PROCV ou ÍNDICE e CORRESP? O fim do debate!

Usar a função PROCV ou ÍNDICE e CORRESP? Afinal, qual a melhor opção?

De fato a maioria dos usuários de Excel estão mais familiarizados com o uso da função PROCV. Isso significa que grande parte das pessoas não utiliza ou simplesmente não tem ideia do que representa as funções ÍNDICE e CORRESP juntas.

E se você chegou até aqui, então é porque deseja descobrir a melhor opção entre PROCV e ÍNDICE com CORRESP. Neste artigo faremos um breve comparativo entre as duas fórmulas para que você possa analisar e chegar a uma conclusão. Confira!


Já está interessado(a) no que vem por aí? Então compartilhe com sua rede de amigos para que mais pessoas possam conhecer a melhor opção entre as funções PROCV ou ÍNDICE e CORRESP:

Facebook

Twitter

LinkedIn

PROCV ou ÍNDICE e CORRESP – Qual a melhor opção?

PROCV ou ÍNDICE e CORRESP

De fato, cada função do Excel possui suas características únicas e para te ajudar a decidir entre as funções PROCV ou ÍNDICE e CORRESP na hora de realizar buscas em suas planilhas, apresentaremos a seguir alguns critérios:

Popularidade

A função PROCV com certeza leva vantagem neste quesito. Para algumas pessoas, as fórmulas do Excel são sinônimas de PROCV. Por esse motivo, muitas pessoas usam o PROCV, pois ele é melhor compreendido por outros usuários do Excel.

Conclusão: PROCV vence claramente o quesito popularidade


Facilidade de uso

A função PROCV aceita 3 argumentos (o quarto é opcional) e é mais fácil de entender em comparação com ÍNDICE e CORRESP.

ÍNDICE e CORRESP são duas funções separadas que recebem 3 argumentos cada e devem ser combinadas para fazer uma pesquisa. Embora você possa achar a função ÍNDICE e CORRESP igualmente fácil quando aprende a usá-las, um iniciante provavelmente irá preferir a função PROCV.

Diferetença entre PROCV ou ÍNDICE e CORRESP

Conclusão: PROCV vence o quesito de facilidade de uso.

Flexibilidade

PROCV realmente é uma ótima função, mas possui algumas limitações:

  • Ela não pode procurar e retornar um valor que está à esquerda do valor de pesquisa (veja imagem abaixo).
  • Funciona apenas com dados organizados na vertical.
  • PROCV mostra um resultado errado se você adicionar / excluir uma nova coluna em seus dados (pois o valor do número da coluna passa a se referir à coluna errada). Você pode tornar o número da coluna dinâmico, mas se você planeja combinar duas ou mais funções, por que não usar ÍNDICE e CORRESP?

Por outro lado, as funções ÍNDICE e CORRESP podem resolver todos esses problemas. Ou seja, você pode pesquisar e retornar um valor que está à esquerda do valor de pesquisa e pode manipular dados estruturados horizontalmente e / ou verticalmente.

ÍNDICE e CORRESP ou PROCV

Além disso, como estamos usando CORRESP para encontrar a posição de uma coluna, não importa se você adicionar ou excluir uma coluna. A parte CORRESP da fórmula ajustará automaticamente da posição.

Conclusão: A combinação ÍNDICE e CORRESP pode oferecer muito mais flexibilidade do que a função PROCV.



Velocidade de pesquisa

A diferença é dificilmente perceptível quando se tem pequenos conjuntos de dados. Mas se você tiver milhares de linhas e muitas colunas, isso pode ser um fator decisivo e neste caso, usar as funções ÍNDICE e CORRESP poderá ser muito mais vantajoso.

Veja o que diz, por exemplo, Charley Kyd, onde ele apresenta alguns testes de velocidade de ambas as funções:

“Na pior das hipóteses, a função ÍNDICE/CORRESP é tão rápida quanto a PROCV; no seu melhor, é muita mais rápida”.

Isso diz tudo!

Conclusão: Se a velocidade é o que você está procurando, ÍNDICE e CORRESP é o caminho a ser seguido.

Exemplos práticos de PROCV e ÍNDICE e CORRESP

Exemplo 1: Quando não há diferença em usar as funções

Em determinados casos, você pode optar por qualquer uma das funções na hora de realizar a busca. Como no exemplo abaixo, onde queremos encontrar o total de vendas de determinado vendedor.

Com a função PROCV

Função PROCV

Com as funções ÍNDICE e CORRESP

ÍNDICE e CORRESP

Observação: Se sua tabela tiver muitas linhas, pode ser mais viável usar as funções ÍNDICE e CORRESP, pois ela tem uma velocidade maior de pesquisa.

Exemplo 2: Quando se insere uma nova coluna na tabela.

Agora imagine que você inseriu uma nova coluna na tabela, como na imagem abaixo:

Procv ao inserir nova coluna

Quando você usa a função PROCV, o resultado da função será alterado, pois como inserimos uma coluna, o número da coluna onde os resultados estão, foram alterados. Sendo assim, o PROCV irá retornar o valor que está na coluna 2, no exemplo seria o zero. Veja abaixo como fica o resultado da função PROCV:

usar indice corresp ou procv

Neste caso, você precisará alterar a fórmula, alterado no número da coluna para 3, que é a coluna onde está o resultado que desejamos obter. Confira a imagem abaixo:

Índice corresp ou procv

No entanto, ao usar as funções ÍNDICE e CORRESP você pode excluir ou inserir novas colunas em sua tabela de consulta sem distorcer os resultados, pois nestas funções você específica diretamente a coluna que contém o valor que deseja obter. Veja o exemplo:

Usando as funções ÍNDICE COM CORRESP

Note que não precisamos alterar nada, a fórmula se ajustou assim que inserimos a nova coluna.

Exemplo 3: Quando realiza-se busca à esquerda

Como dissemos no artigo, a função PROCV não realiza buscas à esquerda. Neste caso, se você precisa realizar este tipo de busca, usar o ÍNDICE e CORRESP é a alternativa perfeita. Veja o exemplo, onde o valor a ser buscado está na coluna B e o resultado da busca na coluna A:

Como realizar busca à esquerda no Excel

Conclusões gerais sobre o uso do PROCV ou ÍNDICE e CORRESP

ÍNDICE e CORRESP é uma combinação poderosa que proporciona mais flexibilidade e velocidade do que a função PROCV. Portanto, se você ainda não usa ÍNDICE e CORRESP em suas planilhas, então é hora de avaliar a possibilidade.

Comparação entre ÍNDICE e CORRESP ou PROCV

Por outro lado, a função PROCV merece estar na lista das funções mais populares no Excel por ser de fácil compreensão e por atender a maioria das necessidades dos usuários. De qualquer modo, o debate ainda não está finalizado, pois você também poderá deixar o seu comentário com a sua opinião logo abaixo! 😉

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do comparativo entre as funções PROCV ou ÍNDICE e CORRESP? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!