências de células

Em vez de inserir valores diretamente em sua fórmula do Excel, você também pode consultar as células que contêm esses valores.

Por exemplo, se você quiser somar um valor na célula B1 do valor na célula A1, então basta escrever a seguinte fórmula de subtração:=A1+B1

Como criar fórmulas no Excel usando referências de células

Ao criar fórmulas no Excel usando referências de células, você pode digitar as referências de célula diretamente na fórmula ou clicar na célula desejada e o Excel inserirá uma referência de célula correspondente em sua fórmula. Para adicionar referência de intervalo , selecione o intervalo de células na planilha.

Para saber mais sobre referências de células, confira o artigo: Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas

A grande vantagem de usar referências de células em fórmulas do Excel é que sempre que você altera um valor na célula referida, a fórmula recalcula automaticamente sem que você precise atualizar manualmente todos os cálculos e fórmulas da sua planilha.

Como criar fórmulas do Excel usando intervalos nomeados

Para dar um passo adiante na criação de fórmulas no Excel, você pode criar um nome para uma determinada célula ou um intervalo de células e, em seguida, fazer referência a essa(s) célula(s) em suas fórmulas do Excel simplesmente digitando o nome.

A maneira mais rápida de criar um intervalo nomeado no Excel é simplesmente selecionar a(s) célula(s) desejadas e digitar o nome diretamente na Caixa de Nome. Por exemplo, é assim que você cria um nome para a célula A2:

Como criar intervalos nomeados

Neste exemplo, criamos os 2 nomes a seguir:

  • receita para a célula A2
  • despesas para célula B2

Deste modo, para calcular o total , você pode digitar a seguinte fórmula em qualquer célula de qualquer planilha da pasta de trabalho na qual esses nomes foram criados: =receitas-despesas

Como criar fórmulas do Excel usando intervalos nomeados

Do mesmo modo, você pode usar nomes em vez de referências de célula ou intervalo em argumentos de funções do Excel.

Por exemplo, se você criar o intervalo nomeado vendas_2022 para as células A2:A50, poderá encontrar um total dessas células usando a seguinte fórmula =SOMA(vendas_2022).




Obviamente, você pode obter o mesmo resultado fornecendo o intervalo para a função SOMA da seguinte maneira: =SOMA(A2:A50)

No entanto, intervalos nomeados tornam as fórmulas do Excel mais compreensíveis. Além disso, eles podem agilizar significativamente a criação de fórmulas no Excel, especialmente quando você está usando o mesmo intervalo de células em várias fórmulas. Em vez de navegar entre diferentes planilhas para encontrar e selecionar o intervalo, basta digitar seu nome diretamente na fórmula.

Para saber mais sobre intervalos nomeados no Excel, confira o artigo: Intervalos Nomeados no Excel (Um Guia Completo)

Como fazer fórmulas no Excel usando funções

De maneira geral, podemos dizer que as funções do Excel nada mais são do que fórmulas predefinidas que realizam os cálculos necessários nos bastidores.




Cada fórmula começa com um sinal de igual (=), seguido pelo nome da função e os argumentos da função inseridos entre parênteses. Cada função tem argumentos e sintaxe específicos (ordem particular de argumentos).

Para obter mais informações, consulte uma lista das funções mais populares do Excel com exemplos.

Em suas planilhas do Excel, você pode criar uma fórmula baseada em função de 2 maneiras:

Usando o assistente de função

Se você ainda não se sente muito confortável com as funções do Excel, o assistente Inserir Função poderá lhe ajudar. Para isto, siga as etapas abaixo:

1. Abra o assistente de função

Para executar o assistente, clique no botão Inserir Função na guia Fórmulas > grupo Biblioteca de Funções.

Inserir Função

Outra opção é clicar no botão Inserir Função à esquerda da barra de fórmulas.

