Função PROCV com Duas Condições (ou mais)

Quer aprender a usar a função PROCV com duas condições ou mais? Então você está no lugar certo!

Se você já conhece a  função PROCV do Excel, então já deve saber que em seu formato básico ela é capaz de procurar apenas por um resultado e retornar o valor correspondente da linha especificada.

Mas o que fazer quando se precisa usar a função PROCV com duas condições ou mais? Essa é uma dúvida muito comum dos usuários de Excel e neste artigo você irá conhecer 4 opções diferentes de realizar buscas com mais de um critério. Confira!

PROCV com Duas Condições: Soluções Possíveis

Apesar de não ser possível usar a função PROCV com duas ou mais condições em sua forma original, o Excel oferece opções para que você possa encontrar resultados com base em mais de um critério. Confira a seguir 4  opções que você poderá usar:

Opção 1: PROCV com dois critérios usando coluna auxiliar

Para ilustrar o nosso exemplo de PROCV com duas condições, suponha que você tenha uma tabela com o nome de frutas, Vendedores e o Preço Total vendido por cada vendedor (conforme mostrado abaixo):

Como fazer PROCV com dois critérios no Excel

Neste caso, você precisa realizar buscas na tabela para consultar o Preço Total de acordo com o Produto e o Nome do Vendedor. Ou seja, temos dois critérios de busca que são Produto e Vendedor.

Como a função PROCV consegue trabalhar apenas com um critério de busca por vez, uma opção interessante é usar uma coluna auxiliar para criar um qualificador exclusivo. Esse qualificador exclusivo pode ser usado para procurar o valor correto. Por exemplo, na tabela acima a Laranja aparece três vezes, mas existe apenas uma combinação de Laranja e vendedor Cesar, Laranja e vendedor Marcio e Laranja e vendedor João.

Abaixo estão os passos para criar o qualificador exclusivo:

1. Insira uma coluna auxiliar entre as colunas B e C.

PROCV dois critérios Excel

2. Use a seguinte fórmula na coluna auxiliar: =A2&”|”&B2. Isso irá criar qualificadores exclusivos para cada registro, conforme mostrado abaixo.

PROCV com duas condições

Agora podemos usar a função PROCV da seguinte maneira: =PROCV($G1&”|”&G$2;$C$2:$D$10;2;0)

Função PROCV várias condições no Excel

Observe que criamos qualificadores exclusivos para cada registro da tabela. Na função PROCV usada acima, o valor de pesquisa foi modificado para $G1&”|”&G$2 para que ambos os critérios de pesquisa sejam combinados e sejam usados ​​como um único valor de pesquisa. Por exemplo, o valor de pesquisa para a função PROCV em G3 é Laranja | João. Agora esse valor de pesquisa é usado para obter o Preço Total em D2:D10.

Detalhe importante

Se você chegou até aqui, então pode ser que surja algumas dúvidas em relação ao uso de uma coluna adicional para o PROCV com duas Condições. Então vale a pena respondê-las antes de prosseguirmos.

  • Por que usar o símbolo | para unir os dois critérios? – Em algumas condições excepcionalmente raras (mas possíveis), você pode ter dois critérios diferentes, mas acaba dando o mesmo resultado quando combinado. A imagem abaixo mostra um exemplo muito simples.

Usar vários critérios PROCV Excel

Observe que enquanto A2 e A3 são diferentes e B2 e B3 são diferentes, as combinações acabam sendo as mesmas. Mas se você usar um separador, então até a combinação seria diferente (D2 e D3).

Se você não pretende usar colunas auxiliares para realizar buscas com duas ou mais condições no Excel, então confirma as três próximas opções que lhe darão uma visão além da tradicional função PROCV.


Opção 2: Usando a função PROC

Uma alternativa à função PROCV com duas condições é usar a função PROC. Veja o exemplo abaixo:

Usando a função PROC com vários critérios no Excel

A função PROC pode ser utilizada quando se deseja analisar uma única linha ou coluna e localizar um valor na mesma posição em uma segunda linha ou coluna.

No exemplo acima, estamos comparando o intervalo Produto (A2:A10) com a célula que contém o nome do produto (neste caso, F1). Cada valor presente no intervalo A2:A10 é comparado com F1 e retorna VERDADEIRO se igual ou FALSO se diferente.

Em seguida, fazemos o mesmo com a coluna Vendedor (B2:B10) comparando cada valor por F2. E por fim, procuramos o respectivo valor no intervalo C2:C10. Veja o exemplo abaixo:

Explicação da função PROC com busca por dois critérios


Opção 3: Usando a função SOMARPRODUTO

A terceira opção para realizar buscas no Excel com dois ou mais critérios é utilizar a função SOMARPRODUTO. Essa função é muito versátil devido a sua capacidade de lidar com matrizes.

No exemplo abaixo estamos usando a função SOMARPRODUTO para encontrar o Preço total de acordo com dois critérios. A ideia básica é que você multiplique os intervalos por 1 se uma condição for satisfeita e por 0 se não for.

Usando a função SOMARPRODUTO com dois critérios de pesquisa

Basicamente o que a fórmula faz é procurar no intervalo A2:A10 para o valor na célula F1 e no intervalo B2:B10 para o valor na célula F2. Quando encontra ambos, retorna o valor na coluna C, da mesma linha em que atendeu a ambos os critérios.

Confira aqui a explicação completa da função SOMARPRODUTO no Excel.



Opção 4: Usando as funções ÍNDICE e CORRESP

Uma outra alternativa para realizar buscas com mais de um critério no Excel é usar as funções ÍNDICE e CORRESP juntas. Veja o exemplo abaixo:

ÍNDICE e CORRESP com duas condições no Excel

Com essa técnica, você pode usar a função CORRESP para localizar a linha onde ambas as condições são atendidas. Isso retorna um valor de 1, que corresponde ao 1 que é usado como o valor de pesquisa da função CORRESP, retornando a linha onde as condições são atendidas. Usando a função ÍNDICE, você pode procurar o valor que está no intervalo C2:C10, que está na linha retornada da função CORRESP.

Por se tratar de uma fórmula de matriz, é necessário usar as teclas Ctrl+Shift+Enter.

Nota: Todos os exemplos acima mostram como usar dois critérios para pesquisas. Se você tiver mais de dois critérios, basta adicioná-los às fórmulas

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da dica? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!