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Quebra de Texto Google Planilhas

Quer aprender a inserir quebra de texto Google Planilhas? Então, você está no lugar certo!

Certamente você já inseriu um texto em uma célula do Excel e este não ficou totalmente em uma célula, impedindo assim a visualização de informações que estão nas células ao lado. Para resolver este problema, você poderá usar a quebra de texto, que é um recurso disponível também no Google Planilhas.

Saber como aplicar essa funcionalidade permite deixar suas planilhas mais organizadas e profissionais. Neste artigo, você aprenderá 3 métodos diferentes para fazer a quebra de texto no Google Planilhas. Confira os detalhes a seguir!

Quebra de Texto Google Planilhas

Lançado em 2007, o Google Planilhas tornou-se uma ferramenta popular para quem busca uma versão gratuita e online do Excel.

Muitas das funcionalidades do Excel estão presentes no Google Planilhas, incluindo a ferramenta de quebra de texto. Se você quer aprender como usá-la, confira abaixo 3 opções diferentes.


Opção 1: Quebra de Texto Google Planilhas usando a ferramenta Quebra de Linha

Essa é a opção mais simples e prática para quebrar texto rapidamente. Tanto o Excel quanto o Google Planilhas possuem essa ferramenta. Veja o exemplo abaixo, onde um endereço ocupa várias células:

Quebra de linhas Excel

Na imagem abaixo, o endereço na célula A1 está sobrepondo a célula B1. Se houvesse um nome em B1 (como “Fernanda Maria”), o texto ficaria parcialmente oculto:

Quebrar texto nas planilhas do Google

Para resolver este problema, primeiro selecione a célula que você deseja inserir a quebra de texto, no exemplo, é a célula A. Em seguida, vá até a guia Formatar > Ajuste e selecione Ajustar:

Quebra de Texto Google Planilhas

Feito isso, toda a informação ficará visível em uma célula, veja o exemplo:

Quebra de Texto Google Planilhas

Se preferir, você também poderá usar esta opção diretamente na barra de ferramentas, veja abaixo:

Dividir texto em linha do Excel

Opção 2: Atalho para quebra de texto

No Excel e no Google Planilhas, você pode usar o atalho Alt + Enter para inserir uma quebra de texto manualmente.

Passo a passo:

  1. duplo clique na célula com o texto.
  2. Posicione o cursor onde deseja quebrar a linha.
  3. Pressione Alt + Enter.

Você poderá repetir o processo em todos os locais onde deseja inserir a quebra de texto, veja o exemplo:

Dividir texto dentro da célula Excel

Opção 3: Quebra de texto com Função CARACT e CONCATENAR

Suponha que você tenha uma tabela com alguns nomes, endereços e telefones separados em colunas diferentes. Neste caso, você deseja unir estas três informações em uma única célula, mas cada uma delas separada por linhas. Veja a imagem abaixo:

Quebrar linhas com função Caract

Como queremos que todos os três dados sejam unidos na coluna D e também que cada dado seja separado por uma linha, iremos usar a função CONCATENAR com a função CARACT, veja o passo a passo:


1. Selecione as células em branco da coluna D que receberão os dados concatenados. Em seguida, acesse a opção Ajustar:

Função concatenar e caract

2. Agora, na célula D2, insira a seguinte fórmula:

=CONCATENAR(A2;CARACT(10);B2;CARACT(10);C2)

inserir quebra de texto excel

Feito isso, tecle Enter e arraste a fórmula para as demais células:

Quebra de texto com Função CARACT e CONCATENAR

Note que, as informações foram unidas e inseridas com uma quebra de linha em cada um dos pontos desejados.

Explicando a fórmula:

  • A função CONCATENAR é usada para juntar o conteúdo de diferentes células em uma única célula. No exemplo, unimos o nome, endereço e telefone.
  • Já a função CARACT, tem como objetivo inserir caracteres especiais com base em um código numérico. Cada número representa um caractere específico, de acordo com a tabela de códigos do computador. No caso de CARACT(10), o número 10 corresponde ao caractere de quebra de linha. Ou seja, quando usamos o CARACT(10) dentro de uma fórmula de concatenação, estamos inserindo uma quebra de linha entre os textos, fazendo com que cada informação apareça em uma nova linha dentro da mesma célula.

Dica Extra

Todos os métodos apresentados nos exemplos anteriores também são compatíveis com o Excel instalado no computador. A principal diferença está na localização da ferramenta de quebra de texto. No Excel para desktop, para ativar essa função, é necessário acessar a guia Página Inicial e, em seguida, clicar na opção Quebrar Texto Automaticamente.

Essa ferramenta tem a mesma finalidade: ajustar o conteúdo da célula para que ele se encaixe dentro dos limites da própria célula, distribuindo o texto em várias linhas, de forma automática e organizada. Apesar das pequenas diferenças na interface entre o Google Planilhas e o Excel, o conceito e a utilidade da quebra de texto permanecem os mesmos.

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica para fazer a Quebra de Texto Google Planilhas? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!


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