Referência Circular no Excel: Tudo o que você precisa saber

Quer saber o que é Referência Circular no Excel e como encontrá-la e removê-la? Então este post é para você!

Se você abriu uma planilha do Excel e visualizou uma mensagem de erro informando que há uma referência circular, então provavelmente chegou até este artigo pois não sabe o que isso significa e muito menos o que deve ser feito a respeito.

Neste artigo, iremos mostrar o que são referências circulares no Excel e como solucioná-las. Confira!

Afinal, o que é uma Referência Circular no Excel?

Uma referência circular ocorre basicamente quando uma fórmula do Excel se refere à sua própria célula, direta ou indiretamente. Por exemplo, a célula A se refere à célula B, e a célula B se refere à célula A.

Em muitos casos, as referências circulares não apenas consideram duas células, mas também seguem uma grande cadeia de células.

Usando uma fórmula de referência circular

De modo geral, as referências circulares não são criadas de maneira intencional pelos usuários, ou seja, geralmente elas resultam de erros em fórmulas. No entanto, em algumas situações elas são necessárias. Vamos usar um exemplo na prática para que você possa entender.

Supondo que você tenha uma lista de encomendas na coluna A e insira o status de entrega na coluna B. Assim que digitar ” Sim ” na coluna B, você deseja que a data e a hora atuais sejam inseridas automaticamente na mesma linha da coluna C como um carimbo de data e hora estático.

O uso de uma fórmula AGORA() pode ser uma boa opção, porém essa função do Excel é volátil, o que significa que ele atualiza seu valor toda vez que as planilhas são reabertas ou recalculadas. Uma solução possível é usar funções SE aninhadas com uma referência circular no segundo SE:

=SE(B2=”Sim”;SE(C2=””;AGORA();C2);””)

Onde B2 é o status de entrega e C2 é a célula onde você deseja que um carimbo de data / hora apareça.

Na fórmula acima, a primeira função SE verifica na célula B2 “Sim” (ou qualquer outro texto que você forneça à fórmula) e, se o texto especificado estiver lá, ele executará o segundo SE, caso contrário, retornará uma sequência vazia. E a segunda função SE é uma fórmula circular que busca o dia e a hora atuais se C2 ainda não tiver um valor, economizando todos os carimbos de hora existentes.

Importante: Para que essa fórmula circular do Excel funcione, você deve permitir cálculos iterativos em sua planilha, e é exatamente isso que discutiremos a seguir.


Habilitar / Desabilitar cálculos iterativos

Como observado anteriormente, os cálculos iterativos geralmente são desativados no Excel, por padrão (nesse contexto, a iteração é o recálculo repetido até que uma condição numérica específica seja atendida). Para que as fórmulas circulares funcionem, você deve habilitar os cálculos iterativos na pasta de trabalho do Excel.

No Excel 2016, Excel 2013 e Excel 2010, acesse a guia Arquivo > Opções, vá para Fórmulas e marque a caixa de seleção Ativar cálculo iterativo na seção Opções de cálculo.

Habilitar Desabilitar cálculos iterativos no Excel

No Excel 2007, clique no botão Office > Opções do Excel > Fórmulas área de Iteração.

No Excel 2003 e versões anteriores, a opção Cálculo iterativo reside em Menu > Ferramentas > Opções > guia Cálculo.

Ao ativar os cálculos iterativos, você deve especificar as duas opções a seguir:

  • Número Máximo de Iterações: especifica quantas vezes a fórmula deve recalcular. Quanto maior o número de iterações, mais tempo leva o cálculo.
  • Número Máximo de Alterações: especifica a alteração máxima entre os resultados do cálculo. Quanto menor o número, mais preciso é o resultado e mais tempo o Excel leva para calcular a planilha.

As configurações padrão são 100 para Iterações máximas e 0,001 para Alteração máxima. Isso significa que o Excel deixará de calcular sua fórmula circular após 100 iterações ou após uma alteração menor que 0,001 entre as iterações, o que ocorrer primeiro.

Por que evitar referências circulares?

Além de problemas de desempenho e uma mensagem de aviso exibida em todas as abas de uma pasta de trabalho (a menos que os cálculos iterativos estejam ativados), as referências circulares podem levar a vários outros problemas, que não são imediatamente aparentes.

Por exemplo, se você selecionar uma célula com uma referência circular e alternar acidentalmente para o modo de edição da fórmula (pressionando F2 ou clicando duas vezes na célula) e pressionar Enter sem fazer alterações na fórmula, retornar zero.

Portanto, um conselho de muitos gurus respeitados de Excel – tente evitar referências circulares em suas planilhas sempre que possível.

Como encontrar referências circulares?

Para encontrar referências circulares no Excel, siga os passos abaixo para identificá-las e removê-las:

1. Acesse a guia Fórmulas.

2. No grupo “Auditoria de fórmulas” escolha a opção Verificar Erros > Referências Circulares. Caso o botão “Referências circulares” esteja acinzentado, de modo que você não possa clicar nele, então sua pasta de trabalho não terá referências circulares. Por outro lado, se não estiver acinzentado, seu arquivo terá referências circulares.

Descobrir referência circular excel

3. Após clicar no botão “Referências circulares“, você verá uma lista de células envolvidas na referência circular. Essa lista pode conter centenas de células.

Encontrar Excel referência circular

Outro detalhe importante é que quando você insere uma fórmula que faz parte de uma referência circular, o Excel automaticamente avisa você com uma mensagem de erro. Atenção: encontramos uma ou mais referências circulares na sua pasta de trabalho que podem fazer com que suas fórmulas gerem cálculos incorretos.

erro de referência circular

Além disso, ele também mostra a referência circular, com setas azuis apontando a cadeia de cálculo da referência circular.

Sinal de referência circular no Excel



Como excluir referências circulares?

Infelizmente, até o momento o Excel não oferece nenhuma maneira de remover fórmulas circulares de uma planilha apenas ao clique de um botão.

Para remover as referências circulares criadas não intencionalmente, será necessário corrigir as fórmulas correspondentes. Por exemplo, se a célula A se referir à célula B e a célula B se referir à célula A, você deverá quebrar o círculo fazendo, por exemplo, com que a célula B se refira à célula C em vez da célula A.

Como alternativa, você pode substituir uma célula de fórmula do círculo usando valores físicos. Copie e cole uma das células usando a opção “Colar Especial”. Selecione “Valores” e pressione Enter.

Nos casos em que uma referência circular do Excel não é óbvia, os recursos Rastrear Precedentes e Rastrear Dependentes podem fornecer uma pista, desenhando uma ou mais linhas que mostram quais células afetam ou são afetadas pela célula selecionada.

Para exibir as setas de rastreamento, acesse a guia Fórmulas > grupo Auditoria de fórmulas e clique em uma das opções:

  • Rastrear Precedentes – rastreia células que fornecem dados para uma fórmula, ou seja, desenha linhas indicando quais células afetam a célula selecionada.
  • Rastrear dependentes – rastreia células que são dependentes da célula ativa, ou seja, desenha linhas indicando quais células são afetadas pela célula selecionada. Em outras palavras, mostra quais células contêm fórmulas que referenciam a célula selecionada.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica sobre referências circulares no Excel? Deixe seu comentário abaixo e continue acompanhando mais dicas de Excel em nosso site!