Referências de células: Relativas, Absolutas e Mistas
Quer aprender a usar as referências de células no Excel? Então este post é para você!
O Excel possui muitas fórmulas que usam referências a outras células. Essas referências permitem que as fórmulas atualizem dinamicamente seus conteúdos. Neste caso, existe basicamente três tipos de referências de células: relativa, absoluta e mista.
Mas afinal, quando usar cada uma delas? Acompanhe os detalhes a seguir e saiba mais sobre este assunto.
- O que é uma referência de célula no Excel?
- O que é uma referência de intervalo no Excel?
- Referências de células relativas, absolutas e mistas
O que é uma referência de célula no Excel?
Uma referência de célula ou endereço de célula é uma combinação de uma letra de coluna e um número de linha que identifica uma célula em uma planilha.
Por exemplo, A1 refere-se à célula na interseção da coluna A e linha 1; B2 refere-se à segunda célula na coluna B e assim por diante.
Quando usadas em uma fórmula, as referências de célula ajudam o Excel a encontrar os valores que a fórmula deve calcular.
Por exemplo, para puxar o valor de A1 para outra célula, você pode usar a seguinte fórmula:
=A1
Para somar os valores nas células A1 e A2, você pode usar a fórmula:
=A1+A2
O que é uma referência de intervalo no Excel?
No Microsoft Excel, um intervalo é um conjunto de duas ou mais células. Uma referência de intervalo é representada pelo endereço da célula superior esquerda e da célula inferior direita separados por dois pontos.
Por exemplo, o intervalo A1:D3 inclui 12 células de A1 a D3.
Referências de células relativas, absolutas e mistas
Existem três tipos de referências de células no Excel: relativas, absolutas e mistas. Ao criar uma fórmula para uma única célula, você pode usar qualquer tipo. Mas se você pretende copiar sua fórmula para outras células, é importante que você use um tipo de endereço apropriado porque as referências de células relativas e absolutas se comportam de maneira diferente quando preenchidas para outras células.
Referências de Células Relativas
Este é o tipo de referência padrão, ou seja, quando você insere uma fórmula em uma célula e arrasta para outras células, as referências se adaptam a cada célula em que a fórmula foi aplicada.
Veja os exemplos abaixo para melhor compreensão.
Exemplo 1
Se a célula A1 contém o valor 2, e a célula B1 contém fórmula =A1+2 (referente à célula A1), a fórmula em B1 resultará no valor 4. Se você alterar o valor na célula A1 para 5, então o valor na célula em B1 mudará automaticamente para 7.
Exemplo 2
Se a célula B1 faz referência à célula A1, então, após copiar a fórmula da célula B1 para a célula D2, a célula começa a se referir à célula C2. Em outras palavras, a referência celular foi movida pela mesma distância que a célula copiada.
Exemplo 3
No exemplo abaixo temos uma coluna com nomes e outra coluna com sobrenomes.
Se quisermos unir o primeiro nome com o sobrenome e colocá-los na coluna D, não é necessário inseri-los manualmente, pois é possível uni-los usando as referências relativas.
Nesse caso, digite a fórmula =B2&” “&C2 na célula D2. Feito isso, basta usar o preenchimento automático (alça de preenchimento), para preencher as células restantes.
Usando a tecla de atalho CTRL+SHIFT+` , podemos verificar as referências de cada fórmula.
Como se pode observar, apenas a fórmula na célula D2 se refere às células B2 e C2. As referências nas próximas células foram deslocadas de acordo, por isso esse tipo de referência é conhecida como relativa.
Referências de Células Absolutas
A referência de célula absoluta sempre aponta para o mesmo local, mesmo se você mudar a posição de qualquer uma dessas células. Para que uma referência de célula se torne absoluta, devemos usar o sinal $ para a linha e para a coluna. Exemplo: Para tornar a célula A1 absoluta, basta utilizar o sinal $ da seguinte maneira: $A$1.
Se você tiver, por exemplo, a célula A1 que se refere ao conteúdo da célula B1 (=$B$1) e depois mudar a posição de A1, ela ainda se referirá à célula B1. Se você arrastar a célula B1 para outro local, por exemplo, B3, então A1 indicará a nova localização da mesma célula (=$B$3).
Exemplo 1
O exemplo abaixo mostra o faturamento de uma empresa. Neste caso, precisamos calcular quanto do imposto será preciso pagar a cada mês.
Observe a barra de fórmulas. Ela mostra quanto de imposto a empresa precisa pagar em Janeiro (=C3*D7). Se você quiser preencher automaticamente os meses restantes, você notará que, em Fevereiro, a referência não aponta para a célula D7, em vez disso, ela aponta para a célula D8 e para Março para a célula D9.
Para criar uma referência absoluta, clique na célula D3 e, na fórmula, clique no texto D7. Agora pressione a tecla F4 e confirme-a pressionando Enter. Isso mudará uma referência relativa para uma referência absoluta.
Usando a tecla de atalho CTRL+SHIFT+` , podemos verificar as referências de cada fórmula.
Como você pode observar no exemplo acima em todas as quatro células, a primeira parte da fórmula é uma referência de célula relativa e a segunda parte é uma referência de célula absoluta.
Referências de células mistas
Uma referência mista é uma referência que se refere a uma linha ou coluna específica. Por exemplo, $A1 ou A$1. Se você quiser criar uma referência mista, pressione a tecla F4 na barra de fórmulas duas ou três vezes, dependendo se deseja se referir a uma linha ou coluna. Pressione F4 mais uma vez para voltar à referência celular relativa.
Exemplo 1
No exemplo abaixo temos a planilha de uma loja que deseja calcular o valor do desconto de cada produto conforme o percentual da cada mês conforme mostra a fórmula em F2.
Queremos copiar esta fórmula para as outras células rapidamente. Para isto, arraste a fórmula da célula F2 para outra célula e veja a fórmula na célula G2.
Você vê o que acontece? A referência para o preço deve ser uma referência fixa à coluna B.
Solução: coloque um símbolo $ na frente da letra da coluna B2 ($B2) na fórmula da célula F2 de modo a travar a coluna do preço. Da mesma forma, quando arrastamos a célula F2 para baixo, a referência ao desconto deve ser uma referência fixa à linha 7. Solução: coloque um símbolo de $ em frente ao número de linha da célula B6 (B$6) na fórmula da célula F2 de modo a travar a linha.
Pronto! As referências à coluna B e à linha 7 estão solucionadas.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Gerenciador de Nomes no Excel: Um Guia Prático
- PROCV Entre Duas Planilhas ou Pasta de Trabalho
- Como Somar uma Coluna no Excel (Diferentes Opções)
- Referência Circular no Excel: Tudo o que você precisa saber
- Formato CNPJ, CPF, RG e outros Personalizados no Excel
E então, o que achou da explicação sobre referências de células no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!