PROCV Google Sheets: Como Fazer?
PROCV Google Sheets, você sabe como fazer? Se ainda não sabe ou quer aprender mais sobre esta função no Google Planilhas, então você veio ao lugar certo!
A função PROCV é uma das mais utilizadas no Excel, com ela é possível realizar buscas de maneira muito fácil e eficiente.
Tanto no Microsoft Excel instalado no computador quanto no Google Sheets, a função PROCV funciona da mesma maneira e, para que você possa conhecer um pouco mais sobre esta função, separamos alguns exemplos práticos. Confira os detalhes a seguir e bom aprendizado!
PROCV Google Sheets: Como usar?
A função PROCV realiza buscas verticais em um intervalo específico de acordo com determinado critério.
A sintaxe da função PROCV é:
=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)
Onde:
- valor_procurado: É o valor que se deseja pesquisar;
- matriz_tabela: É o intervalo onde você deseja encontrar o valor procurado;
- núm_índice_coluna: É o número da coluna onde está o valor a ser encontrado.
- procurar_intervalo: Escolha 0/FALSO para obter a correspondência exata ou 1/VERDADEIRO para retornar a correspondência aproximada.
No Google Sheets, a função PROCV poderá estar em inglês e, neste caso, ela aparecerá com o nome VLOOKUP. O seu funcionamento será o mesmo, mas se você desejar alterar o nome das funções para o português, basta alterá-los nas configurações.
Para isso, vá até a guia Arquivo > Configurações:
Na janela de configurações, desmarque a opção Sempre usar os nomes de funções em inglês e clique em Salvar definições:
Feito isso, todas as funções do Google Planilhas ficarão em português.
Uso básico da função PROCV no Google Sheets
Para que você possa entender melhor como usar a função PROCV no Google Sheets, confira o exemplo abaixo, onde temos uma tabela com duas colunas, na primeira temos alguns códigos e na segunda o nome de alguns produtos.
Note que abaixo da tabela, temos um campo com Cód, onde iremos inserir o código que queremos procurar dentro da tabela e no campo Resultado da Busca, vamos inserir a função PROCV, para que ela possa nos trazer o resultado da busca conforme o código que iremos inserir.
Para o exemplo, vamos buscar o código 789 e queremos que a função PROCV nos traga o produto relacionado a este código, confira:
Observe que a função PROCV retornou o produto Máquina de Lavar que corresponde ao código 789. Agora, sempre que o código for alterado, a função irá trazer o produto relacionado a ele, veja o exemplo:
Explicando a fórmula:
- Na fórmula acima, primeiro inserimos o valor que queremos buscar, no exemplo, é o código, célula B7.
- Em seguida, selecionamos o intervalo onde estas informações estão, A2:B5.
- Agora vamos colocar o número da coluna onde está o resultado que queremos obter, no exemplo, coluna 2.
- Como queremos a correspondência exata, inserimos o zero (0).
Para saber mais sobre a função PROCV no Google Sheets, confira os exemplos adicionais a seguir.
Exemplo 1: PROCV com lista suspensa Google Planilhas
No primeiro exemplo, vamos usar o PROCV para buscar um valor de acordo com o item escolhido dentro da lista suspensa. Veja abaixo o exemplo:
O primeiro passo será criar uma lista suspensa com os produtos. Para isto, selecione a célula B7, vá até a Guia Inserir > Lista Suspensa:
Na lateral direita da planilha, as opções de Regras de validação de dados serão abertas e, no campo Critérios, selecione a opção Menu Suspenso (de um intervalo):
Agora basta selecionar o intervalo da lista suspensa:
O próximo passo será inserir a função PROCV no campo Resultado:
Agora, sempre que selecionarmos um item na lista suspensa, o resultado será atualizado:
Exemplo 2: PROCV com duas condições
Em alguns tipos de busca, pode ser necessário levar em consideração duas condições. E apesar de não ser possível usar a função PROCV com mais de uma condição em sua forma original, o Excel e o Google Planilhas permitem realizar alguns truques para que este tipo de busca seja possível.
Para ilustrar este exemplo, suponha que você tenha uma tabela com três colunas, uma com o nome dos Produtos, outra com o Vendedor e Preço Total. Veja a imagem a seguir:
Neste exemplo, precisamos realizar buscas na tabela para consultar o Preço Total conforme o Produto e o Nome do vendedor. Ou seja, temos dois critérios de busca que são Produto e Vendedor.
