Como Controlar as Contas a Pagar e Receber no Excel?

Se você está procurando uma solução para gerenciar as Contas a Pagar e Receber do seu negócio, então a boa notícia é que você não precisa contar com um super software de gestão para realizar essa tarefa.

Isso significa que com alguns simples passos, você pode criar a sua própria planilha para controlar as contas da sua empresa de maneira eficiente e descomplicada. Duvida? Então confira o artigo de hoje e veja como isso é possível!

Criando um Controle de Contas a Pagar no Excel

De maneira simples, uma conta a pagar representa uma obrigação financeira assumida pela sua empresa, que pode ser o pagamento dos funcionários, da energia elétrica e da matéria-prima ou qualquer outro tipo de despesa.

Com a ajuda do Excel, você pode criar um controle de contas a pagar seguindo os passos abaixo:

1. Em uma planilha em branco, crie cinco colunas nomeadas como: Data de Vencimento, Descrição do Pagamento ,Valor, Pagamento e Status conforme o exemplo abaixo:

criar planilha de Contas a Pagar no Excel

2. Preencha as colunas Data de Vencimento, Descrição do Pagamento e Valor com os dados das contas a pagar do seu negócio. Veja o exemplo abaixo:

gerenciar contas pagar no excel

3. Na coluna Pagamento, você deverá inserir a descrição “Pago” quando a realizar o pagamento da respectiva conta. Caso a conta ainda não tenha sido paga, deixe este campo em branco.

excel contas a pagar criar planilha

4. Na coluna Status, vamos criar uma fórmula para verificar se a conta está vencida ou se ainda está dentro do prazo de pagamento. Isso pode ser feito usando a seguinte função SE na célula E3.

=SE(D3=”Pago”;”Pago”;SE(A3-HOJE()<0;”Vencida”;SE(A3-HOJE()>=0;”A Vencer”;””)))

A fórmula acima faz a seguinte verificação:

Se o campo Pagamento estiver marcado como Pago, o Status irá retornar Pago.

Se o campo Pagamento estiver em branco, o Excel irá verificar se a data de Vencimento é menor do que a data atual. Caso positivo, a fórmula irá mostrar que a conta está vencida. Caso contrário a fórmula irá mostrar que a conta ainda está A vencer.

5. Use a alça de preenchimento para aplicar a fórmula para as demais células da coluna E. O resultado será conforme mostrado na imagem abaixo:

Note que agora você poderá registar todas as contas a pagar da sua empresa e conforme os pagamentos são realizados, basta inserir a descrição “Pago” na coluna D. A planilha irá lhe manter atualizado de todas as contas que estão pendentes diariamente.

Vantagens de Gerenciar suas Contas a Pagar no Excel

Existem diversas vantagens para usar o Excel na hora de gerenciar as contas a pagar da sua empresa. Algumas dessas vantagens são:

  • Evita atrasos e esquecimentos
  • Evita multas
  • Possibilita a programação e agendamentos
  • Possibilita análise de possíveis atrasos e necessidade de renegociação de prazos.
  • Visão geral das despesas da empresa em determinado período.
  • Usando o Excel, você economiza com sistemas caros e passa a ter uma gestão simples e eficiente de todas as contas a pagar do seu negócio.




Criando um Controle de Contas a Receber no Excel

Conforme vimos anteriormente, as contas a pagar são todas as obrigações financeiras assumidas pela sua empresa. Por outro lado, as Contas a Receber representa tudo o que está previsto para entrar no caixa da sua empresa. Alguns exemplos comuns são: parcelas de vendas, vendas realizadas, juros de investimentos, etc.

