Função CLASSIFICAR Excel | Como Usar?

Quer aprender a usar a função CLASSIFICAR no Excel? Então este post é para você?

Com a função CLASSIFICAR é possível organizar informações por ordem alfabética, ordem crescente ou decrescente, classificar por linhas ou colunas, entre outras funcionalidades. Neste post você poderá conhecer mais sobre esta função e como usar em suas planilhas para organizar dados com facilidade. Confira!

Função CLASSIFICAR no Excel: Sintaxe e uso básico

A função CLASSIFICAR pode ser usada para classificar o conteúdo de uma ou mais colunas e matrizes em ordem crescente ou decrescente.

Esta função está disponível apenas nas versões do Microsoft 365 e Excel 2021 e versões superiores. Ela faz parte das funções de matriz dinâmica. Isto quer dizer que o resultado da função é uma matriz dinâmica, onde os valores se espalham automaticamente em um intervalo de células, iniciando pela célula onde a fórmula foi inserida.

A sintaxe da função CLASSIFICAR é a seguinte:

=CLASSIFICAR(matriz;[classificar_índice];[classificar_ordem];[por_col])

Onde:

  • matriz: (Argumento obrigatório). Representa o intervalo ou uma matriz a ser classificada.
  • [classificar_índice] (Argumento opcional). É um número que indica por qual coluna ou linha deseja-se classificar. Se o valor for omitido é usado por padrão o índice 1.
  • [classificar_ordem] (Argumento opcional). Este argumento indica a ordem pela qual a classificação será realizada. Use 1 para ordem crescente e -1 para ordem decrescente. Se omitido, a função irá considerar o 1 (ordem crescente) como padrão.
  • [por_col] (Argumento opcional). Valor lógico que indica a direção da classificação. VERDADEIRO, irá classificar por coluna, FALSO classificará por linha. Se omitido, a função irá usar o FALSO.

Uso Básico da Função CLASSIFICAR no Excel

Para que você possa conhecer o uso básico da função CLASSIFICAR, separamos um exemplo no qual desejamos classificar alguns produtos em ordem crescente conforme a quantidade de cada item. Veja o exemplo:

O que é a função classificar

No exemplo acima, inserimos na célula D2 a seguinte fórmula:

=CLASSIFICAR(A2:B6;2;1)

Onde:

  • O intervalo A2:B6 é a matriz de origem.
  • 2 é o número da coluna pela qual queremos classificar. No exemplo, queremos classificar de acordo com a quantidade de produtos e como esses dados estão na segunda coluna, então inserimos 2 na fórmula.
  • 1  é a ordem de classificação crescente.
  • Após inserir a função, basta teclar Enter, que os resultados serão transferidos automaticamente para o intervalo D2:D6.

Por outro lado, se você deseja classificar por ordem decrescente, então basta usar o -1, no terceiro argumento da função, Veja o exemplo abaixo:

função classificar

Como classificar no Excel: exemplos práticos da função CLASSIFICAR

Agora que você já sabe como funciona a função CLASSIFICAR no Excel, vamos conferir alguns outros exemplos práticos de uso dessa função para que você possa conhecer um pouco mais do que ela é capaz.



Exemplo 1: Classificar dados por coluna

Na maioria das vezes, classificamos informações no Excel por linhas, como fizemos no exemplo anterior. No entanto, se as informações estão organizadas horizontalmente, será necessário classificar da esquerda para a direita, ao invés de cima para baixo.

Para melhor compreensão, confira o exemplo abaixo onde temos as mesmas informações do exemplo anterior, no entanto, estas estão organizadas horizontalmente:

ordenar valores em ordem crescente

Para este exemplo, podemos utilizar a seguinte fórmula:

=CLASSIFICAR(B1:F2;2;1;VERDADEIRO)

Note, que os primeiros argumentos da fórmula são iguais aos usados anteriormente, onde:

  • B1:F2, representa o intervalo a ser classificado
  • 2 é o número da linha pela qual queremos classificar
  • 1 é a ordem da classificação
  • VERDADEIRO significa que queremos classificar por colunas e não linhas. Lembre-se que, quando este argumento é omitido, a fórmula considera como sendo FALSO e usa a classificação por linhas.

Veja abaixo o resultado:

ordenar valores no excel

Exemplo 2: Ordenar valores de acordo com dois critérios

Suponha que você tenha uma tabela de vendas com as regiões do Brasil, o item vendido em cada região e a quantidade vendida. Veja a tabela abaixo:

classificar valores no excel com dois critérios

No exemplo acima, precisamos primeiro classificar por região (queremos o nome das regiões em ordem alfabética) e depois por quantidade, do maior para o menor. Confira o resultado:

classificar de A a Z e também em ordem decrescente

Observe na imagem acima que as informações foram classificadas, primeiro por regiões em ordem alfabética e, em seguida, por quantidade do maior para o menor, de acordo com cada região.

Explicando a fórmula:

  • Primeiro selecionamos o intervalo a ser classificado, A2:C10.
  • Em seguida, inserimos entre chaves, o número da coluna a ser classificada. Como classificamos primeiro de acordo com a região, então colocamos o 1, pois as regiões estão na coluna 1. Em seguida, queremos classificar por quantidade, então colocamos o 3, pois essa informação está na terceira coluna. Sendo assim, o segundo argumento ficará {1;3}.
  • Agora precisamos definir a ordem de classificação. Como queremos em primeiro lugar classificar por região em ordem alfabética, então inserimos entre chaves o 1. Por quantidade, queremos classificar do maior para o menor, então inserimos o -1, ficando {1;-1}

Exemplo 3: Classificar valores únicos

Ser você precisa classificar valores excluindo os valores duplicados, então a boa notícia é que você pode fazer isto usando as funções CLASSIFICAR e a ÚNICO juntas.

Para este exemplo, vamos usar uma tabela com alguns nomes onde desejamos classificar por ordem crescente, excluindo os nomes duplicados. Confira o exemplo:

Remover duplicatas no Excel

No exemplo acima, a função ÚNICO irá retornar apenas os valores únicos. Em seguida, a função CLASSIFICAR irá classificar estes dados em ordem alfabética, ou seja, ordem crescente.

Para classificar em ordem decrescente, então basta usar a seguinte fórmula:

=CLASSIFICAR(ÚNICO(A2:A20);1;-1)

Veja a imagem abaixo:

Remover duplicatas no Excel



Exemplo 4: Como Classificar por Data no Excel

Suponha que você tenha uma planilha com suas despesas, contendo a data de vencimento, nome da despesa e o respectivo valor. Neste caso, você precisa classificar as contas de acordo com a data de vencimento, ou seja, da mais antiga para a mais recente.

E para fazer isso, você poderá usar a função CLASSIFICAR da seguinte maneira:

Ordem valores de acordo com a data de vencimento

Dica: Para classificar da data mais recente para a mais antiga, então basta usar o -1, no terceiro argumento da função.

Exemplo 5: Classificar valores automaticamente no Excel

Nos exemplos anteriores vimos como usar a função CLASSIFICAR de diversas maneiras. No entanto, em nenhum dos exemplos, a tabela criada com a classificação é atualizada quando novos dados são inseridos na tabela matriz.

Neste caso, se você deseja que as fórmulas sejam atualizadas de acordo com as alterações feitas na matriz de origem, então basta converter esta matriz em uma tabela do Excel.

Para este exemplo, vamos usar a mesma tabela do exemplo 4. E o primeiro passo é transformar o intervalo de A1:C11 em uma tabela. Para isso, selecione o intervalo e vá até a guia Inserir > Tabela, ou pressione as teclas de atalho Ctrl + Alt +T, na janela que irá abrir clique em Ok:

Classificar valores automaticamente

Note que as informações foram convertidas em formato de tabela do Excel:

Classificar tabela no Excel

Após criar a tabela, basta usar a função CLASSIFICAR, como exemplo abaixo:

Ordenar valores por data

Note que no primeiro argumento da função, em vez de colocarmos o intervalo da matriz, vamos inserir o nome da tabela (Neste exemplo é Tabela1).


Agora qualquer nova informação que você inserir na Tabela1, também será inserida ao lado de acordo com a classificação. Confira:

Função Classificar no Excel

Informações importantes sobre a Função CLASSIFICAR no Excel

  • O Erro #DESPEJAR! ocorre, quando há algum bloqueio no intervalo onde os dados serão inseridos, por exemplo, células mescladas ou células preenchidas.
  • O Erro #VALOR! irá aparecer, se os argumentos da função estiverem errados. Por exemplo, inserir o índice da coluna maior do que o presente na matriz.
  • A função CLASSIFICAR está disponível apenas nas versões do Microsoft 365 e Excel 2021. Nas versões anteriores, você deverá usar a ferramenta de Classificar do Excel.

Baixe aqui a planilha com os exemplos apresentados neste tutorial

Confira também as seguintes dicas de Excel:

E então, o que achou do uso da função CLASSIFICAR no Excel? Deixe seu comentário abaixo e continue conferindo mais dicas de Excel em nosso site!