Modelo de Recibo no Excel – Como criar?

Quer aprender a criar um modelo de Recibo no Excel? Então você está no lugar certo!

Quando você recebe um pagamento de um cliente, pode ser solicitado que você forneça um recibo. Um recibo pode ser apenas um extrato escrito à mão ou retirado de um bloco de recibos comumente adquirido em papelarias. No entanto, você também pode criar e imprimir seus próprios recibos personalizados usando o Excel.

Nesse artigo mostraremos o passo a passo de como você pode criar um modelo de recibo para imprimir e usar sempre que precisar. Confira!

Por que criar um modelo de recibo?

Se você constantemente precisa emitir recibos, então a criação de um modelo pré-formatado pode ser uma escolha inteligente para poupar tempo, envidando a emissão de recibos feitos a mão.

Além disso, ao criar um modelo de recibo personalizado, você consegue passar mais credibilidade, já que é possível gerar recibos com a marca e os dados personalizados da sua empresa.

Onde posso usar o recibo criado?

Você poderá usar o modelo de recibo que será ensinado neste tutorial independente da sua área de atuação. De qualquer modo, alguns casos onde os recibos costumam ser solicitados, são:

  • Recibo para Pagamento autônomo
  • Recibo de Prestação de Serviço
  • Recibo de Aluguel
  • Recibo de Pagamento
  • Recibo de Venda
  • Recibo de doação
  • Recibo de retirada, entre outros.




Dados necessários para criar um recibo

Quando se trata de criar um modelo de recibo no Excel, a primeira dúvida que surge para a maioria das pessoas é a respeito de quais informações devem conter em um recibo. A resposta para essa dúvida muito comum é – Depende.

Como existem diferentes modelos de recibos para diferentes situações, os campos presentes em cada tipo de recibo costumam variar. De qualquer modo, listamos abaixo os principais dados que você precisará ter em mãos na hora de criar um recibo. São eles:

  • Nome do Pagador: Nome ou Razão Social de quem realizou o pagamento.
  • Nome do Recebedor: Nome ou Razão Social de quem recebeu o pagamento
  • Quantia de / Importância de: Esse campo descreve o valor recibo / pago. Geralmente também é descrito em números por extenso.
  • Referente a: Este campo é usado para descrever o motivo do pagamento. (Serviço prestado, produto comercializado, etc).
  • Documento dos envolvidos: Apesar de não ser um campo obrigatório, em alguns casos, costuma-se inserir o CPF ou CNPJ dos envolvidos no recibo.
  • Local: Este campo também não é obrigatório, porém é utilizado para descrever a localização (nome da cidade) onde a negociação foi realizada ou onde o recibo está sendo emitido.
  • Data: Data de emissão do recibo ou data em que o pagamento foi realizado ou recebido.
  • Campo de assinatura: Campo para que ambos possam assinar o recibo ou apenas um campo para o recebedor assinar.

Como criar um modelo de recibo de pagamento no Excel

Agora que já temos as principais informações, vamos começar a colocar a mão na massa e criar o nosso modelo de recibo no Excel. Para isso, abra um novo aquivo em branco no Excel e insira os campos dentro das células conforme mostra a imagem abaixo:

Como criar um modelo de recibo

Em seguida, você pode criar as linhas de preenchimento do recibo usando uma borda inferior nas células que servirão de campo para preenchimento dos dados do recibo. Veja a imagem abaixo:

como fazer um recibo

O próximo passo é criar uma moldura no recibo para que fique melhor apresentável na hora da impressão e para isso, usaremos acesse formas geométrica do Excel. Acesse a guia Inserir > Formas e escolha a forma de Retângulo.

Desenhe o retângulo ao redor do recibo e em seguida pinte-o com bordas pretas (ou da cor que preferir) e remova a cor de preenchimento. Esses ajustes podem ser feitos clicando com o botão direito do mouse em cima do retângulo e escolhendo a opção Formatar Forma…

No exemplo da imagem abaixo inserimos duas formas de retângulo sem preenchimento e bordas pretas com 3 pt de espessura.




como criar um recibo imprimível

Você também pode inserir o texto “RECIBO” no topo do seu recibo usando uma caixa de texto. Para isso, acesse Inserir > Texto > Caixa de Texto.

Para finalizar, você pode remover as linhas de grade para conferir os detalhes do seu recibo. Isso pode ser feito acessando a guia Layout da Página e desmarcando a caixa onde diz Exibir em Linhas de grade. Veja o resultado final na imagem abaixo.

modelo de recibo para imprimir

Dicas extras: 

  • Muitas pessoas têm dificuldades com números por extenso, se esse for o seu caso, recomendamos usar o gerador de números por extenso do site 4Devs, onde basta inserir o valor desejado e gerar o valor do extenso. Feito isso, você poderá copiar e colar em seu recibo.
  • Para configurar o seu recibo para impressão, consulte o tutorial: Como Configurar Impressão no Excel

Modelo de recibo para imprimir – Baixe Grátis

Se você gostou da etapas mostradas acima para a criação de recibos no Excel, então vai gostar ainda mais do modelo gratuito de recibo para imprimir no Excel.

Este é um modelo gratuito de recibo no Excel criado pela nossa equipe que você poderá baixar e começar a usar.

A grande vantagem desse modelo é que a planilha já está configurada para gerar os números por extenso, ou seja, basta inserir os valores do recibo e automaticamente a descrição por extenso é preenchida. Além disso, o modelo já está todo configurado para impressão. O que significa que você só precisa preencher os campos e imprimir o recibo.

Baixe aqui o modelo de Recibo Grátis

Modelo de recibo com duas vias

Se você precisa imprimir recibos em duas vias de maneira fácil e profissional, então vale a pena conhecer a Planilha para Emissão de Recibos Premium.

Essa planilha está disponível em nossa loja e com ela você pode gerar recibos sempre que precisar e imprimir uma ou duas vias.

Planilha para Emissão de Recibos Premium

Algumas vantagens da planilha são:

  • Você conseguirá automatizar a emissão de recibos e não gastará mais tempo emitindo recibos a mão ou criando modelos novos toda vez que precisar gerar um recibo novo.
  • Você dirá adeus ao tradicional bloco de recibos e não precisará mais comprá-los.
  • Você poderá criar recibos mais profissionais, personalizados e melhor apresentável.
  • Melhor controle dos recibos emitidos no seu negócio através de um histórico de emissões.
  • Poderá enviar seus recibos no formato PDF para seus clientes.
  • Poderá escolher entre emitir uma ou duas vias de um recibo.

Confira mais detalhes assistindo ao vídeo abaixo:

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou o tutorial de criação de um modelo de recibo no Excel? Deixe seu comentário e continue acompanhando nossos site para conferir mais dicas de Excel!