Excel Inserir Função

Ou digite o sinal de igual (=) em uma célula e escolha uma função no menu suspenso à esquerda da barra de fórmulas. Por padrão, o menu suspenso exibe as 10 funções usadas mais recentemente, para obter a lista completa, clique em Mais funções…

ver todas as funções do Excel

2. Encontre a função que deseja usar

Quando o assistente Inserir Função é exibido, você deverá fazer o seguinte:

  • Caso saiba o nome da função que deseja usar, digite-a no campo Procurar uma função e clique em Ir.
  • Por outro lado, se você não tiver certeza de qual função precisa usar, digite uma breve descrição da tarefa que deseja resolver no campo Procurar uma função e clique em Ir. Por exemplo, você pode digitar algo assim: “soma células” ou “contar células vazias” .
  • Se você souber a qual categoria a função pertence, clique na pequena seta preta ao lado de Selecionar uma categoria e escolha uma das 13 categorias listadas lá. As funções pertencentes à categoria selecionada aparecerão em Selecione uma função.

Você poderá ler uma breve descrição da função selecionada logo abaixo da caixa Selecionar uma função. Se você precisar de mais detalhes sobre essa função, clique no link Ajuda sobre esta função próximo à parte inferior da caixa de diálogo.

Depois de encontrar a função que deseja usar, selecione-a e clique em OK.

assistente de função

3. Especifique os argumentos da função

Na etapa seguinte do assistente de função do Excel, você deverá especificar os argumentos da função. A boa notícia é que nenhum conhecimento da sintaxe da função é necessário. Você apenas insere as referências de célula ou intervalo nas caixas de argumentos e o assistente cuidará do resto.


Para inserir um argumento, você pode digitar uma referência de célula ou intervalo diretamente na caixa. Como alternativa, clique no ícone de seleção de intervalo ao lado do argumento (ou simplesmente coloque o cursor na caixa do argumento) e selecione uma célula ou um intervalo de células na planilha usando o mouse. Ao fazer isso, o assistente de função encolherá para uma janela de seleção de intervalo estreito. Quando você soltar o botão do mouse, a caixa de diálogo será restaurada ao seu tamanho total.

Uma breve explicação para o argumento atualmente selecionado é exibida logo abaixo da descrição da função. Para obter mais detalhes, clique no link Ajuda sobre esta função próximo à parte inferior.

Como usar o assistente de função

4. Finalize a fórmula

Quando você tiver especificado todos os argumentos, clique no botão OK (ou apenas pressione a tecla Enter) e a fórmula completa será inserida na célula.

como usar uma função no Excel

Inserindo fórmula em uma célula ou barra de fórmulas

Como você acabou de ver, é fácil criar uma fórmula no Excel usando o assistente de função, embora seja um processo de várias etapas. No entanto, conforme você for ganhando alguma experiência com fórmulas do Excel, talvez queira optar por uma maneira mais rápida – digitando uma função diretamente em uma célula ou barra de fórmulas.

Como de costume, você deve começar digitando o sinal de igual (=) seguido pelo nome da função. Ao fazer isso, o Excel realizará algum tipo de pesquisa incremental e exibirá uma lista de funções que correspondem à parte do nome da função que você já digitou:

como inserir fórmula em uma célula ou barra de fórmulas

Deste modo, você pode terminar de digitar o nome da função por conta própria ou selecioná-la na lista exibida.

De qualquer modo, assim que você digitar um parêntese de abertura, o Excel mostrará a dica da tela de função destacando o argumento que você precisa inserir em seguida. Você pode digitar o argumento na fórmula manualmente ou clicar em uma célula (selecionar um intervalo) na planilha e adicionar uma referência de célula ou intervalo correspondente ao argumento.

Após inserir o último argumento, digite o parêntese de fechamento e pressione Enter para completar a fórmula.

Dica extra: Se você não estiver familiarizado com a sintaxe da função, clique no nome da função e o tópico da Ajuda do Excel aparecerá imediatamente.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para Fazer Fórmulas no Excel? Caso tenha ficado com dúvidas, basta deixar o seu comentário abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *