Gráfico de Pareto no Excel: Como criar?

Quer aprender a criar um Gráfico de Pareto no Excel? Então você está no lugar certo!

Neste tutorial você irá aprender um pouco sobre os fundamentos do princípio de Pareto e como criar um gráfico de Pareto em diferentes versões do Excel.

Se interessou pelo assunto? Então confira os detalhes a seguir.

Afinal, o que é a Princípio de Pareto?

O princípio de Pareto é baseado no análise de Pareto, batizado com o nome do economista italiano Vilfredo Pareto. E este princípio afirma que, para muitos eventos, cerca de 80% dos efeitos provêm de 20% das causas. É por isso que, o princípio de Pareto às vezes é chamado de regra 80/20.

Alguns exemplos práticos do princípio de Pareto são:

  • Na economia, os 20% mais ricos da população mundial controlam cerca de 80% da renda mundial.
  • Em software, 20% dos bugs causam 80% de erros e falhas.
    Para identificar os fatores mais significativos que você deve focar, você pode desenhar um gráfico de Pareto em sua planilha do Excel.
  • Nos negócios, 20% dos produtos de uma empresa representam 80% do total das vendas.
  • Em um Call Center, 80% das reclamações são geradas por 20% dos problemas.

O valor percentual de 80/20 pode variar na prática, mas a ideia é de todos os problemas / esforços, alguns que resultam em impacto máximo. Este é um conceito amplamente utilizado no gerenciamento de projetos para priorizar o trabalho.

Para a criação do gráfico de Pareto no Excel, usaremos como exemplo um hotel onde foram categorizadas as reclamações da seguinte maneira:

como fazer um gráfico de Pareto no Excel

Gráfico de Pareto no Excel 2016

Criar um Gráfico de Pareto no Excel 2016 é uma tarefa fácil porque essa versão do Excel já possui o modelo de gráfico de Pareto integrado. Tudo o que você precisa é de uma lista de itens (problemas, fatores, categorias etc.) em uma coluna e sua contagem (frequência) em outra coluna (veja exemplo abaixo).

Diagrama de pareto no Excel

1. Selecione o seu conjunto de dados (neste exemplo A1:B10)

2. Clique em Inserir > Inserir Gráfico de Estatística e, em Histograma, escolha Pareto.

Também é possível usar a guia Todos os Gráficos em Gráficos Recomendados para criar um gráfico de pareto (clique na guia Inserir > Gráficos Recomendados > Todos os Gráficos

Gráfico de pareto no Excel 2016

Pronto! O gráfico de Pareto é imediatamente inserido na sua planilha. A única melhoria que você provavelmente desejaria fazer é adicionar / alterar o título do gráfico:

Gráfico de Pareto


Gráfico de Pareto no Excel 2013

O Excel 2013 não possui uma opção predefinida para o gráfico de Pareto, portanto, usaremos o tipo de gráfico de combinação, que é o mais próximo do que precisamos. Isso exigirá mais algumas etapas adicionais.

Calcule a porcentagem total acumulada

Adicione mais uma coluna ao seu conjunto de dados e insira a fórmula de porcentagem total cumulativa:

=SOMA($B$2:B2)/SOMA($B$2:$B$10)

Onde B2 é o primeiro e B10 é a última célula com dados.

No dividendo, você coloca uma fórmula de soma cumulativa que soma os números na célula atual e em todas as células acima dela. Então, você divide a parte pelo total para obter porcentagens.

Para que os resultados sejam exibidos como porcentagens, defina o formato Porcentagem na coluna C. Se você quiser que as porcentagens sejam mostradas como números inteiros, reduza o número de casas decimais para zero.

Como criar um Gráfico de Pareto no Excel 2013

Insira o gráfico

1. Selecione o conjunto de dados inteiro (neste exemplo A1:C10) e acesse a guia Inserir > Gráficos > Coluna 2D > Colunas Agrupadas. Isso irá inserir um gráfico de colunas com 2 séries de dados (Qtd de Reclamações e Acumulado %)

passo a passo para criar um Diagrama de Pareto no Excel 2013

2. Clique com o botão direito do mouse em qualquer uma das barras e selecione Alterar tipo de gráfico de série.

Tutorial gráfico de pareto Excel

3. Na caixa de diálogo Alterar tipo de gráfico, selecione Combinação no painel esquerdo.

Faça as seguintes alterações:

  • Qtd de Reclamações: Colunas Agrupadas.
  • Acumulado %: Linha (também marque a caixa de seleção Eixo Secundário).

Excel Diagrama de Pareto

Seu gráfico de Pareto no Excel está pronto. Ajuste os valores do Eixo Vertical e o Título do Gráfico.

Excel Pareto

Interpretando o gráfico de Pareto

Este gráfico de Pareto destaca os principais problemas que o hotel deve focar para classificar o número máximo de reclamações. Por exemplo, a categoria dos três primeiros problemas cuidaria automaticamente de cerca de 80% das reclamações.

Como Fazer diagrama de pareto no Excel



Gráfico de Pareto no Excel 2010/2007

Se você estiver usando o Excel 2010 ou 2007, será um processo um pouco diferente. Confira o passo a passo:

1. Selecione o conjunto de dados inteiro (neste exemplo A1:C10) e acesse a guia Inserir > Gráficos > Coluna 2D > Colunas Agrupadas. Isso irá inserir um gráfico de colunas com 2 séries de dados (Qtd de Reclamações e Acumulado %)

2. No gráfico, clique com o botão direito do mouse em Acumulado % e clique em Alterar tipo de gráfico de série. (Essa pode ser a parte mais complicada, pois as barras são muito pequenas. Tente passar o mouse sobre as barras até ver a dica Acumulado %“.

3. Na caixa de diálogo Alterar tipo de gráfico, escolha uma linha.

4. Neste ponto, você tem um gráfico de barras com uma linha plana ao longo do eixo horizontal. Para dar uma curva, você precisa colocar um eixo vertical secundário no lado direito. Para isso, clique com o botão direito do mouse na linha Acumulado % e clique em Formatar série de dados …

5. Na caixa de diálogo Formatar série de dados, escolha Eixo secundário em Opções de série e feche a caixa de diálogo.

Pronto! Você criou um gráfico de Pareto no Excel 2010/2007

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou da tutorial sobre a criação de gráfico de Pareto no Excel? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!