Como a função PROCV consegue trabalhar apenas com um critério de busca por vez, uma opção é usar uma coluna auxiliar para criar um valor exclusivo. Neste exemplo, podemos usar a união de Produto e Vendedor.
Para isso, vamos inserir a coluna do lado esquerdo do produto, confira:
Agora vamos unir as informações de Produto e Vendedor dentro desta coluna, a fim de criar um valor único. Para isso, coloque a seguinte fórmula:
=CONCATENAR(B2;" - ";C2)
Agora podemos usar a função PROCV da seguinte maneira:
=PROCV(CONCATENAR(G1;" - ";G2);A2:D9;4;0)
Observe que criamos qualificadores exclusivos para cada registro da tabela. E na função PROCV, o valor de pesquisa foi modificado para: CONCATENAR(G1;” – “;G2), que uniu o nome do produto com o nome do vendedor, para que ambos os critérios de pesquisa sejam combinados e sejam usados como um único valor de pesquisa.
Dica de leitura: Como Concatenar no Excel: Conheça 2 Maneiras Diferentes
Exemplo 3: Gestão de Estoque e Vendas usando PROCV no Google Planilhas
Este exemplo é muito útil para quem precisa fazer a gestão de estoque de um negócio. E para compreender como podemos fazer isso no Google Planilhas com a função PROCV, separamos um exemplo onde temos duas tabelas. A primeira tabela contém o estoque de produtos e a outra onde as vendas serão registradas, confira:
Na tabela de registro de vendas, conforme as vendas forem sendo realizadas, vamos inserir o nome do produto, a quantidade vendida e o preço será trazido da tabela Estoque de Produto com a função PROCV.
No entanto, se o produto não estiver disponível no estoque, queremos que o Google Planilhas nos mostre a mensagem Fora de Estoque e, se a quantidade vendida for maior que a quantidade em estoque, então a mensagem será Quantidade Indisponível.
Para isso, vamos usar a seguinte fórmula:
=SEERRO(SE(PROCV(E3;$A$3:$C$6;2;0)=0;"Fora de Estoque";SE(PROCV(E3;$A$3:$C$6;3;0)<F3;"Quantidade Indisponível";PROCV(E3;$A$3:$C$6;3;0)));"")
Ao inserir a fórmula, use a alça de preenchimento para arrastar a fórmula para as demais células. Não se esqueça de travar as referências de células usando o símbolo $.
Agora basta inserir as vendas na planilha, confira o exemplo:
Explicação da fórmula:
- Primeiro, realizamos uma busca na tabela de estoque usando o PROCV(E3;$A$3:$C$6;2;0) para retornar a quantidade disponível para o produto procurado em E3.
- Se o resultado do PROCV(E3;$A$3:$C$6;2;0) for igual a 0, então o Excel mostrará a mensagem “Fora de Estoque”
- Por outro lado, se o resultado de PROCV(E3;$A$3:$C$6;2;0) for menor do que a quantidade que está sendo comercializada (célula F3), então o Excel mostrará a mensagem “Quantidade Indisponível”.
- Caso contrário, o Excel deverá fazer uma busca na tabela de estoque usando o PROCV(E3;$A$3:$C$6;2;0) retornando assim o valor do produto.
Detalhes que você deve considerar:
- A função PROCV irá retornar o erro #REF! se a referência da fórmula estiver errada, por exemplo, se a tabela de busca tiver 2 colunas e você inserir o número índice da coluna maior que 2, então este erro irá aparecer.
- O valor de pesquisa deve estar sempre à esquerda da coluna de matriz procurada.
- Para contornar o erro #N/D, que aparece quando o valor a ser procurado está em branco, use a função SEERRO com o PROCV.
Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial.
Confira também as seguintes dicas de Excel:
- Google Planilhas – O Guia Definitivo
- PROCV não Funciona! Causas e Soluções
- Função CONT.VALORES no Excel: Como usar?
- PROCX no Excel – Guia Completo com Exemplos
- PROCV Entre Duas Planilhas | Passo a Passo
E então, o que achou do post de hoje sobre PROCV no Google Sheets? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!