Com a ajuda do Excel, você pode criar um controle de contas a receber seguindo os passos abaixo:

1. Em uma planilha em branco, crie cinco colunas nomeadas como: Data para Recebimento, Descrição do Recebimento, Valor Recebido, Recebimento e Status conforme o exemplo abaixo:

Como fazer um Controle de Contas a Receber no Excel

2. Preencha as colunas Data para Recebimento, Descrição do Recebimento, Valor Recebido com os dados das contas a receber do seu negócio. Veja o exemplo abaixo:

contas a receber

3. Na coluna Recebimento, você deverá inserir a descrição “Recebido” quando receber a respectiva conta. Caso a conta ainda não tenha sido recebida, deixe este campo em branco.

gerenciar contas no excel




4. Na coluna Status, vamos criar uma fórmula para verificar se o prazo de recebimento está vencido ou se ainda está dentro do prazo de pagamento. Isso pode ser feito usando a seguinte função SE na célula E3.

=SE(D3=”Recebido”;”Recebido”;SE(A3-HOJE()<0;”Vencido”;SE(A3-HOJE()>=0;”A Vencer”;””)))

A fórmula acima faz a seguinte verificação:

Se o campo Recebimento estiver marcado como Recebido, o Status irá retornar Recebido.

Se o campo Recebimento estiver em branco, o Excel irá verificar se a data para recebimento é menor do que a data atual. Caso positivo, a fórmula irá mostrar que o prazo de recebimento está vencida. Caso contrário a fórmula irá mostrar que o prazo de recebimento ainda está A vencer.

5. Use a alça de preenchimento para aplicar a fórmula para as demais células da coluna E. O resultado será conforme mostrado na imagem abaixo:

como organizar as contas da empresa no excel

Pronto! Agora você poderá registar todas as contas a receber da sua empresa e conforme os pagamentos são realizados, basta inserir a descrição “Recebido” na coluna D. A planilha irá lhe manter atualizado de todas os recebimentos que estão pendentes diariamente.


Vantagens de Gerenciar suas Contas a Receber no Excel

Existem diversas vantagens para usar o Excel na hora de gerenciar as contas a receber da sua empresa. Algumas dessas vantagens são:

  • Gestão eficiente de recebimentos
  • Planejamento do fluxo de caixa
  • Acompanhamento da inadimplência
  • Possibilidade de criar oferta para pagamentos adiantados
  • Esquema de cobrança eficiente
  • Usando o Excel, você economiza com sistemas caros e passa a ter uma gestão simples e eficiente de todas as contas a receber do seu negócio.

Planilha de Contas a Pagar e Receber

Com as dicas acima, você será capaz de criar a sua própria planilha para controle de contas a pagar e receber no Excel mesmo tendo conhecimentos básicos na ferramenta. No entanto, se você deseja contar com uma ferramenta ainda mais poderosa para gerenciar as contas a pagar e a receber do seu negócio, então vale a pena conferir o modelo de Planilha de Contas a Pagar e Receber criada pela nossa equipe e disponível em nossa loja.

Planilha de Contas a Pagar e Receber

A Planilha de Contas a Pagar e Receber é uma ferramenta completa para gerenciamento da movimentação financeira do seu negócio e vai facilitar toda a gestão de entrada e saída da sua empresa. Por meio dessa ferramenta você poderá registrar todas as contas a pagar e receber e ter acesso um um relatório completo.

As principais características da Planilha de Contas a Pagar e Receber são:

  • Fácil gerenciamento das Contas a Pagar e Receber
  • Dashboard prático e intuitivo para análise para análise mensal e anual
  • Relatórios personalizados por períodos específicos.
  • Download Ilimitado em nossa loja
  • Preço único (sem mensalidade)
  • Compra 100% segura

Confira os detalhes no vídeo abaixo:

E então, ficou interessado? Clique aqui para adquirir a sua planilha em nossa loja! Aproveite e use o cupom “excel10” para obter 10% de desconto em sua compra!

E aí, gostou da dica? Quem tal colocar em prática dos conhecimentos desse tutorial e começar hoje mesmo a criar o seu próprio modelos de contas a pagar e receber no Excel? Se ficar com alguma dúvida, basta deixar o seu comentário abaixo!