Números Negativos em Vermelho (ou outra cor)

Quer aprender a deixar números negativos em vermelho no Excel? Então este post é para você!

Quando se trabalha com números negativos no Excel, é comum que estes sejam destacados em vermelho para facilitar a diferenciação e análise dos valores.

Neste caso, você poderá formatar cada número negativo um a um, ou então utilizar outras maneiras para formatá-los todos de uma só vez. E no artigo de hoje vamos mostrar isso de duas maneiras diferentes, confira!

Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam aprender como deixar números negativos em vermelho no Excel:

Facebook

Twitter

LinkedIn

Como deixar números negativos em vermelho: Alterando o formato dos números

A primeira maneira de deixar os números negativos em vermelho é por meio da alteração do formato dos números.

Para melhor compreensão, vamos utilizar como exemplo uma planilha de fluxo de caixa,com as entradas, saídas e o saldo de determinados meses:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Observe que nos meses de fevereiro, março, maio e junho o saldo foi negativo. Para podermos destacar estes valores em vermelho, siga as etapas abaixo:

Passo 1

Selecione a coluna onde os valores deverão ser destacados de outra cor e clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Formatar células.

Números negativos em vermelho

Uma alternativa é acessar a guia Página inicial > Formato de número e selecionar a opção Mais formatos de números, conforme mostra a imagem abaixo:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Passo 2

Ao executar o primeiro passo, o Excel irá abrir a caixa de diálogo Formatar Células. Neste caso, basta escolher a opção onde o número aparece em vermelho:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Note na imagem acima que temos duas opções, uma com o sinal negativo (-) ou sem. Agora basta escolher o formato e conferir o resultado:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Você poderá aplicar esta formatação para toda a coluna. Deste modo, todos os dados inseridos posteriormente já irão ficar destacados em vermelho, sem a necessidade de formatar novamente. Confira o exemplo abaixo:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Passo 3 (Opcional)

Se você preferir outra cor que não seja o vermelho, então na mesma tela de formatação, vá até a opção Personalizado.

No campo com a descrição Tipo, podemos observar que existe o código da formatação atual da célula, e entre colchetes está a cor. E para realizar a alteração basta digitar outra cor entre os colchetes.




Neste caso, ao adicionar a palavra [Amarelo] à frente do código, você está dizendo ao Excel que altere os números negativos para amarelo.

Mas vale destacar que só será permitido as cores, Azul, Amarelo, Vermelho e Verde.

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Veja como ficou a tabela com a cor escolhida:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Passo 4 (Opcional)

Além de alterar a cor dos valores negativos, também é possível alterar a cor dos outros valores. Deixando, por exemplo, os valores positivos em azul e os negativos em vermelho.

Para isto, basta seguir as etapas anteriores e alterar a cor conforme exemplo abaixo:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Como deixar números negativos em vermelho: Formatação condicional

Uma outra maneira de deixar os números negativos de outra cor é por meio da formatação condicional (para saber mais sobre formatação condicional sugerimos este artigo!), confira como fazer:

Passo 1

Primeiro selecione as células que serão formatadas. Em seguida, vá até Página inicial > Formatação condicional > Realçar regras das células, e então escolha a opção É menor que…, conforme mostra a imagem abaixo:

Números negativos em vermelho (ou outra cor)

Passo 2

Ao selecionar esta opção, abrirá uma tela onde você deverá colocar a condição para a formatação.

Sendo assim, se a intenção é mudar a cor dos números negativos, então a condição será formatar células que são menores do que 0.

Então bastar digitar 0 (zero) no campo indicado e em seguida selecionar as opções ao lado, conforme a figura:

formatar células que são menores do que

Passo 3

Uma vez selecionado Formato Personalizado, a tela de formatação irá abrir e será possível formatar as células:

Formato Personalizado

Como podemos observar na imagem acima. Não apenas a cor da fonte poderá ser alterada, mas também o tamanho, preenchimento, entre outros.

Para o exemplo, mudaremos apenas a cor da fonte, sendo assim, basta selecionar o campo “Cor”. Confira o resultado:

formatar números no excel

Como no primeiro exemplo, você também poderá aplicar esta formatação para toda a coluna. Com isso, todos os dados inseridos posteriormente já irão ficar destacados em vermelho, sem a necessidade de formatar novamente.

Viu como é fácil deixar os números negativos em vermelho no Excel!

Assista também o vídeo explicativo

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então o que achou da dica para deixar Números Negativos em Vermelho? Caso tenha ficado com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!